ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Manoel Afonso

Amplavisão

Manoel Afonso | 13/04/2012 11:22

DESAFIO Como pagar o piso salarial dos professores e sobrar dinheiro para novas escolas e melhorar a estrutura? A ‘pegadinha’ em ano eleitoral tirou o sono de muitos prefeitos/governadores. Remar contra essa maré é perigoso.

A IMPORTÂNCIA da educação ganhou visibilidade pelo conjunto das notícias. A cobrança por melhoria ganha espaço na mídia e pressiona incontinenti os governantes. A internet, teve papel importante nessas ações de cobranças.

BASTIDORES Nas costuras de candidaturas existem as conversas diretas e através de interlocutores. Em ambos os casos é impossível delimitar o que é razoável ou proibido expressamente. Não há um código de ética, mas cria-se jurisprudências.

DETALHE Apesar de sábia e antiga, a ‘escola mineira’ não é assimilada por alguns políticos. Ignoram: para agregar e vencer barreiras, é preciso se desarmar e ceder. Esse pessoal precisa conhecer – por exemplo - a trajetória do Tancredo.

PERGUNTO Existem adversários eternos? Evidente que não! “O mundo gira, a Luzitana também”. Vai depender das circunstâncias e a forma de aproveitá-las com posturas que não violentem o olhar do eleitor. Taí o segredo.

NA CAPITAL o jogo está sendo jogado. Azambuja lançou as sementes: espera que germinem também nos ‘terrenos’ do PT-PMDB. Aposta interessante. Mas ele manterá o mesmo discurso indiferente ao seu desempenho nas pesquisas?

A POSIÇÃO do tucano é ‘sui generis’. Precisa se aproveitar da própria identidade independente, mas sem perder de vista o aliado PMDB. Também deve preservar o PT para atraí-lo num eventual 2º turno contra o PMDB inclusive.

CAMPANHA eleitoral é assim: a gente sabe como termina mas o final é imprevisível. Lá na frente acontecem surpresas, bobagens, fatalidades, alianças e tudo mais. Às vezes não vence o melhor, mas quem erra menos no percurso.

INCÓGNITAS Sem a grana do Fundo Partidário e com tempo mínimo na TV, o PSD ‘nanicou’. Junta-se ao Bernal bancando a campanha ? Antonio João já percebeu; pescar com os políticos é bem melhor do que participar da política. Se é.

VANDER A ligação umbilical/serviçal ao Zeca tirou-lhe o carimbo da pessoalidade nas ações. Com isso, hoje perde mais do que ganha. Pergunto: a presença de Delcídio compensará esse desgaste pela dependência ao Zeca?

GIROTO Seu maior adversário é a aposta do PT em sua inelegibilidade por conta do processo no STF que envolve ex-deputado Semy. A ‘bomba relógio’ será desativada ou explode? Mas o candidato vai convivendo com o problema.

MANDETTA O tiroteio contra Demóstenes deu-lhe motivos para estratégica pausa de reflexão. Suas ligações com Nelsinho são mais que evidentes. É parte do projeto do prefeito; inteligente já fez a leitura correta do cenário político.

DAGOBERTO Vai entendendo Maquiavel sobre poder&política. Além da batalha no PDT, enfrenta a ‘vingança saramaligna’ (Bento Carneiro) do PT. Já disseram que ele seria o chamado ‘político bambu’: enverga, mas não quebra.

NO VENTILADOR Se o roteiro da CPI do Cachoeira seguir o roteiro da Polícia Federal, as conclusões serão imprevisíveis. Mesmo com companheiros sob risco, o PT quer desviar a atenção da mídia e opinião pública do Mensalão.

AS GRAVAÇÕES mostram as mutretas ; coisas do ‘arco da velha’. Aproveito para lembrar que dos políticos brasileiros só o Pedro Simon alardeia ter feito voto de pobreza (Ordem Franciscana). Mas não abre mão do salário. Pode?

FINALMENTE uma ação concreta contra os desmandos da concessionária da nossa estrada de ferro, sucateada e abandonada com a conivência da ANTT que jamais exigiu o cumprimento das obrigações contidas no termo de privatização.

PAULO DUARTE deu o primeiro passo denunciando os desmandos da ALL ao MPF, pedindo a cassação da concessão. O dedo de Delcídio deve ter peso importante para evitar que o caso escabroso mofe nas gavetas da burocracia.

O BRASIL tem 28.000 kms; 10º do mundo. O problema é a qualidade dolorosa. Perdemos para Argentina com 36.000 kms e Austrália com 38.000 kms. Os ‘States’ lideram com 230.000 kms de trilhos modernos e lucrativos.

UMA PIADA a privatização da ferrovia no governo FHC. O BNDES deu o dinheiro para a ALL, vencedora do leilão. O esquema se repete agora na vergonhosa privatização dos aeroportos. Onde está a indignação dos políticos neste caso?

O LEITOR precisa entender esse ponto: nos dois casos as empresas não entraram com um real. Pegaram dinheiro baratinho do BNDES para tocar a obra, com carência de 20 anos para pagar. Pode uma tramoia dessas? Desse jeito, até eu!

O GOLPE Os lances nos leilões das concessões dos aeroportos foram altíssimos. Quanto mais – melhor! O vencedor pega todo esse dinheiro do BNDES. Mas isso não significa que o montante integral será investido na obra. Sacou mano?

INSISTO Copa do Mundo e Olimpíadas deveriam ser prioridades para um país com problemas crônicos em áreas vitais como saúde/educação/transportes? Mas a vaidade de Lula ignorou isso. Vamos pagar caro pela aventura. Se vamos!

“Se tu diverges de mim, tu me enriqueces”. (Dom Helder Câmara)

Nos siga no Google Notícias