ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Aneel mantêm para amanhã audiência sofre tarifa em MS

Redação | 12/03/2008 14:45

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) disse não à recomendação do MPF (Ministério Público Federal) para que adiasse a realização da audiência pública marcada para amanhã, para discutir a proposta de revisão tarifária da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul). O percentual sugerido pela Aneel é de redução de 18,3% nas tarifas, já incluindo o desconto dos valores que a empresa têm de devolver aos consumidores, pela cobrança à mais referente à revisão de 2003. O MPF fez o pedido com base nos mesmos argumentos que já haviam sido usados pelo Concen (Conselho de Consumidores da Enersul), quando tentou na Justiça Federal  suspender a audiência desta quinta-feira, alegando que a agência sonegou informações acerca do processo.

Tanto o MPF quanto o Conselho de Consumidores afirmam que não tiveram acesso a documentos que são importantes para definir a revisão tarifária da Enersul. A recomposição é feita a cada cinco anos, conforme o contrato de privatização do sistema elétrico. Além dessa revisão, existem os reajustes anuais, que não são concedidos nos anos em que é feita a recomposição.

A revisão deste ano é a segunda da Enersul. A primeira, que teve um aumento final de 51%, foi polêmica e resultou em uma ação que corre até hoje na Justiça Federal, em que o MPF questiona o percentual, e na admissão pela Aneel, no ano passado, de que o índice foi concedido com base em informações erradas dadas pela empresa. Por conta disso, a Enersul teve que reduzir a tarifa em 4% e ainda terá de devolver aos consumidores o valores pagos a mais, que totalizam R$ 192 milhões. A forma de devolução será definida junto com o processo de revisão deste ano, que será definido até 8 de abril.

A Aneel informou por meio da assessoria de imprensa que não atendeu à recomendação do MPF pelo mesmo motivo alegado à Justiça, quando foi negado o pedido do Conselho de Consumidores. A agência diz que os dados requisitados estão disponíveis no site oficial, o www.aneel.gov.br.

Audiência

Nos siga no Google Notícias