ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Após reunião, Concen vai recomendar revisitação na base de cálculo dos reajustes

Vanda Escalante | 19/02/2015 18:52
Reunião do Concen definiu recomendações à Aneel (Foto: Alcides Neto)
Reunião do Concen definiu recomendações à Aneel (Foto: Alcides Neto)

Em reunião na tarde desta quinta-feira (19), o Concen (Conselho de Consumidores da Enersul) e representantes da concessionária de energia elétrica discutiram os parâmetros que compões o atual cenário do setor e delinearam as contribuições que serão enviadas à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) com relação às definições dos reajustes anunciados para março. O prazo para o envio de contribuições termina às 23h de hoje.

De acordo com a presidente do Conselho, Rosimeire Cecília da Costa, a principal recomendação é para que seja feita uma “revisitação” na base de cálculo desses reajustes. “Observamos que o estudo que serve de base a esses cálculos foi realizado em 2001, quando o país e a própria região viviam uma realidade muito diferente com relação ao consumo e à produção de energia. Nossa recomendação é que isso seja revisto para que possamos ter um rateio mais equânime entre as regiões e, quem sabe, até mesmo um impacto negativo no próximo reajuste”, explica.

A observação de Rosimeire refere-se à diferença de percentual aplicado na contribuições para a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) um fundo que garante as tarifas subsidiadas à população de baixa renda, como o Programa Luz para Todos. Para o Centro-Sul (regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste) foi estipulado este ano um reajuste de 19,97%, enquanto para a Região Norte o percentual é de 3,5%.

Outro ponto que observado pelo Consen é a retirada da contribuição do Tesouro Nacional da composição da CDE. O Tesouro ajudava esse fundo com repasses que chegaram, no ano passado, a R$ 9 bilhões. Mas o governo decidiu que, neste ano, não fará mais a contribuição.

Entretanto, a CDE é apenas um dos fatores que compõem o reajuste da energia. A necessidade de recompor o fundo de subsídios, junto com a crise hídrica e energética, motivou a chamada RTE (Revisão Tarifária Extraordinária), e a conta do consumidor deve subir mais que os 19,97% já anunciados. A previsão da Aneel é fixar o percentual de reajuste para valer a partir do dia 1 de março.

Nos siga no Google Notícias