ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Quatis são flagrados revirando lixo no Parque dos Poderes

Samuel Isidoro | 15/07/2016 10:11
Quatis se alimentando de lixo na região do Parque dos Poderes. ( Foto: Direto das ruas)
Quatis se alimentando de lixo na região do Parque dos Poderes. ( Foto: Direto das ruas)
Lixo jogado na rua vira alimento para grupo de quatis ( Foto: Direto das ruas)
Lixo jogado na rua vira alimento para grupo de quatis ( Foto: Direto das ruas)

Um leitor flagrou vários quatis revirando sacos de lixo, em frente a uma creche no Parque dos Poderes, esta semana. A região do parque é bastante conhecida pela quantidade de animais silvestres que vivem por lá e já se acostumaram com a presença da população.

O cabeleireiro Érico João, 60 anos, passava pela área quando achou curioso o grupo de animais rasgando os sacos de lixo e se alimentando dos restos de comida que encontravam. Mesmo morando nas proximidades, ele conta que foi a primeira vez que viu os bichos fazendo isso.

De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), os animais são mamíferos carnívoros e tem a região como seu habitat natural, mesmo após a civilização humana do local. 

O Major Edmilson Queiroz da PMA explicou que é muito grave os animais se alimentarem do lixo urbano. Segundo ele, estes alimentos causam muito mal a saúde dos animais, gerando obesidade e inibindo o instinto de caça. "Isso faz com que os quatis sempre queiram comer no lixo ao invés de procurar suas presas", afirma.

O Major conta que há um projeto para que as secretarias e lugares próximo ao Parque dos Poderes tampem o lixo, justamente para evitar que os animais se alimentam dos dejetos. "Cartazes e campanhas de conscientização foram feiras e inibiram muito este tipo de irregularidade durante estes anos. Por que as pessoas alimentam os animais achando que estão fazendo bem, mas estão prejudicando", conta.

Ele afirma ainda que os animais entendem que aquela área ainda é floresta, por isso passam e se alimentam normalmente das comidas que encontram fácil na rua.

O Campo Grande News entrou em contato com a creche Cei- José Eduardo Martins Jallad - Zedu, que não soube explicar a origem do lixo, uma vez que ele é coletado três dias na semana e fechado na caçamba até o recolhimento. A creche ainda informou que as crianças estão de férias, sendo inviável esta quantia de lixo na semana. 

O Campo Grande News entrou em contato com a Solurb, que desconhece a origem deste lixo mas foi coletado no dia seguinte.

Direto das Ruas - A sugestão acima foi feita por leitor, via aplicativo WhatsApp pelo canal Direto das Ruas, um meio de interação entre a redação e o leitor, por onde podem ser enviados flagrantes, sugestões de matérias, notícias, fotos, áudios e vídeos. Seja um colaborador pelo número (67) 9687-7598. 

Nos siga no Google Notícias