ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Manoel Afonso

Giroto & farra no ar & depois da cadeia

Manoel Afonso | 27/02/2015 17:43

FRANCAMENTE... Quem é melhor? PMDB ou PT? Ambos pecam pela incoerência. A insatisfação popular aflorou com a alta da energia elétrica e dos combustíveis. E logo o PT – via ministro da Justiça – ameaçando os pobres caminhoneiros!

CONVENCEU? “Não são as estrelas que vão me guiar. São as escolhas que vão me levar”. Essa frase de efeito na abertura do último programa do PMDB teve o objetivo de alertar o Planalto das consequências - se não der maior espaço ao partido.

NA PRÁTICA a gente sabe como funciona essa política do ‘é dando que se recebe’. O PMDB levou o carimbo de mero coadjuvante e quer mais em troca da governabilidade. Quando Renan diz que a coligação com o PT ‘capenga’, está dado o recado.

‘APLAUSOS’ Enquanto o povo esperneia, a Câmara Federal reajusta verba de gabinete, auxílio moradia, conta telefônica e facilita as viagens aéreas dos deputados e mulheres. Mais uma decisão entre amigos com os custos pagos por nós, é claro!

A PROPÓSITO Entre janeiro de 2007 e outubro de 2008 o deputado Dagoberto Nogueira usou essa cota de passagens para 40 voos internacionais ( Paris, Milão, Miami, Nova York e Buenos Aires). Em 22 deles levou a mulher e a filha.

DAGOBERTO se defendeu na mídia: “A gente fica até envergonhado porque entra na vala comum, que me revolta. Mas nunca me locupletei do dinheiro público.” Em tempo: essas viagens do deputado do PDT e familiares custaram R$92.629,60. De leve...

O EPISÓDIO enseja o convite ao leitor para refletir sobre os argumentos dos políticos para justificar sua conduta. Alegam que é direito, que tem amparo na lei. Mas esquecem a ética. Ora! Nem tudo que é legal é moral. E pensar que eles representam você!

RESPEITO quem opta por escrever perfumarias, mas é preciso também motivar o leitor ao exercício de reflexão. Infelizmente, de modo geral, o legislador municipal, estadual e federal, adota a ‘Lei de Gerson’. Só visa vantagens pessoais. E só!

‘PIZZA’ Difícil acreditar num bom trabalho da CPI da Petrobrás na Câmara Federal. Já nasceu com duas coleiras: no presidente – do PMDB - e no relator do PT. Aliás, o deputado Marun, integrante dela, deve se cuidar para não sair desgastado.

A TORCIDA mesmo é para a criação da CPI dos empréstimos do BNDES. Dizem que os rombos seriam muito superiores ao caso Petrobrás e do Mensalão. E pensar que o PT pregou ( disse pregou) transparência e ética na administração pública.

ELOGIOS O prefeito petista Heitor Miranda – (Porto Murtinho) elogiou ao cronista a equipe de Reinaldo, em especial a Eduardo Riedel e Jaime Verruck. Disse ainda que o estilo pessoal do governador facilitará as relações prefeitura-Estado.

ESTILO Cada governante tem o seu e reflete na equipe. Aliás, prefeitos e vereadores tem saído da governadoria elogiando a postura do chefe da Casa Civil Sergio de Paula. É na Casa Civil que um governo começa a ser avaliado pelos agentes políticos.

A NORMA Quando um vereador, prefeito. representante de entidade se dirigem à governadoria, esperam um tratamento cordial. Claro, difícil atender a todos os pedidos, mas vale como a justificativa é feita. No mínimo saem bem impressionados.

É PRECISO ter paciência para ouvir os reclamos. Mas é necessário que o governante também tenha sabedoria ao dizer não aos pedidos. Na política isso é fundamental, sob pena desta insatisfação se transformar em estigma de governo insensível e duro.

GIROTO Sua nomeação se deu pela sua competência profissional (rara atualmente) e pelo fato do PR comandar o Ministério dos Transportes. Sorte de Reinaldo e dos nossos municípios. Ele conhece a nossa malha viária como a palma da sua mão.

CARÊNCIA Como bem observa o publicitário Ariosto Barbieri; bastaram alguns dias de greve dos caminhoneiros para ficar exposta a fragilidade logística do país nos transportes - sem outros canais alternativos como ferrovias e hidrovias.

CONVENHAMOS Esse pessoal dos transportes parece não ter a dimensão do poder de fogo que tem. Basta fechar meia dúzia de rodovias que o Brasil trava. E as ameaças do ministro da justiça é um desastre político ao PT. A Venezuela é aqui?

CADEIA De vez em quando os poderosos provam de seu veneno e sentem os efeitos. Compare as imagens de João Paulo, Zé Dirceu, Valdemar Costa Neto e Zé Dirceu – antes e depois da prisão. Sumiu o orgulho e envelheceram precocemente.

IMAGINE a humilhação deles junto aos familiares e vizinhos. Seus filhos sabem o teor da opinião pública sobre o caso. Vejam os empreiteiros presos na ‘Lava Jato’. A exemplo do pessoal do Mensalão, se julgavam intocáveis, acima de tudo.

ESPERANÇA Não digo que o país esteja mudando, porque os políticos continuam os mesmos. Mas graças ao apoio da mídia, a opinião pública tem conseguido alguns porta vozes na justiça para apenar políticos e poderosos corruptos. Já é um consolo.

BOQUINHAS Nomeações recentes de parentes e apaniguados de políticos em vários segmentos do serviço público demonstram a insaciabilidade de poder. Neste item não há distinção entre os partidos. Como se diz: pregam uma coisa, fazem outra.

BOM SINAL Com a demissão de 260 funcionários terceirizados, o Tribunal de Contas do Estado prepara-se para convocar 20 auditores de controle externo aprovados em concurso. Uma das metas prometidas pelo presidente Waldir Neves.

“A gente quer paz, mas sabemos brigar”. (Lula – sobre a Petrobras)

Nos siga no Google Notícias