ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Até sexta, semana da Conciliação quer recuperar R$ 522 milhões em dívidas

Liana Feitosa | 29/06/2015 11:05
O atendimento acontece das 8h às 18h, na ACICG, que fica na Rua 15 de novembro, 390, Centro, durante todo o ano. (Foto: Marcos Ermínio)
O atendimento acontece das 8h às 18h, na ACICG, que fica na Rua 15 de novembro, 390, Centro, durante todo o ano. (Foto: Marcos Ermínio)

Para resolver pendências das mais variadas áreas, começou nesta segunda-feira (29) a 5ª Semana da Conciliação. Foram enviadas 4.400 cartas a clientes que enfrentam problemas com empresas, sejam dívidas ou outros conflitos. Por isso, a expectativa é que as conciliações devolvam aos caixas dos credores cerca de R$ 522 milhões.

Segundo Roberto Oshiro, presidente da CBMAE (Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem), 98% dos casos deste ano são relativos a pendências financeiras. Ele explica que o serviço de conciliação está disponível à população, mas que, nesta semana, é feito um mutirão para reunir, de uma só vez, maior quantidade de soluções.

"Todos os anos, nesse período, temos um crescimento de 50% no número de acordos firmados. Calculamos que, devido ao atual quadro econômico do país, as negociações deste ano ainda terão aumento, mas ficarão em torno de 20% a 30% acima do que ocorreu no ano passado", explica Oshiro.

Como participar - Qualquer pessoa pode recorrer à conciliação. Em casos de pendências financeiras, o interessado precisa ir à secretaria da CBMAE/ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) com cópias do RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação em mãos.

Além disso, é preciso levar comprovante de residência e extrato da negativação do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), ou ainda qualquer outro documento que comprove o vínculo com a empresa, como contrato, faturas, ou boleto.

Isso pode acontecer durante essa semana ou em qualquer época do ano. A Câmara vai convidar o estabelecimento credor para uma audiência. Nessa audiência, o conciliador vai buscar estabelecer um acordo entre os envolvidos. Para outros casos de conflito, que não são de pendências financeiras, mais informações podem ser obtidas por telefone 3312-5063, ou na CBMAE.

O militar Edimar Silva foi até o local para resolver pendência com a Energisa. (Foto: Marcos Ermínio)
O militar Edimar Silva foi até o local para resolver pendência com a Energisa. (Foto: Marcos Ermínio)

Onde acontece - O atendimento acontece das 8h às 18h, na ACICG, que fica na Rua 15 de novembro, 390, Centro, inclusive durante a Semana da Conciliação.

O militar Edimar Silva, de 36 anos, foi até o local para saber mais sobre a carta que recebeu da Energisa, a concessionária de energia elétrica. A correspondência dizia que ele tinha um débito com a empresa, mas, na conciliação, informações foram levantadas e logo foi provado que, na verdade, a cobrança tinha sido feita indevidamente.

"Atender a conciliação é sempre o melhor caminho. Aqui tem agilidade, em cinco ou 10 minutos meu problema foi resolvido", exemplifica.

Além das vantagens para o consumidor, a conciliação é vista como grande oportunidade para as empresas, como as que usam a iniciativa este ano: Energisa, Anita Shoes, Reci fotos, Sandra Joias, Zou Bisou e Colégio CDA.

A iniciativa é da CBMAE da ACICG, em parceria com o Pace (Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual).

Empresa - Maria Antônia Fidelis, gestora de crédito e cobrança da Anita Shoes, explica que, desde o final de 2014, a empresa percebeu que aumentou o número de inadimplentes. "Então recorremos a todas as ferramentas para resolver essas pendências. Oferecemos isenção de juros, reparcelamento de compras e até mesmo a opção de pagamentos com cartão de crédito", detalha.

"Queremos tentar resolver sem perder o cliente, pra que ele quite sua compra e volte a adquirir nossos produtos", completa.

A CBMAE pede que os interessados em resolver pendências efetuem doação de uma lata ou pacote de leite em pó ao procurarem os serviços de conciliação. O item será doado a uma instituição filantrópica.

Nos siga no Google Notícias