ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Direto das Ruas

Após reclamação de moradores, Conselho Tutelar esclarece atribuições

Stephanie Romcy | 10/11/2014 10:30

Onda de assaltos e outros crimes que vem ocorrendo há mais de quatro meses em Bodoquena, cidade a 266 quilômetros de Campo Grande, está deixando os moradores assustados, pois na maioria das vezes o autor é menor de idade, portanto, não pode ser preso.

Em outubro, o Campo Grande News fez matéria e na ocasião, uma leitora relatou que a Polícia Militar faz a parte dela, tentando resolver os casos, mas "o Conselho Tutelar não ajuda".

Em nota, o Conselho Tutelar de Bodoquena informou que a atribuição do órgão é o atendimento à criança e adolescente em situações de violação ou ameaça de seus direitos, tanto por ação ou omissão dos pais ou responsáveis, da sociedade e do estado. Isto está previsto no artigo 136 da lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990 ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

"Em relação aos atos infracionais como os relatados pela leitora anônima: “assaltos, invasão de residências, jovens usando drogas na praça central que danificam as lâmpadas dos postes para não serem vistos”, são situações de competência do Juiz da Infância e da Juventude, e só cabe ao Conselho Tutelar cumprir com as determinações judiciais. Nas situações em que a nobre leitora menciona a competência é da policia Militar que faz o encaminhamento ao plantão policial para que sejam tomadas as medidas de proteção que deverão ser tomadas conforme o ECA".

Para um maior esclarecimento, o trabalho do órgão atende todos os casos em que haja suspeitas de maus tratos ou situação de risco, abuso sexual, abandono e violações de direitos.

Serviço - O Conselho Tutelar de Bodoquena fica localizado na Rua Yossio Okaneko, n° 546, Centro. O telefone para contato é o 3268-1612.

Nos siga no Google Notícias