A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


10/12/2010 14:48

Amplavisão

Manoel Afonso

CONTRASTE Se Zé Alencar, no leito da morte, renega a filha, Ronaldo dá lição de dignidade; reconhece mais um filho e até lamenta a perda de 5 anos de curtição. Não adianta Lula elogiar seu vice; ficará o estigma de avarento e desalmado.

TAKIMOTO Confessou-me: chega à AL com equilíbrio, sem radicalismo e projeto pessoal utópico. Priorizará ações preventivas na saúde da 3ª. idade. Lembra: “ muitos velhos estão morrendo e não sabem, por falta de prevenção.

“PRA CASA” O vereador Lídio deve vencer a quebra de braço com o deputado Cruz pelo comando estadual do PP. Cruz começou a perder a unanimidade ao lançar o filho candidato à AL. Como se diz: “Quem muito quer...”

A FIGURA! Irreconhecível, disfarçado com boné e óculos escuros, o ex-deputado Razuk foi visto na 4ª. feira saindo discretamente da AL ao melhor estilo de espião . Não se sabe com quem esteve, mas é fácil adivinhar o motivo da visita.

RAZUK é citado no livro do Passaia numa tentativa “esquisita” de influenciar na administração de Artuzi. Esse e outros fatos notórios envolvendo Razuk inviabilizam as pretensões eleitorais de sua mulher Délia. Ou não?

NO ALVO Londres fala pouco, mas é preciso. Sobre a tendência do eleitorado - na pesquisa do Ibrape/Correio - em votar em Murilo, o Chinês observou: “O eleitor de Dourados está doidinho pra pedir perdão ao Murilo.”

FIGURAS douradenses que circulam na AL ironizam as pretensões prefeiturais de Geraldo Resende. Um ex-deputado alertou Londres: “Para desistir, o Geraldo deve estar querendo ver atendida a sua lista de 25 pedidos.” Não é?

‘NÃO VIU NADA” Questionei o Ronaldo Franco, cardeal do PT, sobre as propinas e a remessa de R$200 mil - do PT local ao PT do MT – denunciadas pela Ivonete. Ele desconversou: “não assisti ao vídeo, não sei de nada”.

OPINIÃO interessante de Ronaldo Franco. O único nome do PT para tentar vencer as eleições na capital – a médio ou longo prazo – seria do deputado Kemp. Os demais companheiros sofreriam rejeição mortal do eleitorado.

KEMP ouviu a notícia e gostou. Mas confessou estar decepcionado com o que viu nas últimas eleições. Quanto a hipótese de cortar a barba que lhe cobre o queixo, para tornar sua imagem mais light, prometeu consultar a mulher.

DALADIER AGI Estive com o ex-deputado e ex-prefeito de Paranaíba. Aos 70 anos divide o tempo entre a advocacia e a fazenda. Aproveitou para reclamar do valor defasado - segundo ele - da sua aposentaria parlamentar.

NO SAGUÃO da AL questionava-se: “Após as derrotas de Zeca e Dagoberto e do fim de Artuzi, qual seria a nova “ invenção” de Schimidt? Após a reeleição de Zeca, o ex-conselheiro só perdeu. Teria esquecido a fórmula da mágica?

RINALDO Não parece preocupado com o “sereno parlamentar temporário” e não esconde suas boas relações co Nelsinho. No ar, a tendência de seu aproveitamento na prefeitura da capital, onde, aliás, foi bem votado. Entenderam?

PENSANDO BEM... o PSDB precisa repensar sua postura e tirar o salto alto. Não tem identificação com a ”massa” e suas lideranças são prolixas, parecem viver na Suécia. O único que poderá dar-lhe cara nova é Aécio Neves.

OS TUCANOS são indecisos, não transmitem indignação nas situações escabrosas. Ora! O eleitor quer ver em seu representante, postura e reação, compatíveis com o que ele está pensando. Falta-lhes assim sintonia com o eleitor.

A CHANCE está aberta: o PT exauriu com seus métodos e mazelas “made in” Arena-PDS; a opinião pública clama por renovação e a sonhada reforma política poderá criar um novo cenário. Mas será que a reforma vem?

É DIFÍCIL porque ela não interessa ao Governo, com aliados calcados no atual sistema viciado. Não há como esperar mudanças com Lula, referindo-se a Sarney como “grande amigo e conselheiro nas horas difíceis”. Só rindo mesmo.

INSISTO Nossos deputados não têm ecoado na AL os grandes problemas nacionais, que poderiam enriquecer o debate. Falta de percepção ou de pauta de assessoria? O pior: não vejo nos novatos essa tendência. É ruim hein!

DEPUTADO estreante deve se preparar e não reinventar a roda para tentar ganhar espaço na mídia. Lembro: assessoria preparada é importante: fornece subsídios, orienta, alerta e influi no desempenho parlamentar.

SEGUNDO os jornalistas que cobrem as sessões, o destaque neste ano fica com os deputados Marquinhos Trad e Paulo Duarte. Ambos têm sido precisos nas intervenções, abordando atuais e que interessam à sociedade.

DEPOIS de brilhar na CPI da Enersul, Marquinhos promete jogar duro também na questão do aumento da tarifa de água na capital. Pode até trombar com Nelsinho, mas posicionamentos como esse, valorizam o parlamento. Certo?

CARAS DE PAU Nem a cadeia deu jeito nos vereadores de Dourados que insistem em ficar na Câmara. A questão vai além do direito: é moral! Deveriam imitar o Artuzi, que envergonhado, mudou-se de madrugada para não ser visto.

Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
DESAFIO Se o presidente Michel Temer (PMDB) não vetar, caso o Senado aprove o projeto bizarro da Câmara, o país irá culpá-lo e perderá o apoio das ru...
Pizzas, os políticos não abrem mão delas
NÁUFRAGO Culpando a TV Globo e o juiz federal Sergio Moro, o ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT) tentou no saguão da Assembleia Legislativa justifi...
Invasores das escolas, a nova aposta do PT
LUZ AMARELA Os casos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com as finanças em colapso, estão sendo considerados pelo governador de Mato Grosso do Su...
Junior Mochi, ponto de equilíbrio na Assembleia
NOSTRADAMUS Não tenho seu dom, mas prevejo: o país de 2018 será outro. As delações premiadas da Odebrecht e Andrade Gutierrez cairão como meteorito n...



Manoel Afonso,

Com relação a nota sobre o Marcos Trad, seria de bom tom também se ressaltar do infeliz comentário que o jovem parlamentar fez sobre o indecoroso aumento de salários do legislativo. Perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.

Sou de Dourados, e já estou divulgando para todos com que tenho contato os votos de nossos representantes na casa federal, Geraldo Resende e Marçal Filho - que não tiveram meu voto, frise-se - votaram favoráveis ao aumento.

O curioso, é que uma das figuras que tenho maior ojeriza na política estadual, Vander Loubet, votou contra o aumento.

Vai vendo no nível que estamos de representantes . . .
 
Afonso Vieira em 17/12/2010 12:23:14
Sou assiduo leitor da sua coluna e, sinceramente, considero o Sr. o melhor articulista politico do nosso Estado. Na coluna de hoje o Sr. citou os deputados Marquinhos Trad e Paulo Duarte como destaque na ALMS, creio que esqueceu de citar o Dep. Youssif Domingos que por ter se afastado da campanha nos derradeiros 15 dias antes da campanha, em virtude da ter enfartado, não se reelegeu. O Dep. Youssif Domingos sempre teve uma atuação exemplar e diplomatica na AL. Ele é respeitado em todos os poderes. Pode conferir. Espero que o Governador reconheça o tanto que este Deputado fez como Lider do Governo, que sempre o defendeu de maneira etica e leal, tendo sempre a admiração e respeito dos demais parlamentares. Espero, também, que a classe jornalistica reconheça a atuação deste grande parlamentar.
Parabens pela suas posições.
 
jose roberto guarin em 15/12/2010 08:37:52
Minha primeira leitura diária é a sua coluna.
Parabéns e um forte abraço.
Aldayr
 
aldayr heberle em 14/12/2010 09:43:13
É lamentavel a falta de dignidade desse senhor que atende pelo nome de Ze alencar, alias ele aprendeu muito rapido com a turma que convive a 08 anos, onde a vitima passa a ser o culpado. Seria muito bom que esse senhor que ja recebeu tantas oportunidade do criador, que esta prolongando sua vida, e que a muito esta enxergando seu fim bem proximo no horizonte, tivesse a dignidade de receber esta filha ou pelo menos fornecesse o material para o exeme de DNA, e pedisse desculpa a sua mãe a qual chamou de prostitua, mas que na hora de servi-lo para saciar seus desejos certamente não a tratou dessa forma. Lamentavel o quadro dos governantes atuais do Brasil, talvez seja o pior em moral de toda a historia. Só para lembrar como a turma do PT se comporta, ontem a senadora Seres do PT, disse que não tinha conhecimento que sua assessora era presidente de uma entidade que gatunava nossa grana pode isso?
 
José Divonir Peri em 14/12/2010 08:49:27
Contraste: não devemos medir o homem pelo que achamos que ele seja, mas pelo que verdadeiramene ele é. No caso do Ronaldo/José Alencar essa verdade é clara e cristalina, o Fenômeno tido como o protótipo do folgado, daquele que não tem muitos compromissos no sentido da responsabilidade cotidiana, nos dá uma lição de hombridade e dignidade. Já o vetusto José Alencar homem acima de qualquer suspeita, a exemplo bem lembrado do Lulla, e do próprio Pelé, não assume a sua paternidade e vai além, se negando a fazer o exame de DNA. Sem pré-julgamento bom seria o "honorável" senhor fazer uma leitura da Bíblia no Salmo nº 32:3 - "Enquanto me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo do dia." Levante-se, confesse, anuncie o seu vacilo da juventude e tenho um final de vida calmo e sossegado.
 
J. Matos em 14/12/2010 08:40:28
Manoel Afonso, boa lembrança no "CONTRASTE" quando se refere ao RONALDO FENOMENO que reconheceu seu filho depois de um teste que conprovou sua certeza
interior ao ver o filho numa foto pela primeira vez! Um breve relacionamento em TÓKIO com a "douradense" diga-se de passagem, descendente INDIGENA, deu-llhe o terceiro herdeiro QUE agora o "bom de bola" PROCLAMA!!
Ela, feliz pela atidude correta do atleta corintiano, enviou-lhe uma carta de agradecimento registrou ainda seu carinho ao ex.
Ao contrário, como voce mesmo diz; o nosso Vice Presidente, no leito da morte, não reconhece a filha já com certa idade e, que reconhecidamente foi resultado de aventura mineira no passado. Homem "podre de rico", poderia deixar a marca indelével de humanidade reconhecendo a paternidade. A moça teve que recorrer aos tribunais para provar que dele é filha! Particularmente o Vice Presidente vem demonstrando determinação no enfrentamento da sua doença, não tem a mesma nobreza e dignidade nesse caso.
 
Prof. Jânio Batista de Macedo em 13/12/2010 09:05:43
parabens pelo trabalho, coragem e competencia não lhe faltam a nossa imprensa
precisa de profissionais como você.
 
JOÂO BOSCO DE MEDEIROS em 13/12/2010 05:22:27
Manoel Afonso esta esquecendo que Lula só reconheceu Lurian depois que Fernando Collor denunciou em campanha politica, portanto são farinha do mesmo saco.
 
vanderley batista gomes em 13/12/2010 02:03:53
Já o critiquei uma vez por entender que vc generalizou uma conduta para toda a instituição. Confesso até que exagerei na resposta. Porém nem por isto deixei de ler a sua coluna e, tenho o dever, como cidadão, de parabenizá-lo pela abordagem dos assuntos fazendo com que sempre queiramos ler mais. Continue assim. Abraços
Coronel David
 
Carlos Alberto David dos Santos em 12/12/2010 08:44:28
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions