A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


25/11/2011 11:00

Amplavisão

Manoel Afonso

O EXERCÍCIO da imaginação oxigena o ‘universo político’. A decisão do TRE em cassar o diploma de 3º suplente de Rigo agita os neurônios com projeções baseadas em candidaturas de deputados estaduais no pleito de 2012.

Veja Mais
Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
Pizzas, os políticos não abrem mão delas

O EFEITO RIGO beneficiará Luiz Akira (18082 votos) do DEM, partido da coligação ‘Amor Trabalho e Fé’ composta também por PMDB, PR e PSDB. Pela ordem de votação, Akira fica agora apenas atrás do 1º suplente Youssif.

NA HIPÓTESE de candidatura vitoriosa de Onevan em Naviraí, a vaga seria de Youssif (20.765 votos), do PMDB. Se Tita (PPS) virar prefeito de Paranaíba, assume Osvane Ramos (11.223 votos), do PT do B e da mesma coligação.

IDÊNTICA regra se aplica na hipótese de Paulo Duarte se eleger prefeito de Corumbá. Neste caso quem assume é Lídio Lopes- PP – 1º suplente da coligação ‘A força do Povo’, encabeçada pelo PT e que obteve 18.285 votos.

DURANTE os 4 anos de uma legislatura tudo pode acontecer. Impossível manter a composição inicial. As acomodações políticas através de secretarias e órgãos são freqüentes, sem contar os casos de morte e cassações.

‘PÉS NO CHÃO’ George Takimoto confidenciou ao ex-deputado Walter Carneiro que não vai disputar a prefeitura de Dourados. Gosta do parlamento; segue a equilibrada filosofia oriental, onde’ tudo tem seu tempo e lugar’.

A SITUAÇÃO anda tão complicada em Dourados que Murilo, mesmo com suas limitações, pode se reeleger. O discurso ‘acabou a roubalheira’ pode pegar. Agora não se sabe: Murilo vai suportar o caro ‘pedágio’ cobrado pelo PT?

CASA NOVA Nonatinho saiu do PP e filiou-se ao PSL que no pleito de 2010 obteve 42 mil votos no MS. Ele assumiu o diretório da capital, onde o partido tem 42 pré-candidatos à vereança, entre eles: A. Bueno, Amarildo e R. Oshiro.

‘ENTRE ASPAS’ “Quando um homem é feliz?”, indagou Laucídio Coelho ao genro Antonio. “Quando ele estiver rico como o senhor” – respondeu. “Ele é feliz quando for alegre/satisfeito com o que tem, seja muito ou pouco” – retrucou.

“AVE CESÁRIO!” 19 anos é tempo demais. A opinião pública apóia Delcídio pela defesa da renovação do comando na FFMS. Aliás, já perceberam como o nosso Cesário engordou no cargo? Manso, ele não vai largar fácil essa rapadura.

RESUMO: Cesário é liso: vendendo a imagem do futebol-‘abacaxi’, afugenta eventuais interessados e se fortalece com a CBF. Ela mantém a FFMS pelo voto em Ricardo Teixeira, que se ‘lixa’ pelo nível do futebol do MS. Sacou?

‘NOVOS TEMPOS’ A internet incomoda os governantes de todo o mundo; de países poderosos aos pequenos municípios. É possível postar documentos/denúncias contra eles devido a facilidade deste meio formidável de comunicação.

NO PASSADO era possível implantar a censura e vigiar os meios de comunicação com influência na opinião pública. Dos desmandos na Síria à roubalheira no interior do nordeste, tudo hoje está descoberto. É pau na galhada’.

NO EPISÓDIO do ministro Luppi a internet mostrou sua força. As imagens de sua famosa viagem de avião desmascarou sua versão. Portanto, as autoridades precisam refletir antes de tentar aventuras ilegais. Os tempos mudaram, ‘mano’!

A INFORMAÇÃO não é mais privilégio de alguns; ela vazou os limites das grandes redes de TV – jornais e revistas. Em viagens pelo interior do Estado, por exemplo, fico surpreso o quanto as pessoas estão ligadas no que escrevo.

A NOTÍCIA comparativa entre os gastos com os presidiários e estudantes, mostra as incoerências do Governo. É preciso investir mais no ensino médio, pagar melhor os professores e dar-lhes melhores condições de trabalho. Se não...

DECISÃO da Câmara da capital: a instalação das ‘famosas’ maquinas de distribuição de ‘camisinhas’ nas escolas só será permitida após a realização de cursos educativos preparatórios com participação inclusive dos pais de alunos.

A MATÉRIA tem dois lados: No 1° - o argumento de riscos ao incentivo da iniciação precoce da atividade sexual do jovem. No 2º - a adaptação inevitável do jovem à realidade, dando-lhe melhores condições de se prevenir contra doenças.

PERCEBO a divisão na opinião pública. Vários fatores acabam influenciando; entre elas a idade, formação cultural-social e a religião principalmente. Mas pelo menos o tema foi debatido, deixou de ser tabu e deve ganhar novos capítulos.

PAULO SIUFI gostou da decisão e lembra: “torna-se relevante incluir a família na discussão; ela tem papel preponderante na educação sexual dos filhos; as palestras darão aos pais conhecimento que serão repassados aos filhos”.

O BRASIL pergunta: o ministro - que ‘ama Dilma’- ficará mais por quanto tempo? O Governo vão exigir a devolução da grana afanada ou fica por isso mesmo? Esquecemos o episódio por conta das maracutaias da Copa em Cuiabá?

A NOVELA se repete: “Feliz Natal, feliz dívida nova”. Dá-se um jeito de zerar a situação dos inadimplentes no comercio. Não pagaram os presentes do Dia das Mães, Namorados e das Crianças,mas continuam inconseqüentes.

“A biografia do Sarney precisa ser respeitada” (Lula, em 2010)

Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
DESAFIO Se o presidente Michel Temer (PMDB) não vetar, caso o Senado aprove o projeto bizarro da Câmara, o país irá culpá-lo e perderá o apoio das ru...
Pizzas, os políticos não abrem mão delas
NÁUFRAGO Culpando a TV Globo e o juiz federal Sergio Moro, o ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT) tentou no saguão da Assembleia Legislativa justifi...
Invasores das escolas, a nova aposta do PT
LUZ AMARELA Os casos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com as finanças em colapso, estão sendo considerados pelo governador de Mato Grosso do Su...
Junior Mochi, ponto de equilíbrio na Assembleia
NOSTRADAMUS Não tenho seu dom, mas prevejo: o país de 2018 será outro. As delações premiadas da Odebrecht e Andrade Gutierrez cairão como meteorito n...



Manoel Afonso; a interatividade dos internautas com sua coluna é algo impressionante, evidenciando o interesse da população com as notícias relacionadas a política, possibilitando a participação do cidadão que há pouco tempo atrás, não tinha como se expressar, nem ao menos expor suas opiniões a respeito de nossa política. Sua coluna nos proporciona um leque de oportunidades. Parabens.
 
bene rodrigues costa em 26/11/2011 08:43:26
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions