ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Anatel decide semana que vem reajuste da telefonia fixa

Redação | 18/07/2008 17:11

Os índices de reajuste das tarifas da telefonia fixa podem ser definidos na próxima semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) entre os meses de maio de 2007 e maio de 2008, que serve de base para o reajuste das tarifas, ficou em 4,46%.

Sobre esse percentual, ainda há um desconto determinado pelo Fator X, que estipula a redução que deve ser aplicada para calcular o reajuste das tarifas. Esse índice, que é calculado com base na produtividade das concessionárias, foi divulgado hoje (18) pela Anatel e ficou em 2,92%.

Como a metodologia de cálculo para o Fator X foi alterada este ano, uma parte do reajuste ainda será calculada com base na metodologia antiga. Por isso, segundo a Anatel, ainda não é possível determinar qual será o percentual do reajuste aplicado nas tarifas telefônicas este ano.

Após a divulgação dos índices do IST e do Fator X, as concessionárias devem fazer suas propostas de reajuste para o Conselho Diretor da Agência, que dá a palavra final sobre os índices que serão aplicados. A próxima reunião do Conselho está marcada para o dia 30 de julho, mas os conselheiros podem tomar decisões antes disso, por meio de circuito deliberativo.

No ano passado, os percentuais de reajuste autorizados pela Anatel para a telefonia fixa variaram de 1,8% a 2,2%, de acordo com cada concessionária.

Nos siga no Google Notícias