ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Manoel Afonso

Amplavisão

Manoel Afonso | 10/12/2010 14:48

CONTRASTE Se Zé Alencar, no leito da morte, renega a filha, Ronaldo dá lição de dignidade; reconhece mais um filho e até lamenta a perda de 5 anos de curtição. Não adianta Lula elogiar seu vice; ficará o estigma de avarento e desalmado.

TAKIMOTO Confessou-me: chega à AL com equilíbrio, sem radicalismo e projeto pessoal utópico. Priorizará ações preventivas na saúde da 3ª. idade. Lembra: “ muitos velhos estão morrendo e não sabem, por falta de prevenção.

“PRA CASA” O vereador Lídio deve vencer a quebra de braço com o deputado Cruz pelo comando estadual do PP. Cruz começou a perder a unanimidade ao lançar o filho candidato à AL. Como se diz: “Quem muito quer...”

A FIGURA! Irreconhecível, disfarçado com boné e óculos escuros, o ex-deputado Razuk foi visto na 4ª. feira saindo discretamente da AL ao melhor estilo de espião . Não se sabe com quem esteve, mas é fácil adivinhar o motivo da visita.

RAZUK é citado no livro do Passaia numa tentativa “esquisita” de influenciar na administração de Artuzi. Esse e outros fatos notórios envolvendo Razuk inviabilizam as pretensões eleitorais de sua mulher Délia. Ou não?

NO ALVO Londres fala pouco, mas é preciso. Sobre a tendência do eleitorado - na pesquisa do Ibrape/Correio - em votar em Murilo, o Chinês observou: “O eleitor de Dourados está doidinho pra pedir perdão ao Murilo.”

FIGURAS douradenses que circulam na AL ironizam as pretensões prefeiturais de Geraldo Resende. Um ex-deputado alertou Londres: “Para desistir, o Geraldo deve estar querendo ver atendida a sua lista de 25 pedidos.” Não é?

‘NÃO VIU NADA” Questionei o Ronaldo Franco, cardeal do PT, sobre as propinas e a remessa de R$200 mil - do PT local ao PT do MT – denunciadas pela Ivonete. Ele desconversou: “não assisti ao vídeo, não sei de nada”.

OPINIÃO interessante de Ronaldo Franco. O único nome do PT para tentar vencer as eleições na capital – a médio ou longo prazo – seria do deputado Kemp. Os demais companheiros sofreriam rejeição mortal do eleitorado.

KEMP ouviu a notícia e gostou. Mas confessou estar decepcionado com o que viu nas últimas eleições. Quanto a hipótese de cortar a barba que lhe cobre o queixo, para tornar sua imagem mais light, prometeu consultar a mulher.

DALADIER AGI Estive com o ex-deputado e ex-prefeito de Paranaíba. Aos 70 anos divide o tempo entre a advocacia e a fazenda. Aproveitou para reclamar do valor defasado - segundo ele - da sua aposentaria parlamentar.

NO SAGUÃO da AL questionava-se: “Após as derrotas de Zeca e Dagoberto e do fim de Artuzi, qual seria a nova “ invenção” de Schimidt? Após a reeleição de Zeca, o ex-conselheiro só perdeu. Teria esquecido a fórmula da mágica?

RINALDO Não parece preocupado com o “sereno parlamentar temporário” e não esconde suas boas relações co Nelsinho. No ar, a tendência de seu aproveitamento na prefeitura da capital, onde, aliás, foi bem votado. Entenderam?

PENSANDO BEM... o PSDB precisa repensar sua postura e tirar o salto alto. Não tem identificação com a ”massa” e suas lideranças são prolixas, parecem viver na Suécia. O único que poderá dar-lhe cara nova é Aécio Neves.

OS TUCANOS são indecisos, não transmitem indignação nas situações escabrosas. Ora! O eleitor quer ver em seu representante, postura e reação, compatíveis com o que ele está pensando. Falta-lhes assim sintonia com o eleitor.

A CHANCE está aberta: o PT exauriu com seus métodos e mazelas “made in” Arena-PDS; a opinião pública clama por renovação e a sonhada reforma política poderá criar um novo cenário. Mas será que a reforma vem?

É DIFÍCIL porque ela não interessa ao Governo, com aliados calcados no atual sistema viciado. Não há como esperar mudanças com Lula, referindo-se a Sarney como “grande amigo e conselheiro nas horas difíceis”. Só rindo mesmo.

INSISTO Nossos deputados não têm ecoado na AL os grandes problemas nacionais, que poderiam enriquecer o debate. Falta de percepção ou de pauta de assessoria? O pior: não vejo nos novatos essa tendência. É ruim hein!

DEPUTADO estreante deve se preparar e não reinventar a roda para tentar ganhar espaço na mídia. Lembro: assessoria preparada é importante: fornece subsídios, orienta, alerta e influi no desempenho parlamentar.

SEGUNDO os jornalistas que cobrem as sessões, o destaque neste ano fica com os deputados Marquinhos Trad e Paulo Duarte. Ambos têm sido precisos nas intervenções, abordando atuais e que interessam à sociedade.

DEPOIS de brilhar na CPI da Enersul, Marquinhos promete jogar duro também na questão do aumento da tarifa de água na capital. Pode até trombar com Nelsinho, mas posicionamentos como esse, valorizam o parlamento. Certo?

CARAS DE PAU Nem a cadeia deu jeito nos vereadores de Dourados que insistem em ficar na Câmara. A questão vai além do direito: é moral! Deveriam imitar o Artuzi, que envergonhado, mudou-se de madrugada para não ser visto.

Nos siga no Google Notícias