ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Agência aposta em aumento das exportações do Estado

Redação | 08/02/2010 13:45

A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) inaugurou nesta segunda-feira a primeira unidade de atendimento da Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) no Estado. A agência funciona no 1º andar do Edifício Casa da Indústria, na avenida Afonso Pena.

A Apex atua na inserção internacional das indústrias de Mato Grosso do Sul, com foco, também, nas exportações de produtos de micro e pequenas empresas.

O Estado tem 39 empresas ligadas aos projetos da Apex-Brasil e, dessas, 22 são exportadoras que no ano passado foram responsáveis por vendas de R$ 1,098 bilhão, 61,51% do total exportado por Mato Grosso do Sul. O principal produto exportado foram as carnes desossadas de bovino, que somaram 18,31% do total de exportações sul-mato-grossenses.

Com a inauguração da unidade no Estado, os empresários terão acesso a informações técnicas e objetivas sobre oportunidades de negócios e acesso aos dados de pesquisas e prospecções de mercados, entre outros tópicos.

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o posto vai eliminar a falta de informação sobre exportação, encurtando os caminhos dos produtos sul-mato-grossenses até o mercado externo, "O funcionamento dessa unidade dentro da Fiems vai aprimorar as ações para divulgação dos nossos produtos junto aos grandes mercados importadores na Europa e Ásia", analisou.

Além de apoiar as exportações de alimentos, a expectativa é que a unidade de atendimento incremente a comercialização de produtos de maior valor agregado. O gerente-geral de negócios Apex-Brasil, Sérgio Costa, comentou que a estratégia é estar perto da indústria, levando em conta as necessidades descritas pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems.

Segundo o gerente-executivo da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), José Frederico Álvares, a criação dessas unidades da Apex-Brasil nas Federações das Indústrias está em negociação há dois anos e hoje conseguimos tornar essa iniciativa uma realidade em oito Estados. "Agora, acreditamos que será possível potencializar as ações da Apex-Brasil nos Estado, principalmente aquelas que visam identificar as atividades de maior importância em cada Unidade da Federação para divulgá-las no mercado externo. Nossa missão é ajudar o setor exportador brasileiro e acreditamos que vivemos um momento profícuo nessa divulgação e promoção da exportação", avaliou.

Mais informações sobre as ações desenvolvidas pela unidade de atendimento da Apex-Brasil no Edifício Casa da Indústria podem ser obtidas pelo telefone (67) 3389-9120 com a analista Andréa Elossai.

Nos siga no Google Notícias