ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Enersul revisa pedido e aumento da energia pode chegar a 17.56% em MS

Jorge Almoas | 25/03/2011 14:25

A Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) revisou o pedido de reajuste da tarifa de energia elétrica e chegou ao índice médio de 17,56%, cerca de 1,5 ponto percentual a menos que a proposta inicial apresentada no começo deste mês.

A formulação do índice foi dividida em três componentes: Índice de Reajuste Econômico – de 7,90%, diferente dos 8,31% apresentados inicialmente; componentes financeiros de 4,47% - que incluem subsídios para consumidores de baixa renda, irrigação e programa Luz para Todos.

Um terceiro item são componentes financeiros no total de 5,81% que funcionam como reposicionamento das perdas, por conta da devolução dos valores após a revisão tarifária de 2003.

Segundo a assessoria de imprensa da Enersul, o reajuste médio deve ser de 12,37%, além dos 5,81% do reposicionamento das perdas. Ou seja, o impacto terá uma percepção que totaliza 17,56%.

A decisão final sobre o reajuste será tomada em reunião marcada para o dia 7 de abril, um dia antes do prazo para que o reajuste entre em vigor

Na avaliação da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), o reajuste é um desestímulo à economia do Estado. “Não podemos concordar com o índice que vem sendo pleiteado pela Enersul”, afirmou Sergio Longen.

O índice proposto pela Enersul é superior ao do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que teve acúmulo de 6,01% nos últimos 12 meses.

Nos siga no Google Notícias