ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

André diz que briga por ICMS de venda on-line é para MS não ser “predado”

Aline dos Santos | 15/04/2011 10:19

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que a cobrança de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de produtos comprados na internet, válida a partir de primeiro maio, é para evitar que o comércio no Estado seja predado.

“Desse jeito, não vem mais empresas para cá. Vão ficar com todos os empregos e tributos”, reclama. Atualmente, a arrecadação do ICMS é restrita ao Estado de origem da venda.

Neste cenário, os Estados travam uma guerra com São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – os gigantes do comércio eletrônico - para dividir a arrecadação.

Na semana passada, protocolo do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) definiu a divisão. Mato Grosso do Sul ficará com 10% do imposto e o Estado de origem da venda com 7%.

Com a divisão, o governo estadual deve arrecadar R$ 45 milhões em 12 meses. No próximo dia 29, haverá uma nova rodada de negociação. Segundo Puccinelli, se São Paulo não aderir ao protocolo, o Estado pode cobrar até metade dos 17% de ICMS.

“Vai causar transtorno. Num primeiro momento, o consumidor é sancionado. Mas temos que defender o comércio do nosso Estado”. Mato Grosso do Sul foi o 19º Estado a aderir ao protocolo do Confaz.

Desleal – Presidente da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), Luiz Fernando Buainain, afirma que o comércio pela internet pratica competitividade desleal.

“O comércio instalado no Estado paga aluguel, imposto, IPTU, água,luz telefone”, afirma. Segundo ele, as setores de eletroeletrônicos e linha branca são a que mais sentiram o impacto das compras pela internet.

Nos siga no Google Notícias