ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

AEM/MS fiscaliza amostras de pescados para “Operação Páscoa” na Capital

Ítalo Milhomem | 25/03/2011 08:29

Técnicos da AEM/MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), órgão convêniado com Inmetro, analisam até nesta sexta-feira (25), amostras de pescados congelados recolhidos em supermercados, açougues e peixarias da Capital no Laboratório de Pré-Medidos.

A atividade faz parte da “Operação Páscoa” e objetiva analisar se a quantidade e o peso dos peixes correspondem ao que está indicado nas embalagens.

Nas análises, os produtos passam por uma pesagem, por meio de uma balança de precisão para verificar o peso indicado na embalagem. Em seguida a amostra do pescado congelado é submergida em água com temperatura que varia de 19ºC a 21ºC e depois de vinte segundos a amostra é retirada e a água é escorrida.

O objetivo deste teste é saber o percentual de gelo que estava no produto e determinar seu peso exato. Apenas o gelo em excesso é retirado das amostras, permanecendo o gelo necessário para a conservação do pescado.

Os representantes das marcas analisadas no laboratório foram convidados para acompanhar o teste. Quando acontece alguma irregularidade, a empresa é notificada e tem de apresentar a justificativa em dez dias. O produto também é retirado imediatamente do mercado. A empresa/indústria que colocar quantidade excessiva de água na embalagem do produto pode ser submetida a uma multa que varia de 100 reais a 100 mil reais.

Em 2010 as análises comprovaram que, em média, os consumidores adquiriram um percentual de 20 a 25% de gelo do conteúdo nominal do produto. Além do pescado, os tradicionais ovos de chocolates também serão analisados.

O consumidor pode tirar as dúvidas e denuncias suspeitas de irregularidade de pescados sendo comercializados irregularmente pela ouvidora do AEM/MS pelo telefone: 0800 67 52 20.

Nos siga no Google Notícias