A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Fevereiro de 2017


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


18/12/2015 10:56

O eleitor - entre a revolta e a apatia

Manoel Afonso

ESPAÇO A saída de Delcídio vai oportunizar novos nomes no cenário local? Tudo vai depender dos desdobramentos das operações policiais em curso e da própria reação da opinião pública. Honestidade e competência; um binômio raro na vida pública.

SUJOU! Há luz no fim do túnel? Políticos presos por corrupção e pedofilia. Nunca é demais alertar: cuidado com esse pessoal que usa a religião para fins eleitorais. Lobos travestidos de cordeiros. Eu digo sempre: igreja virou comitê eleitoral. Amém!

PERGUNTAS: Como será o novo olhar do eleitor após as revelações da ‘Lava Jato’? Será mais exigente, criterioso ou se deixará levar pelo comodismo? E os candidatos – baterão na surrada tecla da honestidade como os eternos ‘salvadores da pátria’?

MUITO BOA A condenação do ex-governador Eduardo Azeredo calou de vez a boca dos petistas que reclamavam da ‘discriminação da justiça’ poupando os mensaleiros tucanos. Em tempo: graças aos recursos legais, Azeredo não ficará uma noite em cana.

‘MUITO ENGRAÇADO’ Com cara de pau os petistas nas ruas para esculhambar o deputado Eduardo Cunha. A intenção, tirar de foco a Dilma, seu governo incompetente e a corrupção que levou os petistas e seus amigos empresários para a cadeia.

NA VEIA O senador Moka não abre mão dos valores morais na avaliação de projetos; as pessoas de bem - avalizam seu voto contra a repatriação do dinheiro escondido no exterior. Firme, convincente, não se contaminou pelo esquema brutal. E isso conta!

MAIS GENTE O rol de pessoas daqui envolvidas em maracutaias do PT não ficará restrito àqueles já divulgados. Há gente de todos os calibres. O caso do Giovane Favieri e Armando Peralta (publicitários) deve abrir de vez esse grande vaso sanitário.

SORTUDO O ex- vereador de Dourados e ex-secretário do Governo Zeca – Ralf Marques – sumiu do circuito político devido a sua mudança para o Rio de janeiro, onde atuaria junto à Petrobras/empreiteiras, levado por petistas locais. Boa praça ele.

REJEIÇÃO O estigma da corrupção já provoca desgastes nas lideranças petistas. Dourados não é exceção. Lá o PT tenta participar do pleito de 2016 indicando o candidato a vice prefeito, mas até aqui sua proposta continua no vazio, sem eco.

AGUARDEM Atendendo ao convite do Noninho voltaremos a participar em 2016 do Jornal MS TV Record com o comentário ‘De Leve’. Outro colega, Sérgio Cruz, também foi convidado e deve participar do programa ‘Balanço Geral’ na mesma tevê.

JUSTIÇA Onde foi parar a antiga postura sóbria dos julgadores? A notoriedade, antes restrita aos limites forenses, é visível aqui fora, sem discrição. O juiz Sergio Moro é a exceção; já os ministros do STF - contaminados pela famosa mosca azul.

DEMOCRACIA Se estamos nela, presume-se o Judiciário exercendo suas atribuições. Injustificável essa presença na mídia, com entrevistas e manifestações sobre pessoas e casos em julgamento. Além do excesso de vaidade, haveria a disputa por espaço.

CLARO! A exemplo do MPE, o Judiciário faz uso de ‘out-door’ nas ruas da capital. É a república corporativista onde todos querem mostrar serviço, ao contrário do que ocorre nos países do 1º Mundo. E somos nós mortais, que pagamos essa conta salgada.

O LUXO é a marca registrada de todos os poderes. Começa nos prédios das Câmaras Municipais e chega aos tribunais superiores de Brasília. A suntuosidade contrasta com setores deficientes, como da saúde, onde esse dinheiro poderia ser muito mais útil.

ENFIM... Economia é palavra proibida por esses gestores do dinheiro público. Se na Europa, vemos a simplicidade dos prédios públicos, de boa qualidade e resistindo ao tempo, aqui o luxo encobre as deficiências que em pouco tempo pedem reformas.

A CONFERIR... Coitados dos sacoleiros. Além de assaltos a mão armada nas rodovias, enfrentam a coação para ‘garantir o 13º extra’ de gente que abusa do cargo. Um caso recente filmado pelo celular de uma das vítimas foi encaminhado ao MPE.

BALANÇO anual positivo do deputado Marcio Fernandez: 239 proposições, 7 projetos aprovados; destinou emendas para 19 cidades e mantém desde 2007 o projeto ‘Judô Nota Dez’ em 34 polos estaduais, beneficiando mais de 4 mil crianças.

NA CAPITAL: Semana do Jovem Empreendedor (11/14/agosto); Campanha de Conscientização da Cardiopatia Congênita (Teste do Coraçãozinho) (12/Junho); Audiência Pública de maus trato/descarte de animais e campanha de adoção de animais.

MARCIO (veterinário por formação) identifica-se com o campo. Desde 2007 preside a Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira, alem de integrar outras comissões legislativas que tratam de assuntos diversos. Vai longe.

REELEIÇÃO Os prefeitos que têm juízo sabem que terão muita dificuldade neste 2016. Como administrar e fazer política sem dinheiro? Daí que muitos deles já anunciam a disposição de ir para a casa - cuidar da propria vida e família.

REFLEXÃO “Um dia acreditei que vencer na vida era ter boa casa, boas roupas, carro e dinheiro. O tempo passa, a gente amadurece, passa a ver diferente. Hoje sei, vencer na vida é sobretudo estar em paz onde quer que a gente esteja.” (Ahmad S. Wahbe)

O TEXTO cai como uma luva quando vemos tanta gente gananciosa na cadeia neste final de ano. Gente rica, aculturada, mas sem limites quando se trata de riqueza material e poder. Mas sabemos que na maioria das vezes a ‘ficha cai’ tardiamente. Pena.

“Se a população quer me homenagear, basta não votar no PT”. ( Ex-ministro Joaquim Barboza)

 

As facadas doídas dos cartórios no MS
CARTÓRIOS Herança de Portugal da qual não conseguimos nos livrar. O brasileiro é refém deste sistema que engorda o bolso dos serventuários e o cofre ...
Capital: Câmara sem clima para oposição ao prefeito
‘CRIME E CASTIGO’ O livro do russo Fiódor Dostoiévski é o mais lido na prisão que abriga o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB), com benefício a remição ...
Terceira via – força poderosa ou mera coadjuvante?
PAULO SIUFI Articulado, o deputado estadual, do PMDB, dará tempero aos debates. E não perdeu tempo ao abordar com sutileza e precisão o episódio do j...
Decisão do TJ pode inviabilizar cinemas no Estado
‘PATINHAS’ Deputado federal Carlos Marun (PMDB) voltou à mídia ao gastar R$ 1.242,00 da Câmara Federal na sua festejada ida à Curitiba. Ora! Desgaste...



PROBLEMAS DA DENG - Os imóveis fechados ou abandonados, cerca de dois mil conforme informa a Prefeitura da capital, que vem causando justas preocupações na população, poderiam ser cedidos à interessados, mediante contrato de cedência, envolvendo o judiciário, desde que tratados com a devida urgência, resolveria esse grave problema, até porque o déficit habitacional é muito grande. As crises políticas e econômicas têm contaminado de maneira brutal os gestores públicos, diminuindo suas capacidades de criação e resolução de problemas. Basta um parecer jurídico junto ao judiciário, e, uma rapidez na tramitação do assunto, aliada a consciência de quem tem a competência para resolver o problema em questão, certamente evitará muitas dores de cabeça, e gastos desnecessários. Benê.
 
benedito rodrigues da costa em 19/12/2015 07:47:29
CRISES : Política, Economica e Corrupção - Já fazem parte de nosso cotidiano, basta ligar a TV, ller os jornais ou mesmo ouvir o velho rádio para ter essa constatação. o cenário é dantesco, causando enorme preocupações nos poderes da república. A essa altura do campeonato, parece que ninguém mais se entende, é tiroteio por todos os lados, e, salve-se quem puder. Sobra para a população, visivelmente apavorada com a epidemia da deng, da zika, da shikunguya e outros mosquitos hematófagos. A Prefeitura anunciou nesta semana que a cidade possui cerca de 2.000 imóveis fechados ou abandonados que estariam colocando em risco a saúde pública. Uma sugestão: Os poderes constitucionais em conjunto poderiam estudar com urgência uma maneira de ocupação desses imóveis dentro de critérios justos. Benê.
 
benedito rodrigues da costa em 19/12/2015 07:34:52
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions