ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Arrecadação de impostos pela União aumenta em 18,85%

Redação | 23/02/2010 13:11

O governo federal arrecadou R$ 73,027 bilhões em impostos e contribuições no mês de janeiro, com aumento nominal (sem descontar a inflação) de 18,85% em relação a igual mês do ano passado, mas ficou 1,14% menor que a arrecadação do mês anterior, que somou R$ 73,869 bilhões.

Os números foram divulgados há pouco pela Receita Federal do Brasil (RFB) e mostram que houve crescimento real de 13,64% quando se desconta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses.

O relatório analítico da RFB destaca que a arrecadação dos meses de dezembro e janeiro é influenciada por fatores sazonais distintos. Entre eles, o pagamento, em janeiro, da primeira cota ou cota única do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

Também contribuem para isso o recolhimento da contribuição previdenciária referente ao décimo-terceiro salário, em dezembro, o pagamento trimestral de royalties relativos à extração de petróleo, em janeiro, e a arrecadação de imposto sobre aplicações financeiras em fundos de investimento cuja apuração é semestral e o recolhimento ocorre nos meses de junho e dezembro.

Nos siga no Google Notícias