ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Abertura de empresas em abril é a maior dos últimos 13 anos no Estado

Luciana Brazil | 03/05/2013 10:22
Economia do Estado apresenta cenário positivo, segundo Bertoli. (Foto:Divulgação/Jucems)
Economia do Estado apresenta cenário positivo, segundo Bertoli. (Foto:Divulgação/Jucems)

Em abril deste ano foram abertas 811 novas empresas em Mato Grosso do Sul, o maior número dos últimos 13 anos, de acordo com a Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul). O cenário atual representa, segundo o presidente da instituição, Wagner Bertoli, que a economia do Estado “vai bem”. A maior parte dos novos empreendimentos é destinada ao comércio e serviços. Bertoli explica ainda que 95% do total são empresas de pequeno porte.

“A economia vai bem e as demandas estão acontecendo. A economia do Estado apresenta um cenário positivo”, afirmou.

As novas empresas geram emprego, movimentam o comércio e colocam o Estado em patamares cada vez maiores, segundo Bertoli. “Uma empresa de pequeno porte facilita a vida para a sociedade, e movimenta, no mínimo, de três a quatro empregos por empresa”, explica.

Em março de 2010, a junta havia registrado a abertura de 792 novas empresas, o maior índice desde o ano 2000. O número foi superado em abril deste ano.

A explosão de novos empreendimentos demonstra o movimento atual da economia estadual, segundo Bertoli. “É um dado que evidencia a agitação, a economia está girando com velocidade. E isso acompanha o país. Se o país vai bem, a gente acompanha, se vai mal, também”.

Só no mês passado, 1.412 empresas realizaram alterações cadastrais na junta, como modificações no contrato social, aumento de capital, entre outras alterações. “Isso também é um sinal de movimentação na junta”. Ele lembra ainda que este movimento econômico contribui para que o desenvolvimento aconteça.

Outra dado que desperta expectativas positivas para Mato Grosso do Sul, é o número de filiais constituídas. “São empresas fortes que representam o aspecto positivo na economia local. O supermercado de uma filial gera, pelo menos, 100 de empregos diretos. É um número importante para nós”.

Ainda de acordo com dados da Jucems, 181 empresas foram extintas em abril deste ano, além de 62 filiais.

Nos siga no Google Notícias