ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Manoel Afonso

Amplavisão

Manoel Afonso | 13/01/2012 11:00

‘O CANDIDATO’ A postura do candidato republicano Mitt Romeney enseja-nos mergulhar na construção de uma candidatura majoritária - em qualquer nível - em regimes que sejam democráticos como Brasil e USA.

NO CASO de Romeney ele aproveita o vácuo de lideranças no seu partido e as decepções/dúvidas que cercam a administração de Obama. Aliás, ambos representam exatamente a crise de liderança política vivida pelos americanos.

IMAGINE a estrutura e assessoria envolvendo a candidatura deste porte. Cada gesto e palavras são milimetricamente estudados. Não há espaço para ‘improvisos’ (“made in Lula”) que possam motivar críticas e questionamentos na mídia.

O EXECUTIVO tem ‘charme’; atrai pela caneta e o Diário Oficial. Esse olhar vale ‘de Terenos até a Casa Branca’. Excluída apenas a ‘ distância’ entre ambas, o caminho a percorrer pelos pretendentes exige, no mínimo, posturas diferenciadas.

AS ELEIÇÕES reduzem o universo/ fomentam o imaginário popular. Se o americano questiona a poligamia da religião (mórmon) de Mitt Romeney, nosso eleitor interiorano não é diferente: disseca ‘até a alma’ dos pré-candidatos.

ESTEREÓTIPOS variam. Tancredo e Collor eram opostos em tudo. Cada qual com seu lado atraente. Assim como Kennedy, FHC, Bill Clinton, Tony Blair, Margareth Thatcher,, Maluf, Erundina, ACM, Pedrossian e Lúdio .

MUDAR o personagem do candidato é errado. Nem todos têm o sorriso do Tony Blair, tocam piano como o Maluf ou sax como Bill Clynton. Antônio Ermírio foi 10: perdeu mantendo o estilo; não se violentou e valorizou a própria imagem.

A IMAGEM está associada a reputação, caráter e trajetória pessoal. Veja: a fama de canalha acompanhou o ex-deputado Sergio Naya até a sepultura, enquanto o ex-senador Jeferson Perez (AM) deixou-nos um legado de honradez.

ESTIGMA é a condenação – antecipada – pela opinião pública. Impossível se livrar dele. Na vida pública Maluf e Artuzi servem de referências: carregarão esse fardo para sempre, mesmo que sejam absolvidos pela Justiça.

O ELEITOR é critico, mas é passional e conivente. Pode isso? É seu dever ouvir, questionar, comparar e observar os políticos e candidatos. Não pode apenas preservar apenas a cesta básica, mas a dignidade de sua família.

AVANÇOS Um deles é a propagação das escolas profissionalizantes federais, onde o deputado Biffi tem sido o grande batalhador. Com elas nossos jovens terão maiores chances no mercado de trabalho, cada vez mais exigente.

REPETECO A polícia finge que prende; o contraventor finge que é preso. Ironias à parte, o jogo do bicho é tido como uma instituição séria, onde ‘vale o escrito’. Agora, cabe ao Governo achar uma fórmula de legalizá-lo.

O GOVERNO é o ‘rei do jogo’. Não tem sentido jogar os bicheiros na clandestinidade. O recente episódio no Rio de Janeiro mostra isso. Ora! Será que o Governo não ouve as vozes das ruas – favoráveis à legalização da ‘contravenção’?

E PODE? Estaria ou não configurada a propaganda antecipada de Antônio João com sua foto no anúncio do PSD em ônibus urbanos da capital? Ele se diz candidato, mas a propaganda só é permitida após as convenções partidárias.

RECONHECE o TSE como propaganda quem divulga, mesmo dissimulada, a candidatura ainda que ela não seja oficial. E olhe que o empresário já teve problemas com a Justiça Eleitoral pelos mesmos motivos. Não aprendeu?

RADICAIS do Governo, que idolatram a Ditadura de Fidel e rejeitaram a Constituição, querem levar a Comissão da Verdade para rumos inoportunos. Na vida é preciso saber ‘virar a página’. O país tem novas prioridades.

BOLA CHEIA Na edição anterior falei do reconhecimento pela revista Veja da atuação do Giroto e Fábio Trad. Mas cometi um deslize e omiti o fato de Moka ter sido apontado como 3º senador mais atuante. Fica o nosso registro.

‘O PARTO’ A sucessão definitiva de Marcelo Miranda no Dnit não será resolvida a curto prazo. As circunstâncias nebulosas indicam: os interesses políticos colidem com a capacitação profissional/ perfil que o cargo exige.

É PÚBLICA a disputa entre PT/PMDB pelo cargo. Lembram? Até o Teruel, que não é engenheiro do ramo, foi lembrado. Sem ilusões, nos bastidores, os cardeais dos dois partidos articulam para emplacar o superintendente definitivo.

SÓ ESPERANDO Com candidato definido, o PT assiste de camarote a batalha de bastidores dos aliados de André e Nelsinho. Sonha em ser beneficiado pela eventual insatisfação de algum adversário. Mas não é bem assim.

OS ADVERSÁRIOS do PT têm como contemplar facilmente os partidos na administração. Prefeitura e Parque dos Poderes estão mais pertos e são mais acessíveis do que o burocrático Palácio do Planalto.

OS PETISTAS daqui tem encontrado imensas dificuldades em Brasília para emplacar nomeações que contemplem companheiros e aliados. Quantos deles estão aí no sereno esperando uma boquinha? O João Grandão foi último felizardo.

“Eu não mudei ideologicamente. A vida é que muda” (Lula)

Nos siga no Google Notícias