A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


13/10/2012 10:48

Fim de Cena

Manoel Afonso

‘FIM DE CENA’   Em 2006 Antonio Cruz obteve 39.643 votos só em C.Grande para a Câmara Federal; em 2010 foram 35.855 votos. Agora, apesar do hospital e formidável estrutura conquistou apenas 4.912 votos. Mudou ele ou o eleitorado?

Veja Mais
Clamor popular contra impunidade do policial matador
Marquinhos e Reinaldo juntos nas eleições de 2018?

COMPARANDO Vander é outro caso ‘interessante’. Em 2006 Campo Grande deu-lhe 29.562 votos; em 2010 foram 32.912 votos. Apesar dos padrinhos e parentesco com Zeca, chegou a decepcionante casa dos 21.377 votos. ‘Au revoir’.

AZAMBUJA No pleito de 2010 obteve 18.404 votos na capital. Agora, 113.629 votos ( 25,90%).  Vai cumprir a promessa (na entrevista) de acabar com a fama de partido de indecisos? Aliás, Quércia dizia que o PSDB é partido sem sexo.

QUESTÕES  O apoio a Bernal implicaria em participação administrativa? Onde e como? Vale a pena assumir riscos com poderes limitados? O seu projeto para 2014 caminhará ao lado do PP, aliado de primeira hora do PT-Planalto?

ATHAYDE   Difere de Reinaldo. Cansou do poder periférico. O PPS só cresce se for instrumentalizado. A condição de melhor vereador do ponto de vista institucional é aviso emblemático para Bernal.  Democrata ao estilo ‘bateu-levou’.

GIROTO A  sua votação na capital para a Câmara em 2010 chegou a 55.546 votos. Agora, cada segundo é precioso para tentar reverter a situação. Vários fatores serão levados em conta para o sucesso da empreitada. A sorte está lançada.

BERNAL  Ganhou mais de 15% dos eleitores da ‘camada chantilly’ do PT (emagrecido) e atraiu o chamado ‘voto sem culpa’. Continua o discurso de propostas (?) genéricas como se tivesse a varinha mágica ou o ‘pó de pirlimpimpim’.

DANTE FILHO:  “...Girotto só tem um caminho: politizar o debate e desconstruir de forma convincente seu adversário. Dará tempo? Nesse caso, só há uma resposta: tudo é possível no mundo das impossibilidades sonhadas...”

1-RENOVAÇÃO!   Não se deve generalizá-la.  Depende do colégio eleitoral/região do país e cenário local.  Ora! Como ignorar? Figuras carimbadas como Hashioka, Enelvo, Zé Cabelo, Valdeli, Dalton, Kruger, Rolim e Zacarias venceram agora.

2-RENOVAÇÃO  Há casos e casos. Em Chapadão e Fátima – por exemplo – os ventos sopravam neste sentido pelo excesso de tempo no poder. Pessoas que se sentiam alijadas do processo, se uniram e souberam passar a mensagem ao eleitor.  

EVIDENTE  Algumas candidaturas naufragaram também pelos equívocos nas alianças, escolha do vice, discursos e escorregões na campanha. Esse conjunto de desencontros cria ‘bolhas na motivação’ que acabam favorecendo o adversário.

EDUCADORA x TRAVESTI Poderosa da Fetems, dirigente do PT e ex-assessora de Biff,,  a professora Elza Jorge obteve só 923 votos para vereadora. Na outra ponta a ousada travesti Cris Steffany faturou 1.031 votos. É mole?  

ZECA DO PT  Campeão de votos? Muito pouco para quem teve tanto poder e espaço na mídia. Além do belo salário, a tribuna para fazer o que mais gosta. Mas a derrota de Heitor em Murtinho sinaliza mais desgaste na própria terra natal.

‘NÁUFRAGOS’   Pífia a votação dos 10 militares que tentaram a Câmara. Nem mesmo o ex-deputado coronel Ivan escapou do vexame: 1.513 votos. E dos 31 professores candidatos, apenas Rose, Rocha e Thais Helena se elegeram.

‘URNAS & DEUS’  Pastora Fernandes só 27 votos; Adão da Graça-85; Abílio-107; Oliveira-110; missionária Mariceia-269; Eli Ranbgel-277; A. Alves-282; pastor Dimas- 455. Quem se salvou foi Elizeu Dionísio com 5.983 votos.

COMUNICADORES Só Cazuza e Chocolate venceram. Reprovados: Afonso Baileiro, Alex do Som, locutor Paulo Cesar, cantor Paulinho, dr. Valdir de Almeida, Pedrinho Spina, Magali Picarelli, Edson Godoy, J.Bosco e Ribeiro.

ESTIGMA?  O que ajudava, agora atrapalhou. A exceção foi Zeca. Mas  Airton do PT, Alex do PT, Bira do PT, Walkíria do PT e Celinha do PT não perceberam que a agregar a sigla ao nome espantaria os eleitores. Perderam o horário e o trem.

NO PASSADO  muitos se elegeram (deputados e vereadores) por conta da sigla e da força de atração de líderes. Pedrossian e Wilson por exemplo, elegeram muita gente que ao longo do mandato virou pó. Sem luz própria não se sobrevive.

DICAS  aos futuros vereadores. Leiam a Lei Orgânica do Município, o Regimento Interno da Câmara, a Constituição Estadual e a Carta Magna.  Noções sobre Direito Administrativo (prof. Hely Lopes Meireles) são indispensáveis.

LEMBRETES: Aparência conta (terno, camisa e gravata), mas o que vale mesmo é o conteúdo, sob pena de ‘bonitinho, mas ordinário’. Vereador precisa de uma secretária eficiente e assessores preparados. Fora disso, dança!

ADVERTÊNCIA Não tentem chantagear o prefeito com vantagens ilícitas ou imorais. As câmeras escondidas (na caneta inclusive) têm denunciado casos escabrosos pelo país afora.  Cá entre nós: os salários são mais que justos e suficientes.

MENSALÃO   Aqui a classe política tem ignorado o assunto, priorizando as eleições. Mas vale lembrar a postura corajosa e correta do ministro Joaquim  Barbosa. Não há ‘golpe das elites’, como diz o PT, mas sim a verdade nua e crua.   

Nada acontecia sem o consentimento de Zé Dirceu”. (Proc. Roberto Gurgel)

Clamor popular contra impunidade do policial matador
IMPUNIDADE O conjunto de manobras para beneficiar Ricardo Hy Um Su Moon, o policial rodoviário federal assassino do empresário Adriano Correia do Nas...
Marquinhos e Reinaldo juntos nas eleições de 2018?
DESMAMA Há quem pregue: o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), deveria imitar seu colega do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), acaba...
Algo mudou, só os políticos não percebem
NA MOSCA As centrais sindicais estão 'pê da cara' pelo risco de ficarem sem o velho dinheiro carimbado do imposto sindical. Essa CLT octogenária, ran...
Mandato massageia o ego, enche o bolso!
A CONTA Congelados os salários dos vereadores da capital em R$15.031,78. Atitude louvável neste universo de tanta sacanagem. Seria muito ou pouco o v...



Lei Orgânica? Regimento Interno, carta Mágna? O que a grande maioria quer ler é o poupudo contra cheque. Alguns vão abrir um sorriso de orelha a orelha e dizer: "Putz".
 
Valter Oliveira em 17/10/2012 21:57:35
Muito boa essa de os politicos fazerem a leitura e aprendizado das leis, etc(seria ótimo)....em dezembro papai noel vai deixar uma Ferrari no meu jardim......hahahhaha
 
agricio araujo em 15/10/2012 11:33:36
O Herculano Borges também não é professor?
 
agricio araujo em 15/10/2012 11:30:30
Caro Manoel, o minimo que eu espero dos nossos futuros vereadores é que eles "já" leram e releram a Lei Orgânica do Município, o Regimento Interno da Câmara, a Constituição Estadual e a Carta Magna. Sobre o livro do prof. Hely Lopes Meireles não espero tanto não, mas vale a dica e espero que eles leiam.
Um abraço.
 
Eder Solano em 13/10/2012 11:41:56
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions