ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Após problemas com a Justiça, Telexfree pede recuperação judicial

Vinícius Squinelo | 20/09/2013 19:33

A Telexfree entrou com pedido de recuperação judicial na última quinta-feira (19), informou a empresa por meio de sua página numa rede social. O objetivo, segundo o comunicado oficial, é proteger a empresa e os divulgadores, como são chamados os seus cerca de 1 milhão de associados.

Caso seja deferida pelo juiz, entretanto, a medida suspende por 180 dias todas as cobranças de que a empresa é alvo.

Além disso, numa recuperação judicial os credores – inclusive os divulgadores – provavelmente teriam de aceitar descontos nas dívidas, e um prolongamento do prazo de pagamento, lembra a advogada Ana Luisa Porto Borges, do Peixoto e Cury Advogados Associados.

"Sendo aprovada [ a recuperação judicial ], todo divulgador, o que ele tem tem no saldo, no seu backoffice [ como é chamada a conta de cada associado na empresa ], o divulgador vai receber, tá ok? De acordo com o plano apresentado na Justiça", afirmou Costa, em vídeo divulgado nesta sexta-feira (20) na página da empresa em uma rede social.

Segundo Costa, a empresa apresentará o plano de recuperação antes do prazo máximo de 60 dias a que tem direito.

"Iremos abreviar no que for possível para a empresa todos os prazos da recuperação judicial."

Acusada de ser uma pirâmide financeira, a Telexfree está com as atividades e as contas bloqueadas desde o dia 18 de junho , a pedido do Ministério Público do Acre (MP-AC). Segundo Costa, esse foi um dos motivos para que a empresa pedisse recuperação judicial.

Os representantes da Telexfree sempre negaram irregularidades, e afirmam que a empresa pratica marketing multinível, um modelo de varejo legal em que revendedores autônomos ganham bônus por atrair mais revendedores para a rede. O produto comercializado é um pacote de minutos de telefonia por internet (VoIP, na sigla em inglês) que é considerado clandestino pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) .

Nos siga no Google Notícias