ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Abertura de lojas no feriado do dia 20 está indefinida

Redação | 04/11/2010 14:26

Ainda está indefinida a abertura do comércio de Campo Grande no dia 20 de novembro, quando é feriado em Mato Grosso do Sul, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O atual acordo coletivo entre patrões e empregados do comércio não considera esse feriado, pois ele foi criado este ano, mas já está em vigor.

A solução, segundo o Sindicato dos Comerciários, será incluir as regras para o funcionamento do comércio no acordo coletivo deste ano, que está em fase de negociação.

Conforme o vice-presidente da entidade sindical, Nelson Benitez, assim como tem sido estabelecido para a abertura das lojas nos feriados, deverá ser dada uma compensação financeira ao funcionário, além de uma folga.

O feriado do dia 20 foi instituído em todo o Estado no dia 1° de setembro deste ano por meio da lei n°. 3.958, de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT), para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares.

Decisão- A definição do acordo coletivo da categoria é esperada para os próximos dias. Segundo Nelson Benitez, o sindicato está aguardando uma convocação da entidade patronal para apresentação de uma nova proposta.

Na semana passada, o sindicato patronal ofereceu 6% de reajuste. Os sindicalistas querem 15% para quem ganha o piso salarial, atualmente em R$ 600.

A classe também pede aumento do valor pago pelo feriado trabalhado, passando de 7% para 10% do salário de um dia. A rodada de negociação não tem data definida.

Nos siga no Google Notícias