ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Apesar de estudo para manter ferrovia, Rumo ALL continua com demissões

Caroline Maldonado e Priscilla Peres | 24/07/2015 12:35
Com trens parados, funcionários de operação não têm mais ocupação e acreditam em mais demissões (Foto: Priscilla Peres)
Com trens parados, funcionários de operação não têm mais ocupação e acreditam em mais demissões (Foto: Priscilla Peres)

Um mês após reunião entre governo do Estado e direção da Rumo ALL, que definiu um estudo de viabilidade econômica para manter a ferrovia em Mato Grosso do Sul, a empresa demitiu mais funcionários em Campo Grande. Para os que continuam empregados na sede, o clima é de instabilidade, já que dos mais de 100 colaboradores, restam apenas 30 pessoas nos setores de operação e administrativo.

Ontem foi demitido um técnico de estação e hoje foi a vez de outro, que ocupava o mesmo cargo. O último funcionário que tem a mesma função está de férias e agora o monitoramento do único trem que passa por Campo Grande fica a cargo do CCO (Centro de Controle de Operação), em Curitiba (PR).

“O técnico é responsável pela passagem do trem, mas isso não impediu o desligamento. Infelizmente, a empresa não quis saber se tinha pai de família trabalhando e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) está sendo muito omissa, porque é responsabilidade dela fazer a fiscalização”, disse um dos colaboradores que prefere não se identificar.

Diante das demissões, o Sindicato de Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru e Mato Grosso do Sul, voltou a cobrar a falta de posicionamento das autoridades estaduais. “A gente esperava uma postura um pouco mais firme sobre o contrato de concessão. Não tem nada funcionando. O contrato prevê a manutenção e a devolução nos termos em que foi encontrado, mas ninguém aborda dessa forma”, disse o membro do sindicato, Willian Monteiro.

Estação em Campo Grande tem cada vez menos funcionários e parece abandonada (Foto: Marcelo Calazans)
Estação em Campo Grande tem cada vez menos funcionários e parece abandonada (Foto: Marcelo Calazans)

Em Campo Grande, não circulam mais trens com minério e combustível, segundo os trabalhadores. “Só circula minério de Corumbá para o Porto de Ladário, que de lá segue por balsa para Argentina. Em Três Lagoas, tem o transporte de celulose para São Paulo, mas nenhum desses trens passa na Capital, apenas um de Bauru para Bolívia, a cada 15 dias, com material siderúrgico”, relatou. Conforme ex-funcionários, antes da onda de demissões havia 2 técnicos de estação por turno. Assim, nos três turnos, atuavam pelo menos 6 funcionários.

Estudo - No dia 22 de junho, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), acompanhado de deputados estaduais, federais e senadores, se reuniu com o presidente da Rumo ALL, Julio Fontana. Eles estabeleceram o dia 24 de agosto, como limite para a apresentação de um projeto que ateste a viabilidade econômica da ferrovia, com detalhamento dos investimentos que seriam necessários para mantê-la.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria da Rumo ALL e a empresa informou que houve duas demissões nesta semana, mas o procedimento é normal, como pode ocorrer em qualquer empresa e não está relacionado a reestruturação ou ao estudo realizado junto ao governo.

Nos siga no Google Notícias