ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Após ação do MPE, governo muda lei sobre multa do ICMS

Redação | 28/08/2008 07:50

Após ação de improbidade administrativa movida pelo MPE (Ministério Público Estadual) contra um servidor do fisco estadual, o governo de Mato Grosso do Sul encaminhou à Assembléia Legislativa alterando a Lei que trata das punições a inadimplentes com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A ação foi movida porque os fiscais de fazenda, seguindo orientação do próprio Fisco, não estavam aplicando a multa punitiva de imediato à constatação do débito. Isso porque o governo entende que a aplicação compulsória da multa punitiva pode ser um inibidor para que o contribuinte salde sua dívida.

Esta multa é alta, varia entre 150% e 200% do valor do débito. Antes de aplicá-la o fisco vinha primeiro advertindo o contribuinte cujo débito não estava sequer apurado e aplicando a multa de mora e juros. Segundo o governo, a aplicação imediata da multa punitiva acaba gerando maior inadimplência.

Porém, essa possibilidade não estava expressa em Lei e por isso o Executivo mandou à Assembléia Legislativa um projeto alterando as leis que tratam dos tributos de competência do Estado. O projeto já deu entrada na Casa e foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado).

Nos siga no Google Notícias