ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

"Férias forçadas" afeta fechamento da folha para pagar servidores

Aline dos Santos e Kleber Clajus | 16/05/2014 09:05
Segundo Waltemir Brito, depredação foi denunciada à Polícia. (Foto: Marcos Ermínio)
Segundo Waltemir Brito, depredação foi denunciada à Polícia. (Foto: Marcos Ermínio)

A dispensa dos 580 servidores do Paço Municipal vai prejudicar o fechamento da folha de pagamento do funcionalismo público. O ponto facultativo desta sexta-feira foi em decorrência das ações de depredação praticada por aliados do prefeito cassado Alcides Bernal (PP).

De acordo com a secretária-adjunta da Semad (Secretaria de Administração), Maria das Graças Macedo, a folha é totalizada no dia 19, próxima segunda-feira.

Segundo ela, será preciso correr contra o tempo para que o pagamento dos 20.400 servidores públicos seja depositado no primeiro dia útil de junho. Neste salário, virá o reajuste para as categorias. “Vamos ter que trabalhar no outro turno, à noite, de madrugada”, afirma Maria das Graças.

Servidora municipal há 34 anos, fala com horror da ação de ontem. “Foi uma cena deprimente. Um moleque tentou abrir a minha bolsa”, diz. Os servidores foram revistados, fechaduras foram trocadas e outras salas foram trancafiadas.

Hoje, a Prefeitura pemanece fechada à espera de perícia. Segundo o secretário de Administração, Waltemir Brito, foram registrados boletins de ocorrência por invasão, vandalismo e agressão. “O que aconteceu aqui foi um crime. Mesmo com a liminar, isso não dá o direito de fazer o que fizeram. A Câmara e prefeito deveriam ter sido citados”, afirma.

No Paço Municipal, estão localizados o gabinete do prefeito, Cecom (Central de Compras), Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio), Secretaria de Governo, Seplanfic (Secretaria de Planejamento, Finanças e Controle) e parte da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

Alcides Bernal obteve liminar judicial e reassumiu o poder por oito horas. O grupo que o apoia foi ao Paço Municipal, na avenida Afonso Pena, e protagonizou cenas que foram da lavagem do piso até a depredação. À meia-noite de hoje, o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) derrubou a decisão e manteve Gilmar Olarte (PP) à frente da gestão municipal.

Nos siga no Google Notícias