ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Manoel Afonso

Marquinhos e Reinaldo juntos nas eleições de 2018?

Manoel Afonso | 06/01/2017 09:30

DESMAMA Há quem pregue: o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), deveria imitar seu colega do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), acabando com as isenções de IPTU das igrejas e do ISSQN ao Consórcio Guaicurus para ‘abater’ o valor do preço das tarifas.

CLARO! As empresas de transporte urbano usam de manobras, mascararam custos e lucram mais. Intrigante: o ex-prefeito Alcides Bernal (PP) sancionou a lei em 26 de dezembro, no apagar das luzes do seu mandato. Como diria aquele apresentador de TV: “isso é realmente incrível”.

POSTURA Marquinhos cuida para que seu antecessor não seja visto como vítima na averiguação das contas de sua gestão. Mas, o ex-prefeito Alcides Bernal (PP), que tem projeto político, terá que responder na forma da lei por eventuais irregularidades. Não terá vida fácil.

‘CABELUDAS’ Uma delas é o desastre da Previdência Municipal (IMPCG), que tinha saldo bancário gordo e hoje está quebrada. Onde foi parar tanto dinheiro? A Câmara Municipal não vacilou e criou comissão para apurar o que de fato aconteceu.

ENFIM... Na Capital, os vereadores têm plena consciência da missão que lhes tocam nesta fase delicada da administração. Sabem que a opinião pública é o eco da voz do eleitor que votou pela grande renovação na Câmara. E o melhor: não querem decepcionar.

DESGASTE Os argumentos da ex-vereadora Luiza Ribeiro (PPS), apeada do cargo da Secretaria da Cidadania e Diversidade, não convencem. Ora! Não sabia que precisaria morar em Brasília? Se criticou tanto o governo Temer não deveria ter aceitado o cargo. É mais uma da esquerda das ‘boquinhas’.

ENCIUMADO Quem conhece o ex-governador André Puccinelli (PMDB) afirma que ele teria dor de cotovelo da atual gestão estadual. Em conversas, arrisca até comparar realizações entre o seu governo e a administração de Reinaldo Azambuja (PSDB).

É NATAL... Comentada a veiculação na internet – nas festas de fim de ano - de vídeo com o ex-governador André e familiares cumprimentando a população. Contraria a tese da aposentadoria - de olho nos netos e numa fundação que ainda não saiu do papel.

HABILIDADE Entre ambos, há mais identidade que divergências. Assim defino a relação entre o prefeito Marcos Trad e o governador Reinaldo Azambuja. Há ambiente para essa parceria entre eles desembocar no projeto eleitoral de 2018, atraindo inclusive outras siglas e lideranças. Certo?

VEJA BEM: A tendência é que a administração da Capital corresponda às expectativas criando condições do grupo político do prefeito crescer. O governador sabe que as eleições para o governo sempre passaram pelas urnas de Campo Grande. Seriam duas ‘máquinas’ juntas operando no pleito de 2018.

LAVA JATO Opiniões: uns acham que nosso Estado estaria no rol dos 7 Estados alvos da próxima fase da Polícia Federal. Para outros, o ‘pessoal’ daqui seria mais esperto do que os ‘figurões’ que já caíram na rede do juiz federal Sergio Moro. Há mais dúvidas que certeza sobre essa esperteza.

POLÊMICA De um lado o prefeito Waldely dos Santos Rosa (PR), que pagou aos professores de Costa Rica (MS) o salário de dezembro, 12º, 13º, 14º, 15º, 16º e metade do 17º salários. De outro Roberto Botareli, presidente da Federação dos Trabalhadores na Educação de MS.

O PREFEITO revela que os recursos para os bônus aos mestres são do Fundeb (Fundo para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico) para auxiliar no custeio dos ensinos infantil e fundamental. Alega que em 2016 sobraram recursos do Fundeb, os casos de faltas dos professores diminuíram, evitando gastos com os eventuais substitutos.

O SINDICALISTA diz que os professores devem ganhar bem o ano inteiro e lembra que lá eles recebem abaixo do salário previsto para várias categorias do ensino pago pelo Estado. Exemplo; o professor com ensino superior – por 20 horas semanais – recebe do Estado R$ 2.503,08 e em Costa Rica o salário é de apenas R$ 1.400,38.

EVIDENTE O fato de a matéria ser exibida no Jornal Nacional desperta comentários. Aqui a observação: pré-candidato a deputado federal em 2018, o prefeito Waldely usa de eficiente marketing político. O atento sindicalista Botareli também sonha em disputar um mandato parlamentar. Explicado!

DIFERENCIAL Projetos à parte, Waldely demonstra competência como poucos prefeitos. Evidente, a arrecadação é boa, mas o rica vizinho Chapadão do Sul oportuniza a comparação. O ex-prefeito Felipe (PSDB), é a antítese de Waldely, pois deixou o cargo desgastado, não concorrendo a reeleição em 2016 inclusive.

LIMITES O deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) teria exagerado nas manifestações de fidelidade ao ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). As provas contra Cunha estão se cristalizando, atraindo o repúdio da opinião pública, e Marun pode sair contaminado por essa relação fraternal.

OUTROS TEMPOS Duas vezes prefeito e ex-vice governador de MS, o vereador Braz Melo (PSC), 69 anos, não conseguiu galgar a presidência da Câmara Municipal de Dourados, perdendo para a estreante Daniella Hall (PSD). É aquela história; na política de Dourados os medalhões não têm conseguido se dar bem ultimamente.

“Não basta ser bem sucedido; os outros também precisam fracassar.” (Gore Vidal)

Nos siga no Google Notícias