A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


14/01/2011 10:55

Amplavisão

Manoel Afonso

AS ESPECULAÇÕES sobrevivem ao silêncio da tribuna parlamentar. Aqui não tem sido diferente por conta dos fatos relatados na última edição. Mas todos os personagens envolvidos são articulados e trataram de “virar a página”.

OBSERVADORES de plantão insistem: teremos novidades no quadro eleitoral de MS em caso de aprovação do projeto instituindo a chamada “janela partidária” de 30 dias, nos meses de setembro e outubro em anos que antecedem a eleição.

O PROJETO do deputado Flávio Dino - emperrado na Câmara – prevê a janela em dois casos: perseguição política e desvirtuamento do partido de seu programa. Com isso estaria liberado o ‘troca-troca’, sem risco de perda de mandato.

A APROVAÇÃO do projeto passa por negociações de lideranças envolvendo vários assuntos. Particularmente o PMDB tem interesse na sua aprovação, mas isso não depende só dele. Valerá o ditado de São Francisco de Assis.

A TESE de perseguição política é ampla, pega fácil. Já salvou Rigo, Onevan e Artuzzi. Lembra? Há quem aposte, por exemplo, que Delcídio poderia se aproveitar dela e embarcar no PSB, alegando “desconforto” no PT.

VEJA BEM! O senador não teria problemas no Planalto: o PSB é um aliado forte, cresceu nacionalmente e Sérgio Assis é da cozinha de Delcídio Com isso daria banana ao “PT do Zeca” e viabilizaria em parte a candidatura em 2014.

PAULO SIUFI O “brimo” de Nelsinho coincidentemente é torcedor do São Paulo, a exemplo de Delcídio. Ele está livre do fantasma da inelegibilidade prefeitural. Ambos podem se encontrar no PSB – dependendo do quadro.

NELSINHO Joga o xadrez da sucessão estadual a 4 mãos. Vêm naturalmente do patriarca as observações cautelares que o caso requer. Se sai ou não do PMDB, se alia a Delcídio ou Zeca, só o tempo mostrará.

INSISTO que a eleição da capital definirá o quadro de 2014. Aliás, chama a atenção ‘out doors” de mensagens de final de ano com foto-montagem de André, Nelsinho e Marum. Uma jogada do último, que sonha com a prefeitura?

GIROTO: tentará consolidar sua fama de tocador de obras, mesmo como deputado federal. Sonha aproveitar a sua imagem colada aos 8 anos da administração municipal de André. Disputa com Marum no PMDB. Correto?

JOCELITO Krug é político que agrega e assim vai se fortalecendo politicamente ao se eleger presidente da Assomassul. O prefeito de Chapadão do Sul tem planos e é visto como uma nova liderança do “Bolsão”. Portanto; em 2014...

REFLEXÕES Já comparou sua renda com a de seu vereador? À partir de 2013 ele ganhará mais 62%. Quantos anos a fio você construindo o patrimônio propulsor desta renda? Já contabilizou o desgaste/sacrifício desta dedicação?

QUESTÕES como essas preocupa o cidadão, indignado com as benesses dos “legisladores” municipais. Além dos salários, eles têm reembolsos, vantagens e traficam influências com o Executivo, conivente ou refém de chantagens.

PERGUNTAS: Sua vida foi afetada em que pelo fato dos vereadores estarem em gozo de férias? Causou que tipo de transtorno? Aliás, grande parte do eleitorado não conhece o papel do vereador e nem o termo ‘recesso legislativo.

“PRIORIDADES” Entre preparar-se, por exemplo, para discutir o orçamento anual do município - e conceder medalhas, votos de louvor e pêsames – vereadores optam pela última. É mais fácil, com retorno de votos garantido. Não é?

“CRISTÃOS” A mistura política & religião aumentando. Ao invés da leitura de publicações sobre a administração pública, vereadores preferem a bíblia. Resultado: as câmaras lotadas de “novos messias”. É a guerra ao diabo!

“O DIABO” que deveria ser exorcizado é outro! É o diabo encravado nas taxas e impostos, na burocracia, negociatas, corrupção das obras superfaturadas e no ralo da incompetência da maioria dos administradores. Ou não?

LEMBRETE: Poder, Deus e fé caminham juntos desde Cristo. Mas Max Weber, sociólogo-guru de FHC adverte: “aqueles que buscam a salvação das almas, a sua e do próximo, não devem buscá-la nas avenidas da política.” De leve...

“IRMÃOS” O racha no PP Estadual; onde Cruz não quer largar o osso: mostra as divergências entre os evangélicos. Até “Nonatinho”, ex-fiel escudeiro de Cruz virou a mesa. A dúvida: vontade de servir ou de se servir do poder?

BINGO! Zé Dirceu anteviu que o PT mandaria mais agora que no Governo Lula. O PMDB entrou pelo cano até aqui, ganhou fama de fisiológico e a expectativa não é das melhores diante do silêncio preocupante de Dilma.

ANTES o PMDB tinha os ministérios mais importantes, maior bancada da Câmara e mais postos do 2º escalão. Hoje perdeu ministérios estratégicos e a maioria da Câmara e abriu mão de lançar candidatos em vários Estados.

DESCONFORTÁVEL a situação do PMDB: como ir para a oposição tendo o vice presidente da República? A saída é adoção de táticas alternativas que deixem Dilma de saia justa como o “bode na sala” do salário mínimo. Sacou?

Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
DESAFIO Se o presidente Michel Temer (PMDB) não vetar, caso o Senado aprove o projeto bizarro da Câmara, o país irá culpá-lo e perderá o apoio das ru...
Pizzas, os políticos não abrem mão delas
NÁUFRAGO Culpando a TV Globo e o juiz federal Sergio Moro, o ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT) tentou no saguão da Assembleia Legislativa justifi...
Invasores das escolas, a nova aposta do PT
LUZ AMARELA Os casos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com as finanças em colapso, estão sendo considerados pelo governador de Mato Grosso do Su...
Junior Mochi, ponto de equilíbrio na Assembleia
NOSTRADAMUS Não tenho seu dom, mas prevejo: o país de 2018 será outro. As delações premiadas da Odebrecht e Andrade Gutierrez cairão como meteorito n...



Na minha rua foi feito um asfalto super ruim e sem sinalização. La ocorrem acidentes graves quase todos os dias e ninguem aparece para corrigir o problema. Para ir ao trabalho tenho que viajar pela Av Bandeirantes. Gostaria de saber o que justifica um aumento tão radical no IPTU. A pergunta e: o aumento do IPTU é para melhorar o asfalto da cidade e etc ou para pagar os 62% de aumento dos vereadores. Para piorar, acho que a soma dos aumentos que tive nos ultimos 10 anos não montaram essa soma alarmante. hehehe, acho que tenho que aprender a votar!...
 
agricio araujo lima em 20/01/2011 04:12:37
Quem pensa que o Antonio cruz tem que parar esta engando, aliás é a vez dessa turma sair de vez e deixar o deputado fazer a politica como ele fazia antes dessa turma. Ele continua a trabalhar normalmente no hospital, ele nunca parou de atender como certos políticos (Governador, prefeito, deputados, vereadores). é hora do PP crescer sem esses parlapatões e adoradores do ócio. 2012 ta aí. e realmente Deus é fiel! A quem o teme e o respeita e não a quem faz maldades. abraços.
 
André Santos em 19/01/2011 01:41:19
na enquete sobre paralisação dos agentes de saúde, os grevistas estão ganhando, é por isso que juruna e tiririca tornaram-se deputados, classifico estes grevistas de oportunistas, esperaram a época de maior proliferação do mosquito que causa a doença ( dengue),para fazerem esta paralização, será que eles não tem família, que pode ser também afetada por essa molestia degradante, a data basica para reajuste será daqui a tres meses, será que não podem esperar um pouquinho mais? éssa greve já foi classificada como ilegal, continuar a paralização, é suicidio, visto que o prefeito pode se quiser, mandar embora aqueles que se encontram em estagio probatório, multa para o sindicato e agentes grevistas, acho que não é por aí, recomendo que voltem imediatamente ao trabalho para evitar piores consequencias àqueles que precisam do emprego.
 
periperis rodrigues do prado em 19/01/2011 01:27:52
Meu IPTU subiu mais de 100%, em vista disto é justo que o salario dos vereadores suba 62%, afinal vai ter caixa de sobra para paga-los, agora os coitados do agentes de saude que ganham R$ 700,00 não tem direito de reivindicar nada de aumento, este é nosso país e esta é nossa cidade, não se esquecendo da máxima, " todo povo tem o governante que merece", quem elegeu e re-elegeu não pode reclamar.
 
maximiliano nahas em 18/01/2011 11:14:05

O aumento dos impostos municipais esta´ passando despercebido pelos representantes do povo? Da mesma forma, a falta de correção na tabela do IR retido na fonte. Se ilude quem acha que um pais com impostos tão elevados está bem das pernas! Veremos
 
jose aguiar em 16/01/2011 11:17:20
Manoel; já passou da hora de fazer uma varredura no congresso nacional, bem como nas assembléias legislativas, tem senadores e deputados que pensam serem ad- eterno, proprietários dos cargos, pessoas cheias de vicios, expert no toma la da-ca, são pessoas nocivas ao parlamento brasileiro. uma dentre tantas besteiras que fizeram, foi a tal da reeleição, ora se o mandato é de quatro anos, é sinal de que deve haver mudança nessse prazo, porém como a teta da vaca é suculenta e doce, os abastados financeiramente, detem uma estrutura superior àqueles que ousam conquistar uma cadeira no senado, nas câmaras e também nas assembléias legislativas; em um país onde 70% de miseráveis e famintos, se vendem a troco de ração, é claro que não se pode generalizar, dentre estes, tem aqueles esclarecidos que não aceita esta cena rídicula de mata minha fome, que matarei sua vontade em eleger-se ou reeleger-se, enquanto as regras for estas que estão aí, esses cargos nunca serão preenchidos por novos pretendentes, antigamente existia cabos eleitorais, hoje é so cabo eleitoral ( o dinheiro), quem não tem, fica no meio da estrada chupando o dedo, e depois do ferro pergunta para sí mesmo:- onde foi que errei, porque não me eleji, ora não vai eleger-se nunca, a não ser que tenha o cabo eleitoral ( dinheiro e muito dinheiro).
 
periperis rodrigues do prado em 16/01/2011 04:00:26
Ex-Deputado Antonio Cruz, deve ir para casa, cuida da vida e dos pacientes dele, que deram muitos votos ... agora e vez de ourtro meu cara...Deus saber que faz,,,ele e FIEL ao povo...vai para Hospital trabalha meu amigo...os pacientes quere vc lá de prantão.boa sorte e feliz ano novo m eu amigo !!!!
 
JORGE NEVES. em 15/01/2011 07:06:12
pois é, Cruz não saiu do partido, aliás nunca foi destituído, agora vai sobrar para o tal nonatinho e cia, acho que vão rodar. Essa turma nonatinho e cia aliás travaram o partido para pessoas boas entrarem, só o Cruz mesmo que trabalha (médico), o resto só quer saber de enriquecer.
 
aldair gomes em 14/01/2011 12:25:32
Sobre os comentários s/ reajuste dos vereadores, sempre muito bem colocados, só posso dizer que através e junto c/ a prefeitura já meteram a mão no meu bolso, pois meu IPTU aumentou em dois anos mais de 80% .
Só que estou de olho e faço meu trabalho forminha p/ tirar votos dessa cambada.
Abs. Manuel afonso e continue sempre indepente
 
Antonio Marques em 14/01/2011 11:48:38
Todo mundo sabe para que serve um vereador, basta vc ir na Câmara durante a semana e ver quem frequenta os corredores..desde lideres de bairros, comerciantes, jornalistas, todos querem ter acesso aos vereadores e estes acesso a o executivo e secretarias.
 
JUAREZ SOUZA em 14/01/2011 02:05:40
Sr. Manuel, será que vale aquele ditado popular que diz : Vereador é igual Fiat Fiorino.Toda cidade tem, mas ninguem sabe para que serve ?
 
Ronaldo Ancél Alves em 14/01/2011 01:34:03
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions