ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Manoel Afonso

Escândalos de hoje valorizam políticos de ontem

Manoel Afonso | 10/06/2016 11:21

EDUARDO CONTAR Para o ex-deputado estadual, o cenário é horroroso. Lembra: “sou da época de gente do porte de Vespasiano Martins, Fernando Corrêa, Arnaldo Figueiredo, Plínio e Wilson Martins, Fragelli, Canalle, Lúdio, Levy e Pedrossian.”

‘OUTROS TEMPOS’ À medida que as investigações mostram a podridão no poder, as antigas lideranças políticas são reverenciadas. Cidadãos dignos, comprometidos com a causa pública, que não se deixaram contaminar pela corrupção e tentações do poder.

MUDANÇAS Ao invés de aproveitar o mandato prestando sua parcela de contribuição à comunidade como era no passado, hoje usa-se o poder para levar vantagens diversas. A ética, o senso moral e a honra, substituídas pela esperteza prevista na “Lei de Gerson’.

LEMBRANÇAS Conversei algumas vezes com o dr. Arnaldo Figueiredo, Fragelli e Canale sobre as suas experiências políticas. Enxerguei neles sinais de honestidade e desprendimento visando o bem estar da sociedade. As biografias deles são intocáveis.

EXEMPLO Plínio Barboza Martins, de tão zeloso com a coisa pública como prefeito da Capital (1967/1970), mandou consertar às suas expensas um veículo oficial dias antes de deixar o cargo. Alegou que deveria entregá-lo nas condições em que o recebeu.

A PROPÓSITO Compare o padrão de vida que levam as famílias de vários ex-líderes importantes da nossa terra – com o modelo de ostentação adotado por novos políticos. A mansão do Giroto, por exemplo, é apenas um exemplo dentre tantos por aí. De leve.

OS BONS Fragelli na sua antiga casa em Aquidauana, numa vida com simplicidade. Dr. Wilson; comprava jornais na Afonso Pena. Garcia Neto; fui visitá-lo na sua chácara na Chapada dos Guimarães e notei: não ‘avançou o sinal’ no poder. Eles não roubaram!

COMPARE esses gestos (morra de raiva) com a postura de políticos atuais. O ministro Osmar Terra, por exemplo, pediu até o reembolso de R$ 8,58 gastos no supermercado e R$ 26,00 com a pipoca do cinema. Sem contar o que ele torra com o cartão corporativo.

EXPURGO Espera-se que seja completo, sem distinção de caciques e siglas como mostram as delações até aqui. Mais de 30 senadores enrolados na corrupção, numa crise política sem precedentes. O pior: o Planalto foi o grande fiador destas maracutaias.

ESPAÇO A desmoralização dos partidos tradicionais é tamanha que criou-se ambiente favorável ao discurso de indignação sob a batuta de Bolsonaro. Ao seu estilo, mostra as mazelas e faz críticas corajosas. Claro que ele incomoda esse pessoal comprometido.

REFLEXÃO Que esse apocalipse ou purgatório se aprofunde de tal modo que possa extirpar os maus e dar espaço para a vinda de outros melhores. Essa crise pode ser a grande chance para a mudança que precisamos. E disso, dependemos da Lava Jato.

CONVENHAMOS: A sociedade PT-PMDB afundou o país nestes últimos 13 anos. Manipulação que atingiu todos os setores do governo como está sendo provado. A sorte é que o Ministério Público Federal não se curvou e o juiz Sergio Moro foi em frente.

O FINAL Presos os cardeais do PMDB, estará aberto o caminho para a prisão de Lula, que anda recolhido, desistindo da promessa de sair pregando contra o golpe. Daí que não haverá clima para os tais movimentos sociais protestarem como antes. É torcer!

REFLEXOS Após a indignação que tomou conta da opinião pública de MS – por conta dos escândalos locais e nacionais – já sentimos a postura de reflexão do eleitor nas pesquisas recentes quanto sua intenção de votos para a prefeitura de Campo Grande.

VEJA: Dos 1.400 eleitores pesquisados, entre 3 e 8 deste mês, 39,60% deles ainda estão indecisos na ‘espontânea’ e 18,60% na estimulada. A Pesquisa do Instituto Vale foi registrada na J.E sob nº 03811-2016. Contratante - Dr. Costas Jornalismo Ltda ME.

AZAMBUJA Bem avaliado com 35,83% de ótimo/bom; 36,14 de regular; 17,57% de ruim/péssimo e 10,44 não souberam responder. Melhorou bem em relação à pesquisa anterior e se qualifica ainda mais como bom instrumento a serviço da candidata Rose.

AVALIAÇÃO do Governo Bernal: 48,92% ruim/péssimo; 20,35% regular; 16,07% ótimo/bom; 14,66 não souberam responder. Detalhe: na pesquisa de Abril Bernal tinha 51,76% ruim/péssimo; 21,17% regular; 15,29% ótimo/bom; 11,78% não responderam.

REJEIÇÃO Serve para avaliar o potencial de cada um. Na ‘estimulada’, Bernal tem 25,42%; Alex do PT 19,28%; Nelsinho 17,21%; Tereza Name 4,92%; Rose 4,71%; Marquinhos 4,20%, Cel Davi 1,21, Marcio Fernandes apenas 1,21% dos pesquisados.

OS NÚMEROS na ‘estimulada’: Marquinhos 34,07%; Bernal 29,85%; Rose 10,21%; Pepê 4,14%; Alex do PT 1,78%; Márcio Fernandes 1,35%. Indecisos 18,60%. Mas na pesquisa espontânea os indecisos chegam a 39,60%, mostrando que o jogo está aberto.

INTERESSANTE Na simulação com Nelsinho no lugar de Marquinhos, Bernal sobe para 31,57%. Nelsinho 17,07%; Rose 11,35%; Pepê 4,20%; Marcio Fernandes 2,35%; Tereza Name 2,28%, Alex do PT 1,92; Athayde de Freitas 1,64%. Indecisos 27,62%.

A SURPRESA? Absolvido no STF, o deputado Dagoberto é a nova peça do tabuleiro O PT quer apoiá-lo e ele poderia inclusive se aproveitar da desistência de Tereza Name. Mas o PT seria boa companhia na atual conjuntura? Ora! O cacife da ética do PT zerou.

ENFIM... nas eleições municipais o fator pessoal conta muito. Deve ganhar a melhor mensagem ao eleitor. Aliás, aquilo que Obama fez na sua vitória serve de referência de propósitos. A dica: já que não haverá comprador para seu voto, o eleitor será exigente.

“O Brasil conhece a minha trajetória, o meu cuidado no trato da coisa pública...” (Ex-presidente Sarney)

Nos siga no Google Notícias