ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Anvisa quer padronizar os rótulos de produtos de limpeza

Redação | 05/11/2010 15:59

Para evitar casos de intoxicação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer padronizar os rótulos de produtos de limpeza, como desinfetante, água sanitária, detergente e inseticida.

Esse tipo de produto, chamado de saneante, é a terceira causa de intoxicação no Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (Sinitox). Atualmente, cada categoria tem sua própria norma de rotulagem. Segundo a Anvisa, essa diversidade confunde o consumidor na hora de confirmar se o produto tem registro na Vigilância Sanitária local.

A Anvisa propõe que se padronize as informações que devem vir no rótulo e também a criação de um selo para confirmar o registro na agência. Pela proposta, o rótulo deverá apresentar dados do fabricante, da composição e a finalidade do produto. As frases devem ser impressas em letra legível, com 1 milímetro de altura entre as palavras e cor diferente da do fundo. Não será permitida escrita a mão.

As palavras em destaque deverão ser escritas em letras maiúsculas, negrito e com o dobro do tamanho do restante do texto. A proposta veda o uso de termos como não tóxico, seguro, inócuo, não prejudicial, melhor, excelente e incomparável.

Na embalagem, deverá constar informações sobre em que situações o produto não deve ser usado, o local onde deve ser guardado e os primeiros socorros em caso de intoxicação. A proposta proíbe a impressão dos dados em partes do produto que são eliminadas, por exemplo, tampas e lacres de segurança.

A proposta de resolução ficará em consulta pública até o início de janeiro de 2011. Os interessados devem enviar as sugestões para a sede da Anvisa ou para o endereço de correio eletrônico cp60.2010@anvisa.gov.br. Mais informações no site da agência.

Nos siga no Google Notícias