ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Após falhas, emissão de guia para empregador doméstico não deve ser prorrogada

Mariana Rodrigues e Liana Feitosa | 03/11/2015 18:31

Ontem (2), a emissão da Guia Única do Simples Doméstico, disponível no portal eSocial apresentou problemas para quem tentava realizar o cadastro no Simples Doméstico. Nesta terça-feira (3) o acesso permaneceu instável, mas não há previsão de prorrogação para o pagamento.

O portal apresentou falhas tanto no domingo (1º) quanto na segunda-feira. A Receita Federal reconheceu que houve uma instabilidade temporária na emissão da guia e após o Serpo (Serviço Federal de Processamento de Dados), atuar para corrigir o problema o portal teria voltado ao normal por volta das 18h de Brasília.

Porém, segundo informações da auditora fiscal Adalgisa Fugita, delegada-adjunta da Receita Federal, o acesso esteve instável novamente durante a manhã de hoje e permaneceu durante o período da tarde. O prazo para pagamento da guia encerra no próximo dia 6.

"Não há previsão de prorrogação. Não recebemos nenhuma instrução de prorrogação, ou seja, permanece dia 6", afirma. A guia de contribuição sempre terá o vencimento no sétimo dia de cada mês ou no dia útil anterior. Em novembro, a data de pagamento será até a próxima sexta-feira.

Conforme a Receita Federal, para o cadastramento em atraso não há penalidade, no entanto, se o recolhimento for efetuado após o prazo (6 de novembro), estará sujeito à incidência de multa moratória calculada à razão de 0,33% ao dia de atraso, limitada a 20%.

Até o momento já foram emitidas mais de 1.060 inscritos em todo o Brasil, conforme informou Adalgisa. "Não foi disponibilizado informações por Estado, apenas dados nacionais", comenta.

Nos siga no Google Notícias