A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


10/08/2012 10:45

Amplavisão

Manoel Afonso

PESQUISAS Elas começam a ser divulgadas concomitantemente as movimentações iniciais nas médias e grandes cidades, enquanto se espera o horário eleitoral no rádio e TV. Há mais cautela do que euforia na aferição nos números.

Veja Mais
Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
Pizzas, os políticos não abrem mão delas

SEGUNDO os marqueteiros e estudiosos, esses resultados servem como informação/ indicativo da postura/caminhos a seguir pelos candidatos. Lembra as primeiras voltas da F-1, onde o piloto recebe dados/orientações da equipe no box.

REFLEXO Não é por acaso que a soma dos votos brancos e “não sabem’ apresentam total bem próximo a performance dos candidatos melhores colocados. Esse grupo de eleitores vai se definir no decorrer da campanha e será decisivo.

DETALHE-1 Nas eleições municipais vota-se no candidato, não no partido. O eleitor afere as propostas e currículo dos candidatos e faz o cruzamento comparativo com as necessidades locais, não se deixando influenciar por temas nacionais.

DETALHE-2 Embora elas sejam iminentemente locais, essas eleições vão pesar na sucessão (estadual/federal) em 2014, além de servir como mapa indicativo nos dois últimos anos do Governo Dilma. Portanto, as eleições se atrelam.

DETALHE-3 A visibilidade dos candidatos depende de sua exposição na mídia. É a lei da redundância: propagando por mais tempo suas ideias, há maiores chances de vê-las captadas e aceitas. Ao eleitor cabe verificar: verdade ou mentira?

LEMBRO: Goebels adotou essa técnica para difundir os projetos de Hitler: ‘deve-se repetir a mentira várias vezes; ao final ela acabará sendo aceita como verdade’. O grande exemplo no Brasil foi na eleição de Collor. Deu no que deu.

‘A FESTA’ Em todo país verifica-se a ‘apelação’ dos partidos em busca de votos com candidaturas incompatíveis com a função. Essa banalização do pleito colabora com o desgaste da classe política aos olhos da opinião pública. É pena.

GREVES Quem diria hein! Provando do próprio veneno. Na ‘República Sindicalista’ os funcionários federais param por melhores salários, como aliás clamava o PT na oposição. Se vai respingar nas urnas em 2012, só o tempo dirá.

REPRISE A demora da justiça eleitoral na apreciação das impugnações atrapalha, travando as candidaturas. Aqui não é diferente. O eleitor – leigo no assunto – tem razões de sobra para criticar o atual sistema pouco pragmático.

SURFANDO O quadro sucesso nas principais cidades do MS mostra: Paulo Duarte pode ser o grande vitorioso do PT. Vários fatores e circunstâncias colaboram com seu favoritismo nas pesquisas até aqui. Será a salvação da lavoura petista?

O TRÔCO O Brasil fez o jogo de Chaves com o Paraguai suspenso do Mercosul. Muito bem! Agora o presidente paraguaio quer novas regras na cessão de energia de Itaipu para o Brasil. Mais uma trapalhada de Dilma e Cia.

MENSALÃO Após aquelas decisões da extradição do Battisti e da Reserva Raposa do Sol, você ainda acredita no STF? Analise a composição daquela corte e pare de sonhar que’ no final o bem sempre vence o mal’. Aqui, nem sempre!

PINÓQUIO Lula declarou que nada sabia; depois disse tratar-se de uma farsa, depois se considerou traído pelos companheiros, depois tentou adiar o julgamento e agora disse ter coisas mais importantes a fazer do que assistir o julgamento.

“A FRASE do ministro Marco Aurélio Melo (STF) lembra a defesa dos acusados do Mensalão: “O Brasil se tornou um país do faz de conta. Faz de conta que não se produziu o maior dos escândalos nacionais, que os culpados não sabiam”

‘CURIOSO’ Um amigo tentou marcar uma consulta pela Unimed e só havia vaga para janeiro de 2013. Conclusão: o atendimento ficou nivelado ao SUS. Agora, se a consulta for particular o médico encontra tempo na hora. É ‘zaz-traz’.

OS MÉDICOS colocam a clientela dos planos de saúde ‘na reserva’ ou ‘regra 3’ como no futebol. Se não houver clientes particulares ou casos mais lucrativos, eles atendem os beneficiários. O juramento do Hipocrates era de ‘araque’?

CARAS DE PAU O Governo virou refém dos usineiros; querem R$ 130 bilhões para construir 100 usinas destinadas ao etanol. Se o BNDES financia o metrô de Caracas e o Porto de Havana, a previsão é que vai se curvar a mais essa facada.

O CAMINHO Tomar esse tipo empréstimo é moleza: Juro baixo e prazo longo. Os usineiros conhecem o caminho das pedras: basta um projeto e bons padrinhos políticos. É impressionante como essas coisas funcionam no Brasil.

INCÓGNITA Quanto gastamos com nossos 259 atletas das Olimpiadas e 182 da Paraolimpíadas em Londres? Não se sabe, mas não é pouco. Levando-se em conta os resultados, conclue-se que cada medalha não sairá barato.

‘DE MOLHO’ Senador Antonio Russo em sua casa desde o dia 11 após cirurgia no cérebro decorrente de AVC. Está bem; continua naturalmente blindado pela família, apesar da insistente busca de notícias por parte dos amigos.

MUDANÇA Ao invés de apertar mãos e beijar criancinhas nas rua , os candidatos usam a internet com mensagens gentis e coloridas. Opção barata para tentar principalmente o voto jovem, mas ainda de resultados práticos duvidosos.

“...Nós não constatamos a existência do Mensalão” (Presidente Dilma, 27/02/2012)

Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
DESAFIO Se o presidente Michel Temer (PMDB) não vetar, caso o Senado aprove o projeto bizarro da Câmara, o país irá culpá-lo e perderá o apoio das ru...
Pizzas, os políticos não abrem mão delas
NÁUFRAGO Culpando a TV Globo e o juiz federal Sergio Moro, o ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT) tentou no saguão da Assembleia Legislativa justifi...
Invasores das escolas, a nova aposta do PT
LUZ AMARELA Os casos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com as finanças em colapso, estão sendo considerados pelo governador de Mato Grosso do Su...
Junior Mochi, ponto de equilíbrio na Assembleia
NOSTRADAMUS Não tenho seu dom, mas prevejo: o país de 2018 será outro. As delações premiadas da Odebrecht e Andrade Gutierrez cairão como meteorito n...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions