A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


13/07/2013 13:15

Políticos X Internet

Manoel Afonso

 

Veja Mais
A lealdade de Zé Teixeira e a gratidão do governador
Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação

DESEMBARQUE - Apesar do discurso aparentemente caipira na entrega do ‘DEM’ ao Mandetta, Zé Teixeira começou a trocar de ‘farda eleitoral’. Suas bandeiras (Dourados e o agronegócio) interessam ao PMDB, Delcídio e ao próprio Azambuja.

ALTERNATIVA - Mandetta discursava ao seu estilo macio no evento do ‘DEM’; um observador lembrava que após ele perder a chance de disputar a prefeitura da capital, poderia ser um bom candidato ao senado na chapa de Azambuja.

INCONFORMADO - Geraldo Resende diz que o governo é de André e não do PMDB, que Dourados não foi prestigiado com cargos, à exceção de José C. Barbosa na Sanesul. Defende a reaglutinação com PSDB, DEM e outros antigos aliados.

PROBLEMA - Pode não ser fácil contornar essa insatisfação com chances de se alastrar pela ‘Grande Dourados’. Apagar esse incêndio exigirá habilidade e demonstração clara da direção do partido de que está aberto a amplas conversações na base.

RECONCILIAÇÃO - Lembra das rusgas entre Ivan Louzada e Chico Maia? Ambos já tomaram o café amigo e Ivan diz: “O PTB tem 1 minuto na TV. - o Chico está fortalecido, pode ser um bom candidato a vice ou mesmo ao senado”.

SINAIS É - preciso interpretá-los na atual conjuntura, onde as redes sociais influenciam as ruas e devem chegar às urnas, dependendo do universo abrangente. Essa disputa de 2014 pode repetir aquele fenômeno das redes sociais que elegeu Obama.

PARÂMETROS - Brasil não é ‘States’; nem por isso deve-se desprezar o sentimento de indignação com o poder público. Aliás, Ronald Reagan disse que “o contribuinte é o único cidadão que trabalha para o governo sem precisar prestar concurso.”

PETER GIANGRECO - ‘cap’ do marketing de Obama: “pássaros iguais costumam voar juntos. As cidades misturadas, mas alguns padrões seus ainda podem ser avaliadas. Gente do mesmo bairro costuma ter os mesmos hábitos de consumo e ideologia”

OS DESEJOS - do eleitor coincidem com seu perfil. É a tampa da panela. As pesquisas identificam os diferentes grupos de eleitores. Também se você aferir as manifestações diárias na internet descobrirá o perfil e o grupo do seu autor (eleitor?)

PERGUNTA-SE - Embora estejamos distantes do pleito é possível uma pré-avaliação da força das redes sociais em confronto com os antigos métodos de conquista eleitoral em MS? A influência da internet ficaria restrita apenas aos grandes centros?

RECOMENDA-SE - portanto aos marqueteiros de plantão sondagem sobre a influência atual dos agentes políticos locais na escolha do eleitor. Quanto menor o poder deles, maior espaço terá perdido para as redes sociais e afins.

NESTE CASO a conclusão seria inevitável: pelo menos parte apreciável dos eleitores manteria distanciamento dos agentes (representantes) para votar com base na visão pessoal do cenário político e consequentemente das suas aspirações.

O LEITOR - poderia questionar: mas como ficaria o poder de fogo do vereador, prefeito, deputado e outros? Deixariam de ser cabos eleitorais? Não! Dependeria dos desejos do eleitor e sua capacidade de analisar o quadro, personagens e necessidades.

SEM ILUSÕES - As lideranças já acordaram para a nova realidade. As pesquisas mostram: para 82% os partidos são corruptos. E como reverter esse conceito a curto prazo diante dos escândalos diários envolvendo políticos e governantes?

SAIAS JUSTAS - O próprio PT foi desmascarado – não só pelo mensalão e cia, mas por conviver com grupos políticos que praticam a corrupção. Dilma – a exemplo de Lula – fala uma coisa e faz outra. O povo de um modo geral faz essa leitura.

LEITURA - Todas as noites aquele eleitor (sem internet) sentado no sofá após um dia de trabalho, recebe uma chuva de notícias ruins da classe política. É ali que vai formando sua conscientização. Um passo para ir às ruas e pedir mudanças.

RIDÍCULAS - O Governo do PT sentiu o golpe da queda de Dilma nas pesquisas após aquelas primeiras manifestações espontâneas. Daí arregimentou seus sindicatos e Cia para ir às ruas. Mas o povo esperto apenas ficou olhando, não participou.

INCOERENTE Foi preciso que a mídia denunciasse para que o ‘glorioso’ Ministério Público Estadual, abrisse mão (temporariamente) dos gastos com o café. Tal qual na Câmara Municipal, falta postura compatível com o discurso moralista.

VEJA BEM Apesar da mídia atenta os escândalos não param em todos os níveis. Aí eu pergunto: imagine então como ficaria a situação com a mídia censurada como quer o PT? Sem liberdade de imprensa a coisa ficaria do jeito que o diabo gosta.

A IMPRENSA - mentiu sobre o estado da saúde, educação – comparando com os gastos da Copa? Aliás, a culpa deve ser creditada também aos congressistas – de todos os partidos – que votaram com o Governo. Irresponsáveis iguais ao Lula.

O DESAFIO - Será que o Governo resolverá todos os nossos males da saúde até a Copa? Essa importação de médicos é uma piada. Onde estão os hospitais equipados e os medicamentos? A Copa será o bumerangue contra o Planalto. Aguarde!

OS NÚMEROS - da economia preocupam: há risco de inflação com recessão, o pessoal endividado e juros altos. Devido aos impostos a indústria perdeu a competitividade para os importados. Indaga-se: qual o próximo coelho da cartola de Dilma?

“Ninguém sabe quem apoiará Dilma em 2014.” (Rui Falcão – presidente do PT)

A lealdade de Zé Teixeira e a gratidão do governador
‘MÁGICAS’ A diferença entre ‘acórdão’ e ‘acordão’ não é apenas na acentuação. Se o ministro Ricardo Lewandowski inventou que a ex-presidente Dilma Ro...
Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
DESAFIO Se o presidente Michel Temer (PMDB) não vetar, caso o Senado aprove o projeto bizarro da Câmara, o país irá culpá-lo e perderá o apoio das ru...
Pizzas, os políticos não abrem mão delas
NÁUFRAGO Culpando a TV Globo e o juiz federal Sergio Moro, o ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT) tentou no saguão da Assembleia Legislativa justifi...
Invasores das escolas, a nova aposta do PT
LUZ AMARELA Os casos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com as finanças em colapso, estão sendo considerados pelo governador de Mato Grosso do Su...



A mídia não está censurada, está "FINANCEIRAMENTE" calada.
 
Gustavo Achilles em 20/07/2013 10:21:29
MANOEL AQUI VAI UMA PERGUNTA E AO MESMO TEMPO UMA SUGESTÃO A VOCE(S) JORNALISTA(S): PORQUE VOCES NÃO ABREM UMA CAMPANHA QUE FALE A RESPEITO DA VIDA PREGRESSA DOS POLÍTICOS ATUAIS E TAMBÉM DOS ANTERIORES DO ESTADO. TENHO CERTEZA QUE TERIA MATÉRIA PARA O RESTANTE DE SUA(S) VIDA(S). SERÁ QUE SEMPRE FORAM PRÓSPERO ASSIM DESDE O NASCIMENTO: KKKK, ME DESCULPE, MAS NÃO RESISTI.
O DIA EM QUE ALGUEM CONSEGUIR FAZER ESSE LEVANTAMENTO E SÉRIO SERÁ COMO A VOLTA DA BOMBA ATÔMICA NO MUNDO. "A ESPERANÇA É A ULTIMA QUE MORRE", MAS DEVE COM CERTEZA FALTAR ESPAÇO NAS PRISÕES DO ESTADO E TALVEZ ATÉ DO PAÍS PARA ACOMODAR TANTA PERSONALIDADE OU QUEM SABE APRENDEREMOS DE UMA FORMA MAIS RÁPIDA E EFICIENTE O "MILAGRE DAS MULTIPLICAÇÕES".
" FICA AQUI A SUGESTÃO"
 
ronaldo amaral em 17/07/2013 11:15:17
TENHO O COSTUME DE LER JORNAIS E ASSISTIR OS TELES NA TV TAMBÉM. COMO SUGESTÃO DIGO A VOCÊS QUE ASSISTAM O PROGRAMA DO JÔ NAS TERÇAS OU TODO DIA. ONTEM MAIS UMA VEZ ELE DEU UM SHOW COM AS 04 JORNALISTAS E COMENTARISTAS POLÍTICOS QUE LÁ ESTIVERAM. PARA QUEM AINDA ESTÁ EM DÚVIDA SOBRE O DESMANDO DO PT E SEUS COMANDADOS, ALI ELE (JÔ) ESCLARECE, CLAREIA,E DEMONSTRA COM FATOS O QUE REALMENTE A PRESIDENTA E O CONGRESSO (POLÍTICOS) ESTÃO FAZENDO, APESAR DE TODA DEMONSTRAÇÃO CÍVICA FEITA PELO POVO NAS RUAS: "NADA". UMA GRANDE PEÇA TEATRAL NOVAMENTE ESTÁ SENDO MONTADA COM DISCURSOS DEMAGÓGICOS E MAIS ENGANADORES AINDA. PRECISAMOS ENTRAR NESSE PROCESSO DE EXCLUSÃO DOS MAUS NOS INFORMANDO CADA VEZ MAIS ,MESMO QUE ISSO SEJA UM HORROR PARA NÓS ESPECTADORES. "A LUTA CONTINUARÁ"
 
ronaldo amaral em 17/07/2013 10:47:58
Os políticos entenderam perfeitamente a mensagem que o povo lhes enviou quando saiu as ruas em protesto. O que acontece é que eles se acham muito mais espertos do que toda a população, vão fingir que estão agora trabalhando a favor dos anseios do povo e usufruindo das benesses que sempre tiveram e que jamais pretenderam largar, apenas esperam o povo se acalmar e se desmobilizarem,para continuarem como antes.
 
diva tomaz em 14/07/2013 20:45:40
A coisa é simples. Se na Alemanha 39% do PIB é gasto em educação, investimentos em infra-estrutura, internet de fibra ótica, industria, e outras coisas que melhoram a competitividade do pais, e aqui se paga 38,5% do PIB em impostos, que em seguida são desperdiçados (transferidos para contas no exterior dos políticos), logo o Brasil tem a mesma competitividade que a Grécia. E todos sabem o que aconteceu com aquele pais...
Se os políticos querem sobreviver em uma democracia, melhor eles aprender maneirar na quantidade que abocanham. Se não, o pais (e com este: eles) vai se dar mal ou muito mal.
Nenhum pais sobrevive frente a competição asiático, se não gasta os recursos arrecadados de forma sábia. Ta ai a dica de um europeu que estudou, e que ta observando o Brasil torrar seu patrimônio...
 
Marcos da Silva em 14/07/2013 19:06:50
As redes sociais ainda são pouco exploradas no interior do estado; seria inibição? A população ainda não se sente a vontade para criticar os atos dos políticos e dos partidos. Sempre defendi a descentralização da administração pública que prejudica os municípios, não só economicamente, como também culturalmente, tornando os jovens alienados com relação aos destinos políticos do estado; não se observa manifestações de cunho ideológicos ou culturais que possam identificar os anseios da população, denotando uma dependência de antigas lideranças que teimam em continuar na cena política de suas regiões, impedindo o surgimento de novas idéias que poderiam contribuir com a melhoria de condições de vida de suas cidades. Parece que as redes sociais ainda não exerce o mesmo fascínio no interior.
 
benedito rodrigues da costa em 14/07/2013 01:57:58
Manoel Afonso, somente os políticos não conseguem entender a mensagem dita pelo povo
 
paulo souza brasil em 13/07/2013 14:02:52
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions