ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Economia

Ao abrir feira, Fiems diz que setor vive melhor cenário

Redação | 27/05/2008 20:12

O discurso foi de otimismo na abertura da feira Expo MS Industrial, que começou hoje e vai até o dia 31, no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande. Em seu discurso de abertura do evento, o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, destacou que o setor teve crescimento nos últimos anos e classificou o atual momento como o melhor cenário econômico vivido pelo Estado desde sua criação, em 1977.

Para embasar a afirmação, Longen citou um dado relativo ao PIB (Produto Interno Bruto), a soma das riquezas produzidas no Estado. De acordo com ele, em três anos, de 2002 a 2003, dobrou o número de municípios sul-mato-grossenses onde o PIB da indústria já é o maior entre os setores, desbancando a agricultura e a pecuária. Antes eram 8 e agora são 16.

Longen citou também o número de indústrias existentes hoje no Estado, 8.311, e o contigente de pessoas empregadas nelas formalmente: 77.373 mil.

A feira faz parte de um projeto maior lançado pela Fiems em 2007, o Indústria Ativa, que contém 71 subprojetos, com investimentos previstos de R$ 23 milhões.

Presente ao evento de abertura da Expo MS Industrial, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, elogiou  a iniciativa da Fiems, dizendo que ela segue na trilha de diversificar a base econômica estadual, para que ela não dependa apenas do que chamou de trinômio gado-soja-comércio.

O prefeito também citou números para demonstrar a participação do município nas mudanças no setor industrial, que vão além do incentivo fiscal que vem sendo dado. Segundo ele, em 3 anos, os órgãos municipais qualificaram 33 mil profisssionais para a indústria.

O governador em exercício Jerson Martins (PMDB) também prestigiou o evento e lembrou que ele acontece em um momento em que o governador André Puccinelli está em missão internacional, que começou na Europa e termina no Japão, justamente para conquistar novos investimentos para Mato Grosso do Sul

A feira -  Expo MS Industrial tem 166 estandes montados apresentando a produção da indústria no Estado. Além da vitrine para o setor, ela terá também palestras, seminários e rodadas de negócio.

A entradana feira é franca. A expectativa é de 30 mil visitantes. Já estão inscritos mais de 12 mil pessoas para os eventos.

Nos siga no Google Notícias