ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Acordo não avança sobre anistia de dívidas com a União

Redação | 06/05/2009 16:31

Líderes do PT, do PMDB e a equipe econômica se reuniram hoje (6) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não chegaram a um acordo sobre a taxa para correção de juros da Medida Provisória 449, que deve ser votada ainda hoje na Câmara.

A MP 449 anistia o pagamento de dívidas vencidas há mais de cinco anos e em valores que vão até R$ 10 mil. Também prevê o refinanciamento de dívidas superiores a R$ 10 mil com parcelamentos de até 180 vezes por pessoas físicas e jurídicas.

No texto original da medida provisória, a correção era determinada pela taxa básica de juros, a Selic, porém, o Senado mudou para a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que tem juros menores.

A equipe econômica quer manter a idéia original da Selic alegando temer queda na arrecadação. "Todos os líderes fizeram um apelo para a área econômica para se verificar a possibilidade de manter a TJLP. Eles ficaram de estudar mas não está nada definido", disse o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Jucá afirmou que há possibilidade de veto do presidente Lula, caso o texto aprovado mantenha a TJLP. O líder disse que se tentará manter na votação em plenário a trava para garantir que 85% dos débitos renegociados no prazo sejam pagos.

Participaram da reunião os ministros de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro; do Planejamento, Paulo Bernardo; da Fazenda, Guido Mantega; da Casa Civil, Dilma Rousseff; além de Romero Jucá (PMDB-RR); do líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP); e outros outros parlamentares e integrantes da equipe econômica

Nos siga no Google Notícias