ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Por falta de energia, produtor rural tem prejuízo superior a R$ 30 mil

Paulo Francis | 19/01/2015 23:01
Administrador perdeu 1700 litros de leite. (Foto: Direto das Ruas.)
Administrador perdeu 1700 litros de leite. (Foto: Direto das Ruas.)
Luiz foi obrigado a comprar um gerador após inúmeros prejuízos.(Foto: Direto das Ruas)
Luiz foi obrigado a comprar um gerador após inúmeros prejuízos.(Foto: Direto das Ruas)

O administrador de uma fazenda localizada a 13 quilômetros de Campo Grande, na saída para Três Lagoas, Luiz Henrique Saracco, 51 anos, entrou em contato com o Campo Grande News para relatar o prejuízo financeiro de mais de R$ 32 mil que sofreu por conta da interrupção do fornecimento de energia sem nenhum aviso prévio da concessionária responsável.

De acordo com Luiz, a estância que possui uma ordenhadeira mecânica, ficou impossibilitada de realizar seus trabalhos desde ontem (18), às 10 horas, quando a energia foi cortada. Cerca de 1700 litros de leite foram perdidos porque não foram resfriados de acordo com os devidos padrões de qualidade que os laticínios exigem. E também não foi possível ordenhar os animais ontem a tarde e nem hoje no período da manhã.

De ontem para hoje a falta de energia lhe causou uma perda de mais de 12 mil reais. Ele gastou 1200 reais com medicamentos para as vacas e terá que gastar com veterinário, já que quando não são ordenhadas correm o risco de contraírem infecções. Como essa não é a primeira vez que acontece esse problema, o administrador optou por comprar um gerador de energia a diesel que custou 21 mil reais.

“Esta não é a primeira vez que ficamos sem luz, mês passado aconteceu, na semana passada foram duas vezes. A gente liga na Enersul e eles falam que tá todo mundo em campo, que não tem funcionários e que quando chegar, que vão enviar alguém. É complicado nossa situação, o prejuízo vem em efeito dominó. Já tive que gastar com o gerador mas o pior é que essas vacas vão ficar todas doentes, vou ter que gastar com medico e veterinário e só depois de 15 a 30 dias que vamos voltar a produzir normalmente”, desabava o administrador.

Após mais de 24 horas sem energia, Luiz afirmou que foi restabelecido o serviço no final desta tarde (19), porém esta oscilando.

Nos siga no Google Notícias