ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Apesar de polêmica, secretário diz que arrecadação de IPTU cresceu 9%

Kleber Clajus | 14/02/2014 10:49

Mesmo com a polêmica em torno do reajuste abusivo, acima da inflação, do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Campo Grande, o secretário Municipal de Receita, Disney de Souza, informou que a receita total do tributo teve aumento de 9% na arrecadação, em relação aos dois anos anteriores.

“Estamos terminando os números finais, mas podemos adiantar que houve aumento de 9% em relação à receita total dos dois últimos anos, com implemento do pagamento à vista que superou o valor parcelado”, comenta Disney.

O secretário analisa que o impacto, considerado positivo, foi resultante da quitação do tributo à vista por 80% dos contribuintes, nestes dois primeiros meses do ano, com apenas 20% optando pelo parcelamento.

Sobre as polêmicas em torno do reajuste do IPTU, Disney ressalta que a população correspondeu às expectativas e que o “resultado final não representa” aspecto de crise.

Questionado – Desde que o tributo teve reajuste decretado pelo prefeito Alcides Bernal (PP) é alvo de questionamentos na Câmara Municipal e na Justiça. Isso porque alguns contribuintes observaram o valor a ser pago subir até 400%. O Executivo justificou o fato por entender que nos imóveis houve “obras de ampliação e melhorias, como pavimentação”.

Na Câmara os vereadores questionaram o fato de não ter sido encaminhado projeto de lei para abrir diálogo sobre o reajuste, considerado abusivo. O vereador Otávio Trad (PT do B) chegou a disponibilizar um modelo de recurso para os contribuintes.

Já na Justiça, seis contribuintes do Bairro São Francisco conseguiram neste mês a suspensão e recálculo do tributo pela Prefeitura. A decisão favorável foi concedida pelo juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos, Nélio Stabile.

A Defensoria Pública e o PRP (Partido Republicano Progressista) também recorreram à via judicial para questionar o aumento do IPTU. Sem sucesso na empreitada, a Defensoria, inclusive, se propôs a entrar com ações individuais para cobrar a Prefeitura de Campo Grande.

“Basta levar os carnês de 2013 e 2014 até a Defensoria. Se o aumento for acima de 6%, entramos com a ação individual de cobrança”, afirmou o defensor Amarildo Cabral.

Nos siga no Google Notícias