ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Manoel Afonso

Amplavisão

Manoel Afonso | 27/07/2012 09:54

‘BELEZA’ Os milagres do modelo econômico brasileiro não ‘discriminaram’ o Tribunal Regional do Trabalho de MS. Pudera! Seus juízes e desembargadores representam sua ‘excelência o trabalho’ e precisam ser valorizados.

ANALISANDO a lista dos ganhos deles referentes ao mês de junho, acabei com todas as dúvidas: finalmente o Brasil entrou para o Primeiro Mundo. O Juiz que faturou menos levou R$249.001,00 e o desembargador recebeu R$289.002,00.

AFRONTA? A Justiça do Trabalho não existe para proteger o trabalhador? Portanto é natural que os julgadores atentos, por exemplo, aos reclamos da empregada doméstica, não esqueçam dos seus próprios direitos. Ambos são trabalhadores.

CONQUISTAS Questionar a legalidade dos critérios dos ganhos é discutir o sexo dos anjos. Se o Planalto tem os programas sociais (Bolsas da vida), eles tem suas vantagens adicionais como gratificações/auxílios diversos. Viva o corporativismo!

O BRASIL continua gastando muito com a máquina administrativa. A pratica é o contrário do discurso. Se aqui no modesto MS o custo atingiu esse nível, imagine em outros Estados e nos tribunais em Brasília. Tudo em nome do ‘direito’.

CONCLUSÃO A opinião pública critica e ironiza os critérios dos generosos ganhos. Pouco importa! A memória curta ajudará esses privilegiados trabalhadores, que nem por isso vão cancelar suas próximas e divertidas férias. É o país!

NAS URNAS O eleitor, não pode imitar o obeso que adia o início do regime. Por analogia, o eleitor não pode adiar a adoção de postura correta na escolha do candidato mais preparado após a comparação racional entre os concorrentes.

RISCOS Voto de protesto lembra o voto de impulso. Casos de Janio e Collor – e que ‘deu no que deu’. Despreparados/ demagogos e sem apoio do legislativo, prometeram o paraíso, mas transformaram a vida dos brasileiros num inferno.

PESQUISAS Ainda é cedo para avaliação: a disputa não chegou à TV. Lembro: no pleito de 2008, das 14 capitais pesquisadas em julho, só em 3 delas os candidatos que lideravam na época se mantiveram no topo e venceram ao final.

MEMÓRIA: No embate Moka-Dagoberto, o pedetista liderou durante a campanha, mas fatores diversos (previsíveis) alteraram o quadro e o peemedebista foi o vencedor. E em 2010 Anastásia era o patinho feio e acabou governador de Minas.

A LEITURA sequencial das pesquisas é que dará aos candidatos/equipe indicativos para saber se estão no rumo certo, onde é preciso eventualmente corrigir para atingir determinada faixa de eleitores. Os marqueteiros dizem isso.

ARREMATE As pesquisas não projetam o futuro. Mudanças podem ocorrer pelo desempenho dos candidatos, propaganda, alianças políticas e fatos novos. Aliás, aquela vitória do Brizola no Rio em 1982 mostrou o outro lado das pesquisas.

VEREADOR A visão de alguns está equivocada. Não se pode generalizar. A lâmpada queimada do poste, o horário do ônibus, o atendimento da escola/pronto socorro, coleta do lixo e segurança no vasto universo de suas atribuições.

O PERFIL do candidato a vereador tende a se identificar com o eleitor, pela sua visão e necessidades. Mas na pratica, a escolha do candidato a prefeito vira prioridade, como se a vereança fosse de importância relativa ou até dispensável.

O DITADO de que “A câmara é a cara da população’ tem fundamento e precisa ser levado a sério. É como a obra artística; se o pintor usa cores equivocadas, é incapaz ou negligente, o quadro é criticado. Por extensão ele leva a culpa.

AS PROPOSTAS dos candidatos são basicamente iguais. Não podem ser diferentes. As exceções mais parecem delírios, desconhecimento das atribuições do cargo. Dos excessos de promessas ao ridículo, a distância é um pulinho.

A PERGUNTA: O leitor já assistiu a uma sessão da câmara de sua cidade para avaliar o desempenho de seu vereador ou ter uma visão do legislativo? Ainda há tempo de sobra nestes meses que antecedem as eleições. Combinado?

CORPO A CORPO Frequentadas pelos moradores da região, as feiras livres figuram no rol dos locais preferidos dos candidatos. O ambiente e o horário permitem o contato mais descontraído com os eleitores de níveis diferentes.

‘TEMPORAL’ Chega uma hora em que o Governo precisa cair na real. A economia não vai bem segundo os especialistas. O crédito fácil com juros caros altos endividou grande parte da população. O final de ano promete ser amargo.

SEM RETOQUES Automóveis e moradias novas estão encalhados, pois a maioria dos pretendentes não preenche as condições exigidas. Na outra ponta, a carga tributária inibe a iniciativa privada e as importações vão batendo recordes.

O MENSALÃO Um bom teste para o desgastado Judiciário tentar melhorar sua imagem aos olhos da opinião pública. O noticiário mostra que a influência política é evidente. O pessoal do PT pode ir às ruas e quebrar o pau inclusive.

LULA Não sabia de nada? Zé Dirceu fez tudo de livre e vontade sem consultar o seu chefe? Em nome da governabilidade ‘acertaram’ os parlamentares. Pena que a fraca oposição não teve peito e nem coragem. E ficou como antes!

“Ninguém tem mais ética e moral do que o PT” (Lula- 01/09/2007)

Nos siga no Google Notícias