ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Atividade da construção civil cai pelo sétimo mês seguido, diz CNI

Da Agência Brasil | 18/12/2012 11:47

A atividade da construção civil caiu pelo sétimo mês consecutivo, em novembro, informou hoje (18) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O número de empregados no setor também recuou em novembro, indica pesquisa da confederação.

De acordo com o documento Sondagem da Indústria da Construção, o nível efetivo da atividade da construção registrou 46,3 pontos no mês passado ante os 47,3 pontos do mês anterior. A escala usada na pesquisa da CNI varia de 0 a 100. Índices acima de 50 indicam atividade acima do usual.

O baixo nível de atividade efetiva foi comum, no mês passado, a todos os portes de empresas, atingindo tanto as pequenas (44,8 pontos) quanto as médias (47,8) e as grandes (45,9 pontos).

O indicador que mede o nível de atividade do setor ficou em 49,1 pontos em novembro ante 50,1 pontos, em outubro, o que significa desaceleração. O número de empregados caiu em novembro para 47,6 pontos. Em outubro, chegou a 49,6 pontos.

A Utilização da Capacidade de Operação (UCO), que, segundo a CNI, reflete o uso dos equipamentos e da mão de obra, ficou em 71% em novembro, praticamente no mesmo patamar de outubro, quando registrava 70%.

Na avaliação da CNI, o comportamento na construção civil “reflete” o desaquecimento da economia como um todo. Apesar do recuo na atividade, os empresários da construção se mantêm otimistas com relação à expectativa para os próximos seis meses.

A sondagem, feita em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), foi realizada entre 3 e 13 de dezembro com 455 empresas, das quais 146 de pequeno porte, 198 médias e 111 grandes.

Nos siga no Google Notícias