ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Direto das Ruas

Escritório transforma calçada em estacionamento de carros

Julia Kaifanny | 03/05/2016 18:08
Carros ficam em cima da calçada em diversas partes do dia. (Foto: Direto das ruas)
Carros ficam em cima da calçada em diversas partes do dia. (Foto: Direto das ruas)

Ao tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) o condutor aprende todas as regras de trânsito, inclusive de como pode proceder ao estacionar. Mas pelas ruas da cidade não é difícil encontrar pessoas que recorrem ao “jeitinho brasileiro” de parar o veículo. Um problema que vem se tornando constante é o uso de calçadas, pratica que atinge desde pontos de grande movimento até bairros mais tranquilos.

Na Avenida dos Estados esquina com a Rua Couto Magalhães, Bairro Jardim dos Estados, moradores reclamam da forma irregular de estacionar “criada” pelos responsáveis de uma escritório de advocacia. Ao lado do escritório foi feita uma entrada e a calçada recebeu pintura amarela, sinalizando que outras pessoas não podem estacionar no meio-fio. No entanto, proprietários, funcionários e clientes estacionam na calçada em cima do piso tátil.

Uma moradora que prefere não ser identificada conta que, a situação se repete durante todo o dia, carros saem e logo em seguida outros ocupam a calçada novamente. “O cimento já está desgastado, em um local está quebrando e aparecendo o cano de água, sem falar que não da pra andar na calçada, sempre está ocupada. Se um deficiente visual precisa utilizar é um problema porque os carros ficam bem em cima do piso tátil” reclama a leitora.

A calçada foi pintada de amarelo e se transformou em estacionamento. (Foto: Direto das ruas)
A calçada foi pintada de amarelo e se transformou em estacionamento. (Foto: Direto das ruas)

Estacionar o carro sobre a calçada é determinantemente proibido e considerado infração grave no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), com penalidade de 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 127,69. Ainda sendo realizada remoção do veículo.

Qualquer pessoa que presenciar tal situação pode entrar em contato com a Agetran ( Agencia Municipal de Transporte e Transito) e realizar um denuncia através dos telefones (67)3314-3422, (67)3314-3423 ou 118.

A reportagem entrou em contato com Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) para saber se a criação do estacionamento e a pintura na calçada é regular, em nota a assessoria informou que é necessário enviar uma equipe ao local para que seja feito um relatório técnico, só então será possível saber se a situação é irregular e cabe multa.

Direto das Ruas - A sugestão acima foi feita por leitor, via aplicativo WhatsApp pelo canal Direto das Ruas, um meio de interação entre a redação e o leitor, por onde podem ser enviados flagrantes, sugestões de matérias, notícias, fotos, áudios e vídeos. Seja um colaborador pelo número (67) 9687-7598.

Nos siga no Google Notícias