ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Alta no preço dos alimentos é irreversível, diz ministro

Redação | 14/05/2008 14:19

O preço dos alimentos, em alta no mundo todo, não deve voltar aos patamares anteriores, afirmou nesta quarta-feira (14) o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.

Ao contrário, enfatizou ele, deverão ocorrer novos aumentos até 2012, caso se mantenha a atual tendência de elevação de consumo.

Em audiência na Comissões de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, o ministro apontou o aumento na oferta de alimentos como saída para a crise, ressaltando que, no Brasil, há terra suficiente para ampliar cultivos alimentares e, ao mesmo tempo, dinamizar a produção de etanol.

Conforme ressaltou Reinhold Stephanes, o aumento de preço dos alimentos tem sido causado por um conjunto de fatores, entre os quais a elevação de renda e o conseqüente aumento de consumo nos países emergentes.

Segundo ele, a demanda por alimentos tem "apresentado um crescimento médio de 5% nos últimos cinco anos e capacidade de resposta da agricultura não chega a isso. No mesmo período, os estoques de trigo, milho e arroz caíram pela metade".

Ele reconheceu que o direcionamento de milho para produção de etanol nos Estados Unidos eleva o custo dos alimentos, mas destacou também os impactos das mudanças climáticas na agropecuária, reduzindo a produtividade em vários países.

Ao reconhecer a gravidade da crise, o ministro destacou que o Brasil hoje consegue produzir para alimentar a população, para atender ao crescimento de demanda e para aumentar os excedentes para exportação.

Nos siga no Google Notícias