ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Direto das Ruas

Casal de araras-canindé faz ninho em tronco e recebe cuidados de vizinhos

Adriano Fernandes | 05/05/2015 16:15
O mesmo casal de araras da espécie canindé, já foi fotografado pelo fotógrafo Marcelo Calazans.(Foto: Marcelo Calazans)
O mesmo casal de araras da espécie canindé, já foi fotografado pelo fotógrafo Marcelo Calazans.(Foto: Marcelo Calazans)

Casal de araras da espécie canindé, fez ninho no tronco de um coqueiro localizado próximo ao cruzamento entre as ruas Marajoara com Cláudio Coutinho, no Jardim Centro-Oeste. Completamente adaptadas ao movimento de veículos e pessoas na região, as aves chamam atenção de quem passa pelo local, ao mesmo tempo em que são cuidadas sobre os olhares atentos dos moradores do bairro.

O comerciante Victor Borges, de 46 anos, não sabe precisar há quanto tempo as araras vivem na área, mas as vê diariamente e garante sobre os cuidados que os moradores próximos tem com os animais. “A população aprendeu que a natureza reclama seu espaço e estamos nos adaptando a eles, e não eles a nós. Se quisermos que nossos filhos e netos conheçam estas maravilhas, temos que intervir agora pela preservação”, completou o comerciante.

Victor ainda explica que o casal de araras, aparentemente já possui filhotes, o que aumenta ainda mais o fascínio dos moradores. “Todo mundo cuida delas por aqui”.

Atualmente, são 64 ninho das espécie monitorados na capital.(Foto:Direto das Ruas)
Atualmente, são 64 ninho das espécie monitorados na capital.(Foto:Direto das Ruas)

De acordo com a bióloga Larrissa Tinoco Barbosa, responsável pelo trabalho de campo do projeto “Aves Urbanas, Araras na Cidade”, atualmente são 64 ninhos da espécie canindé cadastrados e monitorados na Capital.

Ainda segundo Larissa, esta época do ano é o período em que os casais estão a procura de um ninho, e até disputam com outras aves as cavidades e troncos de árvores, mas a desova ocorre entre os meses de julho e agosto.

A bióloga não soube confirmar se o ninho citado na matéria já está em observação, caso ele não esteja, uma equipe irá até o local para que seja cadastrado no banco de dados, e passe também a ser monitorado pelo projeto.

O contato com a redação foi feito pelo canal Direto das Ruas, mas o casal de aves já foi fotografado em outra ocasião pelas lentes do fotógrafo do Campo Grande News, Marcelo Calazans.

Nos siga no Google Notícias