ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Adiada novamente punição da lei que manda divulgar imposto na nota fiscal

Caroline Maldonado | 06/06/2014 17:21
Associação orienta empresários sobre lei de discriminação de impostos (Foto: Divulgação/ACICG)
Associação orienta empresários sobre lei de discriminação de impostos (Foto: Divulgação/ACICG)

A lei que obriga a divulgação de impostos cobrados sobre produtos e serviços entra em vigor na próxima terça-feira (9), mas haverá punições somente após 31 de dezembro, conforme medida provisória publicada hoje (6), pelo Governo Federal. Todos os estabelecimentos devem se adequar à lei, determinando que as empresas informem na nota fiscal ou com cartazes, o valor de impostos que os clientes estão pagando sobre os produtos e serviços.

Também ficou estabelecido, pelo decreto, que a nota fiscal vai informar separadamente os impostos federais (IPI, IOF, PIS, Pasep, Cofins e Cide), o estadual (ICMS) e o municipal (ISS). Esse foi o segundo adiamento da lei, que entrou em vigor em 10 de junho do ano passado, porém quem descumpriu as regras não foi multado, apenas orientado pelo Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor).

De acordo com o primeiro-secretário da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), Roberto Oshiro, o valor informado é menor que o real valor pago pela população. “O governo arrecada uma quantia muito superior, pois existem mais de 30 tributos que não estão previstos nesta lei e não aparecerão ao consumidor", destaca o tributarista. 

Segundo a ACICG, no caso de detalhamento em cupons fiscais, a apuração do valor dos tributos incidentes poderá ser feita em valor total aproximado. Para os estabelecimentos que optarem por cartazes, a discriminação poderá ser informada em percentuais. “Queremos que a população veja o quanto ela paga de tributos, assim ganhamos força para negociar com o Governo. O Brasil tem carga tributária de primeiro mundo, mas os serviços prestados à população, com relação à segurança, educação, saúde, transporte, são de país subdesenvolvido”, afirma Oshiro.

Na noite de ontem (5), mais de 70 pessoas, entre empresários, contadores e colaboradores do comércio, participaram da palestra “Esclarecendo sobre impostos na nota fiscal”, promovida pela ACICG para orientar sobre a adesão à lei. Foram explicadas as mudanças para o comércio e para o consumidor, questões da fiscalização e outro requisitos da legislação. O evento contou com o advogado tributarista Roberto Oshiro e o superintendente do Procon-MS, Alexandre Rezende.

Nos siga no Google Notícias