ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Manoel Afonso

Sarney,Trad, Kennedy – apego ao poder

Manoel Afonso | 29/05/2015 14:32

CARAS DE PAU A alegação do Blatter de que não sabia da corrupção na FIFA, onde manda desde 1998 lembra o Lula e os escândalos do Mensalão e Petrobras. Se houve esquema para a Copa da África, dá para desconfiar da Copa no Brasil. Se dá.

QUERO MAIS José Maria Marin ( 83 anos) é mais um insaciável em matéria de poder e dinheiro. Após ocupar tantos cargos na vida pública, deveria se dedicar aos netos e instituições filantrópicas.Mas não olha no espelho e nem quer largar o osso.

O DESAFIO Como atrair os jovens para a política partidária com exemplos ruins no dia a dia? Reinaldo e Jr. Mochi apostam no fortalecimento da conscientização política dos jovens, com eles participando do Parlamento Jovem Sul-mato-grossense.

INCOERÊNCIA? Se de um lado critica-se a alienação política da juventude, do outro lado critica-se quando há o interesse de famílias pela vida pública. É o caso da vocação política da família Trad, por influência direta do patriarca Nelson.

CORONÉIS Não me lembro de críticas, por exemplo, contra o clã Kennedy. John era presidente, Robert ministro da Justiça e o outro irmão Edward senador. Os ‘States’ não é a terra de Sarney, Roseana e Zequinha, mas o apego ao poder é igualzinho.

FIM DE LINHA A corrupção praticada pelo PT rasgou a sua bandeira da ética e espantou seus defensores e simpatizantes que poderiam no futuro integrar seus quadros. Você aí: conhece alguém com coragem de ingressar no PT? Não vale mentir.

A PROPÓSITO As lideranças do PT estão de saia justa. O PT se reinventará na capital com Ricardo Ayache? Não seria pouco? E quem mais? Lideranças sindicais – antes fortes – hoje não conseguem se sobrepor ao estigma de partido corrupto.

O DESEMPENHO dos petistas candidatos à AL em 2014 decepcionou na capital. Cabo Almi obteve 15.744 votos; Kemp 9.474; Amarildo 5.559 e Teruel 4.383. Essa performance vai habilitá-los a empreitada prefeitural neste quadro desfavorável?

E MAIS... Se hoje alguns poucos ainda mantém expectativa de candidatura a prefeito da capital, não se sabe como se portarão no futuro. Se novas denúncias de corrupção atingir o PT, será difícil encontrar gente de peso disposta a concorrer.

O DISCURSO fácil de ‘mudanças’ exauriu pela própria contradição de governo. Em Campo Grande será preciso ‘terceirizar’ a militância. Os militantes do passado estão gordos, empregados e sem coragem de sair as ruas. Conheço muitos deles.

GREVES O que a população estaria pensando delas? Logo as pesquisas vão mostrar os resultados. No caso dos professores da rede estadual, Governo e Fetems já expuseram seus argumentos na mídia. Mas até aqui quem está perdendo é só o aluno.

POLITIZAÇÃO Ao bater nesta tecla, Reinaldo está se precavendo da exploração do episódio nas eleições da capital. É que Rose é da área educacional e seu desgaste interessa ao PT. Como se percebe, é difícil separar a educação da política.

OLARTE Quem conhece os bastidores sabe da real intenção desta proposta de CPI. Aliás, o prefeito da capital foi bem na matéria do ‘Fantástico’ – apesar daquela chamada sensacionalista da Globo. Lembrou o ditado: ‘a montanha pariu um rato’.

FRUSTRAÇÃO Claro que os deputados não iriam dar o tiro no pé votando contra seus próprios interesses. A coligação proporcional foi mantida; dos 32 partidos só o PPL, PCB, PCO, poderão ser excluídos da propaganda eleitoral e fundo partidário.

CONCLUSÃO: Os partidos nanicos continuarão unidos aos maiores em coligação, disputando as cadeiras no Legislativo. Mas isso não é de graça, com os grandes partidos pagando a peso de ouro por essa associação conveniente. Leva quem paga mais.

BOM NEGÓCIO Além do dinheiro pela coligação na proporcional, os donos dos partidos nanicos também faturam com o tempo de televisão vendido aos candidatos majoritários dos grandes partidos. ‘O tempo é dinheiro’; justifica-se o ditado.

O SISTEMA político-partidário brasileiro é único. Aumentaram o fundo partidário para compensar as perdas do financiamento de campanha. E como governar com 32 ideologias e pensamentos diferentes? É simples: como se faz – pagando!

A INDÚSTRIA partidária é igual das igrejas. Você defende uma bandeira, monta um partido e de cara recebe R$3 milhões do Fundo Partidário. Tem partido nanico sem um deputado federal levando R$ 5 milhões anuais porque obteve 500 mil votos.

HIPOCRISIA Quem assistiu a sessão da TV Câmara ficou decepcionado com a votação final. Os deputados que discursaram a favor das reformas propostas, falando das mazelas do sistema, votaram contra pelos motivos óbvios. O que fazer?

CORTES Ao preservar os programas sociais, o Governo sinalizou que está preocupado com as eleições de 2016. As obras do PAC e do ‘São Francisco’, vão virar pó? Esse papo de parceira com a China é balela; os chineses só querem vantagens.

BIRUTA Dilma lembra aquele velho instrumento que orienta os pilotos de avião. Vai ao sabor do vento. Perdeu o discurso e não tem projeto. Politicamente um desastre com seu PT que perdeu Marta Suplicy no principal reduto eleitoral do partido.

GRANDEZA Fiquei impressionado com as instalações e a tecnologia de ponta da empresa Águas Guariroba em nossa capital. Coisa de Primeiro Mundo. O presidente José João de Jesus Fonseca está de parabéns pelo trabalho que vem realizando.

“Se durar muito, a popularidade acaba tornando a pessoa impopular”. ( Millôr Fernandes)

Nos siga no Google Notícias