ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Agência de Energia prorroga por mais dois anos intervenção na Enersul

Vinícius Squinelo | 21/08/2013 19:29

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) prorrogou por dois anos o prazo de intervenção em oito distribuidoras controladas pelo Grupo Rede, incluindo a Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), responsável pelo fornecimento de energia elétrica em 74 dos 79 municípios do Estado.

Além de MS, o Grupo Rede atua em Tocantins, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. A intervenção foi aprovada em agosto de 2012, quando o órgão regulador avaliou que o endividamento das concessionárias colocava em risco a prestação adequada dos serviços.

A Enersul está sendo dirigida por Jerson Kelman, que foi indicado como interventor da concessionária pela Aneel.

Além da Enersul, a decisão atinge a Centrais Mato-grossenses, Companhia Força e Luz do Oeste, Caiuá Distribuição, Empresa Elétrica Bragantina, Vale Paranapanema, Companhia Nacional de Energia Elétrica e Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins.

A lei que regulamenta a intervenção nas concessionárias de energia elétrica permite uma única prorrogação, pelo prazo máximo de dois anos. Mas a diretoria da Aneel espera que a intervenção nas distribuidoras possa ser encerrada o mais rapidamente possível, assim que houver uma solução para o Grupo Rede.

O Grupo Rede entrou em processo de recuperação judicial no ano passado e aguarda que a Justiça aprove o plano de recuperação apresentado pela Energisa. A assembleia de credores não chegou a um resultado conclusivo sobre a proposta da Energisa, que prevê o pagamento de R$ 1,95 bilhão a credores, além de um montante adicional de R$ 1,1 bilhão para investimentos.

A Centrais Elétricas do Pará, que também pertencia ao Grupo Rede, foi comprada pela Equatorial. No ano passado, a concessionária teve pedido de recuperação judicial apresentado pelo Grupo Rede. A intervenção nas demais distribuidoras foi aprovada justamente para evitar que também entrassem em processo de recuperação judicial.

Nos siga no Google Notícias