ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Apesar de desempenho moderado, empresários estão otimistas com as exportações

Priscilla Peres | 24/10/2014 15:36
Produção industrial do Estado não apresentou crescimento no último mês. (Foto: Fiems)
Produção industrial do Estado não apresentou crescimento no último mês. (Foto: Fiems)

Pelo quarto mês consecutivo, a atividade industrial de Mato Grosso do Sul continua em ritmo moderado, segundo dados do Radar Industrial Fiems (Federação da Indústria de MS) de setembro. Apesar disso, os empresários do setor estão otimistas com relação as exportações.

“A exportação para os próximos seis meses foi a única variável avaliada positivamente pelos industriais sul-mato-grossenses”, destacou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

A expectativa para a quantidade exportada alcançou 54,5 pontos, indicando aumento de 6,6 pontos em relação ao levantamento anterior. “No entanto, as demais variáveis avaliadas apresentaram queda na comparação com o último mês, sendo de 47,4 pontos para a demanda pelos produtos industrializados, 43,6 para as compras de matéria-prima e 42,2 para o número de empregados”, citou.

Em setembro, o indicador relativo à produção industrial no Estado alcançou a marca de 46,1 pontos. "Resultados abaixo dos 50 pontos sinalizam que não houve crescimento da produção no comparativo com o mês imediatamente anterior", explica.

Contudo, houve uma pequena queda no desempenho da indústria estadual, uma vez que na passagem de agosto para setembro o indicador saiu de 47 para 46,1 pontos.

Confiança - O ICEI/MS (Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul) marcou 41,4 pontos em outubro, queda de 3,2 pontos em relação ao mês anterior. “O resultado permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos, principalmente, pelo pessimismo apresentado pelos industriais sul-mato-grossenses quanto às expectativas em relação ao desempenho da economia estadual que, na mesma comparação, apresentou queda de 9 pontos”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

Nos siga no Google Notícias