ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Aneel avalia amanhã pedido da Enersul, de mais aumento

Redação | 08/03/2010 06:33

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai avaliar amanhã o pedido de reconsideração da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) em relação ao índice de revisão tarifária determinado em abril de 2009.

No dia 7 de abril do ano passado a Aneel aprovou o índice de 13,6%, mas o encontro deste índice com o valor que ainda deve ser reembolsado ao consumidor anulou o efeito do aumento nas contas, embora o preço da energia tenha sofrido o reajuste, na prática.

O assessor técnico do Concen (Conselho dos Consumidores de Energia de Mato Grosso do Sul), Jenner Fereira, afirma que tanto o Concen quanto a Enersul ingressaram com pedido de reconsideração do índice.

O Concen, embasado em dados técnicos, pediu redução do índice para 11,5%. "A Enersul alegou variações de preços de energia e algumas outras considerações e pleiteou algo em torno de 15% a 15,5%", explica.

Jenner acredita que mais uma vez a Aneel negue ambos os pedidos de reconsideração, a exemplo do que ocorreu referente ao reajuste de 2008. Porém, ele reclama que a agência sequer responde ao recurso do Concen, diferente do tratamento dispensado à Enersul.

"A Aneel não nos posicionou da mesma forma. Acredito que não está conseguindo rebater tecnicamente nossas colocações, o que é uma pena poreque contribui para manter o modelo regulatório", avalia.

2010 Para este ano, Jenner acredita que a Aneel determine redução de 6% na tarifa de energia e explica isso com base em dois fatores. Um é a inclusão da parcela A no cálculo, que passa a considerar o crescimento de mercado da concessionária.

"Para se ter uma idéia a Companhia Paulista foi a primeira concessionária em que foi considerada a nova metodologia e o resultado foi redução de 8,5%", exemplifica.

Outro fator é que do valor devido aos consumidores de Mato Grosso do Sul devido ao erro no processo de revisão tarifária de 2003 ainda resta uma parcela de R$ 75 milhões para serem reembolsados.

Nos siga no Google Notícias