A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


22/01/2016 11:50

Lula – candidato a canonização?

Manoel Afonso

O MAIORAL Ainda bem que o Lula de vez em quando socorre a minguada pauta política dos jornais no período do recesso parlamentar. Desta vez ele compareceu ao melhor estilo para proclamar-se o mais honesto de todos os brasileiros. ‘Legal!’

Veja Mais
Clamor popular contra impunidade do policial matador
Marquinhos e Reinaldo juntos nas eleições de 2018?

A AFIRMATIVA não causou grande surpresa nos meios políticos, se levarmos em conta a postura surrealista dele em sua trajetória. Já há quem defenda a tese de beatificá-lo ou colocá-lo na galeria dos grandes estadistas como Gandhi. No PT tudo é possível.

MALUF Os irônicos de plantão dizem que ele estaria p da vida com essa afirmativa, pois o ex-presidente simplesmente teria roubado o seu conhecido discurso sobre a questão de honestidade na vida pública. Ontem inimigos - hoje féis aliados.

SARNEY Basta consultar jornais ou a internet para se encontrar declarações violentas de Lula contra o ex-presidente maranhense e sua família. Seria o caso de se perguntar: Lula estava mentindo quando era adversário ou agora como companheiro de Sarney?

A PROPÓSITO: Durante a campanha presidencial perguntaram numa entrevista ao ex-presidente FHC, qual sua opinião sobre a postura de Lula e ele ponderou: “eu não sou padre confessor para lidar com isso. Lula vai ter que se entender com Deus.”

COMPARANDO Carlos Imperial e Clodovil eram jurados num programa de calouros na tevê. O primeiro se gabava de ser macho, jogando farpas contra o costureiro. Um dia Clodovil desmontou Imperial com a frase: “Ué, quem é macho não precisa falar”.

A HONESTIDADE de Lula é um mar aberto. Há de se levar em conta sua notável liderança no grupo político petista, onde vários casos de desonestidade foram registrados. É incrível imaginar que ele, não percebeu tanta sujeira à sua volta.

POIS BEM! É pública a ascendência de Lula sobre toda a cumpanheirada do PT em todas as situações. Sua força é muito maior do que o diretório nacional do PT, que jamais ousou contrariar suas determinações. A indicação de Dilma prova essa força.

A ESCOLHA de Zé Dirceu como o todo poderoso na Casa Civil é reflexo de uma jornada de militância construída ao longo de muitos anos. O bom senso indica de que as atitudes tomadas pelo ex-deputado foram de comum acordo com o então presidente.

A FRASE bíblica “diga-me com quem andas...” seria um indicativo perfeito para o caso de Lula e seus antigos amigos petistas processados e presos por safadezas diversas com o dinheiro público. Sorte dele é a fidelidade canina de Zé Dirceu e Cia.

A AFIRMATIVA “tamo junto” – quando da prisão de Zé Dirceu não se materializou porque Lula não fez uma só visita ao presidiário petista. A mesma postura foi adotada em relação a Zé Genoino, Vaccari Neto e André Vargas por exemplo.

IMPRESSIONA a facilidade com que Lula tenta justificar tantas barbaridades ocorridas em seu governo e mesmo agora sob a batuta de Dilma. Sorte dele é essa desunida oposição, sem um discurso direto e consistente que ganhe o apoio das ruas.

O JUDICIÁRIO é hoje quem faz o papel de porta voz da sociedade - revoltada com tanta bandalheira havida sob o manto petista. Imagine como reagiriam os petistas caso os acusados fossem seus adversários. Teriam colocado fogo no país há muito tempo.

A SITUAÇÃO do país beira a tragédia. A questão econômica é grave e as previsões para 2016 e 2017 são das mais pessimistas. Dilma parece governar outro país, alienada dos problemas sociais, como da saúde, segurança e desemprego. Vive no mundo da lua.

BARGANHA Tem sido a principal pratica do Planalto nas relações com o Congresso para se livrar do impeachment. A sorte de Dilma é que os parlamentares tem como prioridade maior a própria sobrevivência, adotando a máxima “é dando que se recebe”.

DELCÍDIO Não há como ignorar sua situação inusitada. O brilhante líder de ontem do Governo – hoje esquecido e até ironizado pelo Planalto e lideranças do PT. Não houve manifestações petistas com sinais de indignação do ato sofrido pelo senador.

AS DECLARAÇÕES de petistas que visitaram o senador foram protocolares, despidas de sentimento de fraternidade ou solidariedade partidária. Neste episódio ficou provado de que Delcídio é mesmo um estranho no ninho petista, como insistia parte da mídia.

O SENADOR era visto sem um grupo definido no PT. Se ele transitava bem junto a prefeitos e vereadores de outros partidos, por conta das emendas que liberava, suas relações dentro do PT eram instáveis devido a disputa interna com Zeca do PT.

DILMA foi extremamente fria no episódio. Não moveu uma palha a favor - embora seja pública e notória a força de um presidente da república. Pior mesmo ficou por conta do Ruy Falcão, que deu ao senador um tratamento incompatível com o cargo dele.

O FUTURO de Delcídio é incerto. Há muita conversa fiada ou suposições por conta de interesses diversos. Longe de se discutir o mérito da questão que motivou a prisão, a intenção é mostrar a frieza e falta de solidariedade petista até aqui. Muito estranho.

MERECE ser destacado aqui a postura honrada e equilibrada do professor Pedro Chaves. Não é só pela visita que fez ao senador, mas sim pelo cuidado e zelo nas suas declarações. Não faz da possibilidade de chegar ao senado uma obstinação. Nota 10.

ATENTO O Secretário Carlos A. Assis – vivendo 24 horas diretas no cargo. Pessoas próximas ao Secretário elogiam sua postura para que a maquina administrativa não saia do ritmo apesar da crise que o país e Estado atravessam. Discreto e competente.

“Eu não sou padre confessor para lidar/Lula vai ter que se entender com Deus”. (FHC)

Clamor popular contra impunidade do policial matador
IMPUNIDADE O conjunto de manobras para beneficiar Ricardo Hy Um Su Moon, o policial rodoviário federal assassino do empresário Adriano Correia do Nas...
Marquinhos e Reinaldo juntos nas eleições de 2018?
DESMAMA Há quem pregue: o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), deveria imitar seu colega do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), acaba...
Algo mudou, só os políticos não percebem
NA MOSCA As centrais sindicais estão 'pê da cara' pelo risco de ficarem sem o velho dinheiro carimbado do imposto sindical. Essa CLT octogenária, ran...
Mandato massageia o ego, enche o bolso!
A CONTA Congelados os salários dos vereadores da capital em R$15.031,78. Atitude louvável neste universo de tanta sacanagem. Seria muito ou pouco o v...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions