A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


08/07/2011 10:21

Amplavisão

Manoel Afonso

DO ITAMAR: “Do jeito que as coisas vão, FHC vende a bandeira nacional até 2002. A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra. Os números não mentem, mas os mentirosos fabricam números”.

OTTO L. RESENDE: “Abraço e punhalada a gente só dá em quem está perto. A tocaia é a grande contribuição de MG à cultura universal. Em MG não se diz cautela, se diz pré-cautela. A política talvez seja uma forma de tentar driblar a morte.”

DO TANCREDO: “Para descansar temos a eternidade. O Brasil é o país que tem os melhores cemitérios. Quem morre, morre para sempre. Só se guarda segredos daquilo que ainda não se sabe.”

A C M: “Não confie em ninguém, cuja mulher não goste de você. O pior adversário é aquele que você não conhece. O poder não admite indecisão. Se puder ser querido melhor. Se for impossível, seja pelo menos respeitado.

ALMIR SATER (figura emblemática) se associou à Acrissul pelas mãos de Chico Maia. Mas nas eleições de 2010 disse-me decepcionado com a partidarização da entidade a favor do PT. Não deve votar em Chico.

UMA LUZ... A proposta de Jerson e Tetila criando um ‘fundo’ para se comprar as terras (pagando benfeitorias) pode liquidar os litígios com os índios. A proposta foi bem recebida pelo ministro da justiça. Vamos torcer.

TETILA e Jerson citam a Fazenda Panambizinho como modelo. Quando se tem vontade política tudo é possível. Eu lembro: o Governo não ia dar R$ 4 bilhões ao Abílio Diniz numa jogada vergonhosa e imoral?

EMPACADO Até aqui o PSD local não atraiu ninguém de peso. Zelito (Aquidauana) desistiu e Murilo entrou no PSB. Antonio João sente na pele os desafios, mas insiste nas ilações utópicas em suas entrevistas. Eu avisei...

PERGUNTO: Murilo entrou no PSB para minar o poder de Valter Pereira, magoado com André? Quem Murilo levará junto? Por que Valter ainda não falou sobre o ingresso de Murilo? Ele mandará sozinho no PSB?

CONVERSEI com o vereador Saraiva (capital) e ele não deve acompanhar Murilo. Tem motivos para ficar quieto no DEM, na base de Nelsinho. Já Zé Teixeira – no último mandato - também não sai do DEM.

SEM ILUSÕES Conta mais o tempo que o PSD e PSB podem ter nas eleições de 2014, do que propriamente os votos que possam conseguir. É isso aí que tem preocupado os caciques do PMDB e PT. Concordam?

QUESTÕES: Marcelo cai do Denit? Giroto perde pontos com a saída do ministro? Blairo tem moral para impor grandes mudanças no ministério? Pagot não é uma bomba ambulante? Lula continuará decidindo?

NO SAGUÃO da AL ouço os ‘pitacos’ dos observadores de plantão. Uns apostam na desgraça do Giroto e Vander; outros são céticos e irônicos apostando em pizzas. Ora! Depois do Mensalão, o resto é ‘perfumaria’.

A POSSE do arcebispo Dom Dimas Barbosa é um fato político também. Trata-se de figura nacional de prestígio e bem articulado nas suas falas e atitudes. Acho que ele vai ocupar um espaço interessante na mídia local.

MUDANÇAS Vida pacata, barata e prática construíram a imagem de que a cidade do interior era o lugar ideal para se viver. Era! Tenho ouvido observações interessantes de gente interiorana neste sentido. Vejamos.

A VIOLÊNCIA assusta. Velhos hábitos de ‘porta aberta’ e chave na ignição do carro, nem pensar! Além do álcool, as drogas fazem estragos. Acidentes com carros e motos se multiplicaram ceifando vidas de muitos jovens.

ALERTA Alarmes, muros altos e portões eletrônicos já compõem o novo cenário urbano. Aquela conversa descontraída na calçada em noites de verão, perdeu espaço para a internet e a televisão a portas fechadas.

O CUSTO de vida disparou. A concorrência comercial em todos os segmentos quase que inexiste. Aí as opções se nivelam, mas por cima. Moral da história: o cidadão acaba pagando segundo a lei da oferta e da procura.

FARTURA é outro item que não existe mais. Produtos do fundo de quintal, hortaliças, leite, queijo e requeijão são raridades. Aquela carne fresquinha e a lingüiça com toque pessoal podem motivar processo inclusive.

A LEGISLAÇÃO tem ajudado a criar esse ambiente. Leite – só pasteurizado, queijo caipira sem inspeção nem pensar. Carnes, só de frigoríficos autorizados. Convenhamos: o interior perdeu o charme de seu estilo de vida.

A CAPITAL abriga interioranos, saudosos da ‘terrinha’, que já confessam ter abortado o plano do retorno para curtir a aposentadoria. É que nas freqüentes viagens constatam que ‘a cidade de antigamente’ não existe mais.

“NUNCA se falou tanto na necessidade de preservar a ética nesse mundo de mentira, falsidade e corrupção. Convivemos a cada dia com a filosofia do consumo, do prazer pelo prazer, do Ter e não do Ser.” (Carlos A. Prado)

PAGOT: “Sou da velha escola: manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
DESAFIO Se o presidente Michel Temer (PMDB) não vetar, caso o Senado aprove o projeto bizarro da Câmara, o país irá culpá-lo e perderá o apoio das ru...
Pizzas, os políticos não abrem mão delas
NÁUFRAGO Culpando a TV Globo e o juiz federal Sergio Moro, o ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT) tentou no saguão da Assembleia Legislativa justifi...
Invasores das escolas, a nova aposta do PT
LUZ AMARELA Os casos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com as finanças em colapso, estão sendo considerados pelo governador de Mato Grosso do Su...
Junior Mochi, ponto de equilíbrio na Assembleia
NOSTRADAMUS Não tenho seu dom, mas prevejo: o país de 2018 será outro. As delações premiadas da Odebrecht e Andrade Gutierrez cairão como meteorito n...



As grandes descobertas da humanidade ocorreram por conta de observações, situação que persiste nos tempos atuais, apesar do avanço da ciencia e da tecnologia em todos os campos da atividade humana. Pode até ser um problema de ordem psiológico, porém, observamos que em um ano que antecede um grande evento, como por exemplo a Copa do Mundo ou os Jogos Olimpicos, os dias e os meses parecem correr com maior velocidade não é mesmo? A posse da nova Presidenta parece ter ocorrido há poucos dias, entretanto, seis meses já se passaram. Estamos em um ano que antecede as eleições municipais, e por esse motivo, os Partidos Politicos e as lideranças já se movimentam freneticamente na busca de candidato ideal, e, seus movimentos se assemelham a um jogo de xadrex, tendo as pedras colocadas no tabuleiro, onde os jogadores estudam minuciosamente cada mexida, esperando que o xeque-mate lhe seja favorável; a isto, podemos chamar de "jogo do poder" e isto, é extremamente fascinante. A corrida contra o tempo já foi lançada, e a mídia, com os seus profissionais de jornalismo, tratam o assunto com esmero, contagiando àqueles que apreciam a prática da democracia.
 
benedito rodrigues da costa em 14/07/2011 03:37:03
o PSB, é um partido ao qual me identifico muito, mas ultimamente a entidade esta sem comando, creio que agora com a vinda do prefeito de DOURADOS, Sr. Murilo vamos realmente deslanchar, pois estou caminhando desde 2005 ajudei a montar esse partido no estado com inumeras viagens pelo interior de MS, nao sei ainda quem sera mmo o presidente pois hoje dia 12.07.2011 acontece uma reuniao no escritorio da Eduardo Santos Pereira e ao chegar no local fui informado que nao poderia entrar, pois somente convidados poderiam se adentrar ao recinto, me senti muito descriminado pois pelo estatudo do PSB e pela fala do comandante este é um partido onde todos podem expressar sua opinião, espero que agora com o novo comandande que ainda nao estou sabendo quem realmente será devido a este imprevisto realmente se cumpra o estatudo do partido.falo em nome de todas as pessoas que foram impedidas de assistir a tal reunião e tiveram que permanecer pra fora e voce Manoel Afonso como pessoa bem esclarecida conhece o atual comandante melhor do que muitos.
 
marco aurelio guimaraes em 12/07/2011 07:21:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions