ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Direto das Ruas

Moradores protestam contra abandono com faixa de "arrenda-se pasto"

Adriano Fernandes | 14/04/2015 15:36
O cartaz foi usado como forma de protesto ao mato alto da área.(Foto:Direto das Ruas)
O cartaz foi usado como forma de protesto ao mato alto da área.(Foto:Direto das Ruas)
O mato alto que tomou conta do terreno se alastrou pela calçada de rua na Vila Planalto.(Foto:Direto das Ruas)
O mato alto que tomou conta do terreno se alastrou pela calçada de rua na Vila Planalto.(Foto:Direto das Ruas)

Como forma de protesto, moradores fixaram uma faixa com a mensagem de “Arrenda-se Pasto. Prefeitura Municipal de Campo Grande”, em frente a um terreno na Rua 25 de Dezembro, no Bairro Monte Castelo. Situação semelhante se repete em terreno baldio na Vila Planalto, onde o mato se alastrou até mesmo para o passeio público da Rua Saldanha da Gama. As situações de abandono foram relatadas por leitores à redação do Campo Grande News, via aplicativo WhatsApp, pelo canal Direto das Ruas.

A mensagem em frente ao terreno foi posta pelos moradores há poucos dias, no terreno que fica próximo a rua Dolor de Andrade. De acordo com a estudante Marli Borges, 34 anos, o problema se repete em diversos outros terrenos do bairro que até servem como ponto de usuários de drogas, e como descarte de lixo por parte dos moradores. “O mato esta muito alto e com muita sujeira. Os donos dos loteamentos estão deixando a desejar e a prefeitura esta cega quanto a situação”, comentou a leitora.

Por orientação da reportagem, a estudante entrou em contato com central de atendimento da Semadur(Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e registrou a queixa no órgão.

O outro registro foi enviado pelo advogado Paulo César Coelho, 46, de uma área, que além do mato alto - que se alastrou pela calçada da rua Saldanha da Gama - antes era usada até mesmo para descarte de sucata. “Passo diariamente pelo local, onde antes havia mais sucata. Transitar pela calçada é impossível”, completou. O leitor também foi orientado a abrir um protocolo junto à secretaria.

A limpeza de terrenos baldios na capital é de responsabilidade do proprietário do imóvel. Queixas como as relatadas devem ser feitas também à Semadur, pelo 156, número de tele-atendimento do órgão. Após aberta solicitação, o morador é notificado e é estabelecido um prazo de 10 dias para limpeza, que caso não seja cumprido, gera multa que varia de R$ 1.835,00 e R$ 7.340,00.

De acordo com dados da Semadur, só este ano já foram 2.789 notificações por não limpeza de terreno. Em média 80% das notificações são cumpridas pelos proprietários com a execução da limpeza do terreno e destinação correta do lixo.

Direto das Ruas - A sugestão acima foi feita por leitor, via aplicativo WhatsApp pelo canal Direto das Ruas, um meio de interação entre a redação e o leitor, por onde podem ser enviados flagrantes, sugestões de matérias, notícias, fotos, áudios e vídeos. Seja um colaborador via WhatsApp pelo número (67) 9687-7598.

Nos siga no Google Notícias