A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


22/01/2016 11:50

Lula – candidato a canonização?

Manoel Afonso

O MAIORAL Ainda bem que o Lula de vez em quando socorre a minguada pauta política dos jornais no período do recesso parlamentar. Desta vez ele compareceu ao melhor estilo para proclamar-se o mais honesto de todos os brasileiros. ‘Legal!’

Veja Mais
A lealdade de Zé Teixeira e a gratidão do governador
Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação

A AFIRMATIVA não causou grande surpresa nos meios políticos, se levarmos em conta a postura surrealista dele em sua trajetória. Já há quem defenda a tese de beatificá-lo ou colocá-lo na galeria dos grandes estadistas como Gandhi. No PT tudo é possível.

MALUF Os irônicos de plantão dizem que ele estaria p da vida com essa afirmativa, pois o ex-presidente simplesmente teria roubado o seu conhecido discurso sobre a questão de honestidade na vida pública. Ontem inimigos - hoje féis aliados.

SARNEY Basta consultar jornais ou a internet para se encontrar declarações violentas de Lula contra o ex-presidente maranhense e sua família. Seria o caso de se perguntar: Lula estava mentindo quando era adversário ou agora como companheiro de Sarney?

A PROPÓSITO: Durante a campanha presidencial perguntaram numa entrevista ao ex-presidente FHC, qual sua opinião sobre a postura de Lula e ele ponderou: “eu não sou padre confessor para lidar com isso. Lula vai ter que se entender com Deus.”

COMPARANDO Carlos Imperial e Clodovil eram jurados num programa de calouros na tevê. O primeiro se gabava de ser macho, jogando farpas contra o costureiro. Um dia Clodovil desmontou Imperial com a frase: “Ué, quem é macho não precisa falar”.

A HONESTIDADE de Lula é um mar aberto. Há de se levar em conta sua notável liderança no grupo político petista, onde vários casos de desonestidade foram registrados. É incrível imaginar que ele, não percebeu tanta sujeira à sua volta.

POIS BEM! É pública a ascendência de Lula sobre toda a cumpanheirada do PT em todas as situações. Sua força é muito maior do que o diretório nacional do PT, que jamais ousou contrariar suas determinações. A indicação de Dilma prova essa força.

A ESCOLHA de Zé Dirceu como o todo poderoso na Casa Civil é reflexo de uma jornada de militância construída ao longo de muitos anos. O bom senso indica de que as atitudes tomadas pelo ex-deputado foram de comum acordo com o então presidente.

A FRASE bíblica “diga-me com quem andas...” seria um indicativo perfeito para o caso de Lula e seus antigos amigos petistas processados e presos por safadezas diversas com o dinheiro público. Sorte dele é a fidelidade canina de Zé Dirceu e Cia.

A AFIRMATIVA “tamo junto” – quando da prisão de Zé Dirceu não se materializou porque Lula não fez uma só visita ao presidiário petista. A mesma postura foi adotada em relação a Zé Genoino, Vaccari Neto e André Vargas por exemplo.

IMPRESSIONA a facilidade com que Lula tenta justificar tantas barbaridades ocorridas em seu governo e mesmo agora sob a batuta de Dilma. Sorte dele é essa desunida oposição, sem um discurso direto e consistente que ganhe o apoio das ruas.

O JUDICIÁRIO é hoje quem faz o papel de porta voz da sociedade - revoltada com tanta bandalheira havida sob o manto petista. Imagine como reagiriam os petistas caso os acusados fossem seus adversários. Teriam colocado fogo no país há muito tempo.

A SITUAÇÃO do país beira a tragédia. A questão econômica é grave e as previsões para 2016 e 2017 são das mais pessimistas. Dilma parece governar outro país, alienada dos problemas sociais, como da saúde, segurança e desemprego. Vive no mundo da lua.

BARGANHA Tem sido a principal pratica do Planalto nas relações com o Congresso para se livrar do impeachment. A sorte de Dilma é que os parlamentares tem como prioridade maior a própria sobrevivência, adotando a máxima “é dando que se recebe”.

DELCÍDIO Não há como ignorar sua situação inusitada. O brilhante líder de ontem do Governo – hoje esquecido e até ironizado pelo Planalto e lideranças do PT. Não houve manifestações petistas com sinais de indignação do ato sofrido pelo senador.

AS DECLARAÇÕES de petistas que visitaram o senador foram protocolares, despidas de sentimento de fraternidade ou solidariedade partidária. Neste episódio ficou provado de que Delcídio é mesmo um estranho no ninho petista, como insistia parte da mídia.

O SENADOR era visto sem um grupo definido no PT. Se ele transitava bem junto a prefeitos e vereadores de outros partidos, por conta das emendas que liberava, suas relações dentro do PT eram instáveis devido a disputa interna com Zeca do PT.

DILMA foi extremamente fria no episódio. Não moveu uma palha a favor - embora seja pública e notória a força de um presidente da república. Pior mesmo ficou por conta do Ruy Falcão, que deu ao senador um tratamento incompatível com o cargo dele.

O FUTURO de Delcídio é incerto. Há muita conversa fiada ou suposições por conta de interesses diversos. Longe de se discutir o mérito da questão que motivou a prisão, a intenção é mostrar a frieza e falta de solidariedade petista até aqui. Muito estranho.

MERECE ser destacado aqui a postura honrada e equilibrada do professor Pedro Chaves. Não é só pela visita que fez ao senador, mas sim pelo cuidado e zelo nas suas declarações. Não faz da possibilidade de chegar ao senado uma obstinação. Nota 10.

ATENTO O Secretário Carlos A. Assis – vivendo 24 horas diretas no cargo. Pessoas próximas ao Secretário elogiam sua postura para que a maquina administrativa não saia do ritmo apesar da crise que o país e Estado atravessam. Discreto e competente.

“Eu não sou padre confessor para lidar/Lula vai ter que se entender com Deus”. (FHC)

A lealdade de Zé Teixeira e a gratidão do governador
‘MÁGICAS’ A diferença entre ‘acórdão’ e ‘acordão’ não é apenas na acentuação. Se o ministro Ricardo Lewandowski inventou que a ex-presidente Dilma Ro...
Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
DESAFIO Se o presidente Michel Temer (PMDB) não vetar, caso o Senado aprove o projeto bizarro da Câmara, o país irá culpá-lo e perderá o apoio das ru...
Pizzas, os políticos não abrem mão delas
NÁUFRAGO Culpando a TV Globo e o juiz federal Sergio Moro, o ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT) tentou no saguão da Assembleia Legislativa justifi...
Invasores das escolas, a nova aposta do PT
LUZ AMARELA Os casos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com as finanças em colapso, estão sendo considerados pelo governador de Mato Grosso do Su...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions