ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Aneel leiloa concessão para construção de linhas em MS

Redação | 24/11/2008 16:58

Na manhã de hoje a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) leiloou linhas 36 de transmissão de energia que ligarão usinas de álcool, que geram energia elétrica a partir da queimam bagaço de cana, e pequenas centrais hidrelétricas em Mato Grosso do Sul e Goiás, ao Sistema Integrado Nacional, que distribui a energia até o consumidor.

O leilão foi realizado na BM&F, no Rio de Janeiro, o ganhador foi um consórcio brasileiro e espanhol e teve um deságio médio de 16,15%. Ao todo serão 2044 quilômetros de linhas de alta tensão, um investimento de mais de R$ 1 bilhão.

"Foi muito mais que um leilão de linhas de transmissão, trata-se de um arranjo que permite a implantação de usinas que queimam bagaço de cana nos Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás e esses lotes leiloados permitirão o escoamento da energia gerada por essas usinas", disse Jerson Kelman, diretor-geral da Aneel.

As obras devem gerar nove mil empregos diretos. As linhas devem estar prontas e em operação em 18 meses após a assinatura dos contratos de concessão. O leilão foi vencido por que ofereceu a menor receita anual permitida, isto é, quem ofereceu os serviços pelo menor preço.

Após o fim do contrato, em 2025, as linhas de transmissão de interesse exclusivo das centrais de geração para conexão compartilhada (ICG) e as instalações de interesse exclusivo e de caráter individual das centrais de geração (IEG) passarão a ser de propriedade da Enersul e da Celg Distribuições (distribuidora de Goiás) sem nenhum custo.

Nos siga no Google Notícias