A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


17/12/2010 16:19

Amplavisão

Manoel Afonso

RECOMEÇO Aos 65 anos o senador Valter Pereira diz: fica no PMDB e subirá nos palanques em 2012, pensando em 2014. A confissão foi feita ao empresário Ulysses Serra Neto, “Noninho”, em Brasília. Prova de garra exemplar.

Veja Mais
Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
Pizzas, os políticos não abrem mão delas

DE LEVE... Ex-cacique com a mania de “tentar mordida$” em velhos companheiros de poder. É hora de baixar o padrão de vida e conscientizar os familiares do final do ciclo da opulência. Triste fim, sujando a bela biografia.

“ESTRELA” Por onda passa em Brasília Delcídio é bem recebido; dos abraços de políticos aos suspiros das copeiras, com direito inclusive de pedido de fotos. Quem estava junto com ele, conferiu o prestígio do senador.

A PERGUNTA: Se André resolver ir pra casa como promete, quem será o felizardo que receberá suas bênçãos para concorrer a vaga ao Senado? Nem o melhor dos especialistas em cálculo de engenharia política sabe dizer.

DUAS PONTAS Na 1ª. - Vander tentou impedir, sem sucesso, a diplomação de André. Na 2ª. - o TCE pune o deputado 11 após a formalização de contrato irregular quando era o Chefe da Casa Civil no governo do “titio”.

VANDER exterioriza sinais de vida luxuosa e a multa de 1.250 Uferms não fará “nem cócegas”. A punição refere-se ao caixa 2 da farra da publicidade, onde muita gente se deu bem. O vaidoso parlamentar precisa se policiar. Menos...please!

DELCÍDIO: “...O Nelsinho é um bom prefeito, mas existe quase um mantra dizendo que, para ser governador é preciso ser prefeito de Campo Grande. Alguns tiveram sucesso e outros não...” (entrevista ao jornal O Estado)

E MAIS... “...esse negócio de ter dois caciques comandando o Estado vai acabar, e 2010 provou isso...E acho que a política dos clãs familiares também não vai subsistir. E o eleitor vai provar isso nos próximos anos...”

AINDA: “...O governante precisa de uma visão mais ampla do que é o mundo diversificado da economia. Não vamos mais ser aquele fazendão, com o camarada sob o batente da porta vendo o ambiente bucólico de gado pastando...”

A CONSTRUÇÃO da fala do senador é insinuante, mas é preciso analisá-la também sob outra ótica. Primeiro, Delcídio deve se consolidar como líder maior do PT para se inserir de vez como candidato ao Governo em 2014.

EVIDENTE: A sucessão de André passa por 2012. Quem tiver melhor estrutura de poder (prefeituras e câmaras) terá maiores chances em 2014. Uma amarração inevitável que liga o vereador interiorano ao candidato a Governador.

A ELEIÇÃO de Moka provou isso. A organização partidária do PMDB foi decisiva. Quando Moka antecipava a vitória, jogava na força do partido em suas bases que ele ajudou a construir e que conhecia como a palma da mão.

QUESTÕES: Inegável o prestígio de Zeca junto ao José Dutra e ao Zé Dirceu. Até onde é interessante apostar num racha entre André e Nelsinho? Com quem, com quais partidos Delcídio poderia construir alianças em médio prazo?

A POSIÇÃO do PMDB é cômoda; acabou de ganhar uma eleição, tem um quadro com bons nomes e se consolidou na capital com bons administradores. E mais: tem poder de barganha para negociar alianças com outros partidos.

“FILÓSOFO” do saguão da AL lembra: “Política é dinâmica. Collor saiu de Alagoas, num partidinho de nada, encantou como diferente, inovador, bateu medalhões e ganhou a eleição. Delcídio se enquadra no mesmo contexto.”

SAIA JUSTA Marisa sabe: o PSDB precisa disputar (com ela ou Reinaldo) a eleição da capital, sob pena de perder espaço. Em 2014 termina seu mandato; vai bater de frente com André? A derrota de Serra foi uma tijolada doída!

GIROTO Na opinião de Beto Mariano, (seu braço direito) a presença de Alfredo Nascimento no Ministério dos Transportes facilitará as ações do deputado. Ambos são do PR e suas relações são das melhores. Sinal verde.

ANOTE O Diário Oficial do Estado digital cortou gastos com 150 funcionários e toda uma estrutura pesada que custava rios de dinheiro. Com a internet alcançou os mesmos objetivos a custo insignificante. É a visão futurista do André.

AVISO: Quem não embarcar junto com Murilo, só perderá. A eleição de Dourados passa pela Governadoria. O resto é balela. Está na hora de pensar grande, deixando as vaidades e picuinhas de lado. Depois não adianta chorar!

BOBAGEM-1 A distribuição de CD-ROM às escolas do ensino medido, sobre os mortos e desaparecidos na Ditadura. Ora! Os jovens não estão interessados nisso! Não se interessam sobre o período Collor e nem sobre o Mensalão do PT.

BOBAGEM-2 A distribuição de “kit anti-homofia” pelo MEC, onde a sexualidade é abordada de forma inconveniente. Os vereadores da capital, seguem os passos da opinião pública e “baixaram o cacete” na iniciativa. E com razão!

BOBAGEM-3 Criação pelo Governo, dos “Clubes Sociais Negros” , para combater o racismo e incentivar a cultura afro. Indago: e nós brancos, também não temos direitos a benefícios idênticos? Isso cheira racismo contra o branco.Ou não?

Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
DESAFIO Se o presidente Michel Temer (PMDB) não vetar, caso o Senado aprove o projeto bizarro da Câmara, o país irá culpá-lo e perderá o apoio das ru...
Pizzas, os políticos não abrem mão delas
NÁUFRAGO Culpando a TV Globo e o juiz federal Sergio Moro, o ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT) tentou no saguão da Assembleia Legislativa justifi...
Invasores das escolas, a nova aposta do PT
LUZ AMARELA Os casos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com as finanças em colapso, estão sendo considerados pelo governador de Mato Grosso do Su...
Junior Mochi, ponto de equilíbrio na Assembleia
NOSTRADAMUS Não tenho seu dom, mas prevejo: o país de 2018 será outro. As delações premiadas da Odebrecht e Andrade Gutierrez cairão como meteorito n...



Não vejo bobagem nenhuma na ação do MEC. Só repetem os erros da história aqueles que não a conhecem. Para os jovens é normal haver democracia e poder falar e escrever sobre o que quiser. A maioria desconhece que milhares de pessoas morreram para que eles tenham nascido com esse direito!
 
Eduardo Figueiredo em 23/12/2010 10:14:34
BOBAGEM 2 - Discordo desse seu ponto de vista, meu caro Manoel. Essa discussão começou de forma errada na Câmara Municipal de Campo Grande, através do pronunciamento do Presidente daquela Casa de Leis. O Vereador Paulo Siuffi, deve ser frequentador assíduo do site do Dep. Federal Jair Bolsanaro. Lá, ele e sua assessoria deve ter visto o filme " ENCONTRANDO BIANCA" : http://www.youtube.com/watch?v=PTW-1WsaoMs
O vereador nem mesmo se informou direto sobre o assunto saiu dizendo na impressa que o material vai ser distribuído nas Escolas de ensino fundamental e médio. Foi desmentido pela Secretaria de Educação que informou que o material completo do projeto será dirigido aos alunos de ensino médio, depois de discussão previa acompanhado de cartilhas e orientações devidamente articulada no projeto. Esse trabalho técnico do MEC está ainda em fase de fechamento. O mesmo ocorreu com o "precipitado" projeto do mesmo Vereador proibindo o DISPLAY de CAMISINHAS nas escolas. Ora, esse projeto ainda em construção está sendo aplicados em três estados pilotos, dirigido em 40 escolas cujo índice de GRAVIDEZ PRECOCE E PORTADORES DE HIV são alarmantes! Esse projeto vai ser e está sendo acompanhado pela UNISEF e pela UNESCO. O projeto prevê ampla discussão com os pais de alunos e a comunidade local. O display será aplicado posteriormente, dirigido ao público jovem do ensino médio. Como você mesmo sabe a mulher quando entrou no mercado de trabalho, trouxe mudanças no relacionamento familiar. Hoje, as famílias têm dificuldades de trabalhar internamente a questão da sexualidade. Nesse caso a escola deve atrair as famílias e os jovens para o debate. Nossa Câmara Municipal hoje na sua maioria é composta de fundamentalistas, outros ligados a "Cúria metropolitana". Esquecem que estamos num estado laico! Acompanho par e passo toda essa discussão a nível nacional mesmo como professor aposentado por que lido ainda com educação como voluntário numa entidade "sem fins lucrativos" que é a AMAPE Associação de Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian (www.amapems.blogspot.com) - lá temos mais 1.280 pessoas entre crianças, jovens e idosos que estão envolvidos em mais de 30 atividades educativas, culturais, esportivas e de Assistência social. Tenho convênio com MINISTÉRIO DA CULTURA e com a Prefeitura Local. Infelizmente o assunto em questão não é BOBAGEM e nem pode ser tratado da forma como o vereador está levando sob o ponto de vista de enfoque de estar na mídia por que tem aspiração eleitoral com vistas à cadeira de prefeito da cidade. Não posso aceitar esse "vale tudo".
 
Prof. Janio Batista de Macedo em 23/12/2010 10:08:30
BOBAGEM 2 - primeiramente quero ressaltar, que não sou leitor do site do Dep. Jair Bolsonaro. entretanto, tenho a mesma opinião não apenas do nobre parlamentar, como também da maioria dos membros da Câmara dos Vereadores local. Isto porque não tenho duvida de que o material elaborado com a justificativa de combater a homofobia, a rigor a incentiva, principalmente levando-se em consideração o público a que é dirigida (infanto-juvenil).
Por mais que os defensores da diversidade tentem justificar que a homossexualidade é absolutamente normal, eu não vejo dessa maneira.
Se de fato esse procedimento é tão normal como preconizado, qual a efetiva necessidade de fazerem passeatas e outras propagandas para dizer o "óbvio". indaga-se. Por acaso porque não se tem passeatas para afirmar o direito da heterossexualidade?
Por fim, e para que não seja taxado de preconceituoso ou fundamentalista, rótulo atribuido a todos aqueles que não concordam com as condutas ditas de minorias, devo dizer que sou ateu.
Arrematando, acho que a conduta do vereador Paulo Siufe foi digna de elogios já que visa preservar os bons costumes e o fato de aspirar outro cargo além da vereança constitui-se pleito absolutamente legitimo a todo e qualquer politico.
Obrigado vereador.
 
Francisco Araujo de Vasconcelos em 23/12/2010 06:05:42
Muito bom os comentários que o senhor faz,é uma pena que este país tem tão poucas pessoas que pensam como senhor.Parabéns,criticas suaves e inteligentes.
 
Moemia Maria Queiroz em 21/12/2010 02:40:27
Mestre Manol Afonso,

concordo em gênero, numero e grau na bem escrita opinião sobre "BOBAGEM -1". Na verdade, às escolas deveriam distribuir CD-ROM sobre temais atuais da política; tais como traições, e mensalões que ocorreram no último ano.
Não é. Ou é.
 
Carlos Alberto Souza Gomes em 18/12/2010 10:01:24
valter pereira
não vai fazer falta para ms, uma pessoa que disputou e foi derrotada democraticamente nas urnas na convenção do PMDB, depois como um mal perdedor saiu criticando todo mundo,sem falar que se enterrou em vala comum quando decidiu ir contra seu partido dando tiro no próprio pé apoiando zeca e dagoberto que derrotados humilhantemente nas urnas morreram abraçados, deveria padecer no esquecimento. e agora vem falar em 2012 com vistas a 2014, com que cacife ele fala isso?vai tentar ser candidato ao senado pelo PMDB deixando André ou Simone de lado?
 
serpa neto em 18/12/2010 09:57:32
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions